Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 7 de julho de 2015

Isto de ter um blogue literário...

Perguntam-me com alguma frequência o que me levou a criar um blogue e, naturalmente, a minha resposta não varia muito. Refiro como senti necessidade de encontrar mais pessoas que partilhem o gosto pela leitura, como quis criar um género de "base de dados" dos livros que vou lendo e como a existência de outros blogues literários me ajudou a alargar horizontes e a descobrir novos autores. E ao fim de dois anos e meio sinto que as minhas expectativas não foram defraudadas e em alguns aspectos até foram superadas.


Mas isto de se ter um blogue literário não é apenas um hobbie ou um prazer: vem com uma certa dose de responsabilidade. Em primeiro lugar porque começamos a ter um certo público que, uns mais do que outros, comentam e partilham as suas opiniões connosco. Torna-se importante tentar responder aos comentários dos leitores que dispensam um bocadinho do seu tempo para vir ler as nossas publicações, especialmente os que aparecem pela primeira vez. Acima de tudo queremos que cá voltem, que digam de sua justiça, que se sintam à vontade para concordar e discordar daquilo que dizemos e, parecendo que não, uma simples resposta aos seus comentários pode fazer toda a diferença. Não odeiam quando até gostam de um blogue (ou canal), comentam os seus conteúdos porque acham que têm qualidade e são divertidos e nunca recebem uma resposta em troca? Eu não gosto nada!

Depois surgem as parcerias, tanto com editoras ou autores. Podemos fazer o papel de leitor beta, como ter oportunidade de receber livros que ainda não estão à venda nas lojas, ou simplesmente receber algumas novidades gratuitamente. Tudo isto, em troca de uma opinião sincera. Acho que algumas pessoas se esquecem que não recebem livros grátis em casa só porque têm um blogue. É preciso lê-los e formular a sua opinião acerca dos mesmos, de modo a que as editoras consigam fazer uma maior divulgação. Há alguns meses chamaram-me a atenção para uma review a um livro que eu li e nem queria acreditar na forma como a blogger o classificava. Por muito que as opiniões contrastem, é difícil que um livro macabro seja classificado como divertido (e isto descrito e repetido ao longo de meia dúzia de linhas). É preciso ter um humor muito negro e, se calhar, até era mesmo o caso mas fiquei com a sensação que a rapariga nem leu o livro...

Isto das opiniões sinceras também tem as suas nuances. Eu tenho sempre algum receio de não gostar dos livros que peço para parcerias, porque afinal estão a fazer-me uma oferta a troco de divulgação. Se eu disser mal de um livro, não vou afastar potenciais compradores? Quando isto acontece tento ao máximo focar os aspectos negativos e os positivos, de forma construtiva. Especialmente se o autor for português e estiver a dar os primeiros passos neste mundo. Não há necessidade de desmoralizar as pessoas, como por vezes acontece, e se a crítica for bem construída também estamos a ajudar o autor a melhorar o seu trabalho. 

E vocês devem estar a perguntar desse lado, a que propósito vem esta conversa toda, não é? Na verdade nem sei bem, deu-me para aqui... Recordo-me que quando comecei a escrever no Delícias, ainda com meia dúzia de seguidores e a ler apenas o que tinha na estante, partilharam comigo o link para um blogue que tinha acabado de escrever uma crítica muito polémica. Não me lembro do blogue, mas recordo-me que é daqueles que têm para lá de muitos seguidores e parcerias com aquelas editoras que todos queremos, mas só os mais afortunados conseguem. No post em questão, a rapariga criticava um livro recentemente publicado por uma autora portuguesa (também não me lembro qual, para ser sincera), cedido pela mesma para opinião no dito blogue. Só que a blogger não se limitou a não gostar do livro e a dar uma crítica negativa. Ela gozou e insultou como bem lhe apeteceu tanto o trabalho, como a própria autora. Algumas pessoas acham que são boas a fazer críticas porque não têm medo de dizer o que pensam. Mas na altura achei que a rapariga só estava a ser extremamente rude. Certamente que encontrava forma de dizer civilizadamente o que não gostou na leitura, sem insultos e palavrões, se assim lhe apetecesse. Não lhe deve ter apetecido... Ainda hoje penso nisto, cada vez que tenho que fazer uma crítica negativa. Se calhar serviu-me de lição... E por vezes dou por mim a pensar que o elevado número de seguidores nestes blogues não se deve apenas à qualidade dos seus conteúdos, mas à polémica de "lavar a roupa suja" que os portugueses tanto gostam. E isto é triste, só.

Ao fim de dois anos e meio a escrever no Delícias, apercebo-me que nós, bloggers, somos "formadores de opinião", quer queiramos ou não. Raramente compro livros sem procurar reviews em blogues e a verdade é que uma crítica bem elaborada pode fazer toda a diferença entre comprar o livro sem pensar duas vezes ou desistir completamente de o ler. Quando uma crítica é "bem elaborada", explicando bem o que gostámos ou não na leitura e porquê, penso que não estamos a denegrir a imagem do livro ou mesmo o trabalho do autor. O que para mim pode ser um ponto negativo, para outra pessoa pode ser algo que a leve a querer ler a história. Penso que enquanto "formadores de opinião" também temos que ter algum cuidado com o que dizemos, ou melhor ainda, com a forma como o dizemos.

Tenho pensado muito neste assunto, ultimamente, ainda que sem um motivo em particular. Gostava de saber o que têm a dizer sobre isto! Digam-me tudo nos comentários :)

13 comentários:

  1. Muito resumidamente... aquela menina que achou livro divertido... definitivamente não o pode ter lido LOOOL o que me ri quando li isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não tem mais publicações no blogue desde então...

      Eliminar
    2. Ora vês... foi tão divertido que acha por bem nunca mais ler nada!!! hihhii

      Eliminar
    3. LOL não imaginas o que me ri ao ler o teu comentário! Que mázinha :P

      Mas aposto que foi mais por não ter muitos seguidores e falar para o boneco, no inicio, pode ser um bocadinho desmotivante. Não é por acaso que um blogue dá trabalho e é preciso determinação

      Eliminar
  2. Agora fiquei curiosa pelo tal livro macabro que também é divertido, deve ser realmente único!

    De resto concordo em tudo contigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mafi,

      O sentido de humor da moça é que devia ser único!
      O livro em questão era o "Jonas Vai Morrer", editado pela Chiado. Eu li e gostei, a Neuza (do Mil Folhas) leu mas não adorou, mas concordamos que o livro não tinha nada de divertido eheh

      Eliminar
  3. Olá Sofia!
    Excelente post, sem dúvida!
    Tento sempre demorar o menos tempo possível a responder aos comentários pois se as pessoas estão a comentar, também merecem a nossa resposta. Tal como também tenho feito um "esforço" para comentar outros blogues (sim, porque era muito preguiçosa e raramente comentava =P)
    Quanto às opiniões, e mesmo sendo livros de parcerias, vou sempre sincera. E mesmo que não tenha gostado, faço um esforço para explicar o porquê de não gostar e o que para mim não funcionou. Mas claro, de forma educada e nada de insultos (nem sabia dessa situação da blogger a insultar :O Credo!
    Mas, algo que noto já há alguns anos, é que há bloggers que "adoram" todos os livros que recebem de parcerias. São sempre "excelentes leituras". É de desconfiar, certo? E até cheguei a ver umas, que no blogue tinha sido uma excelente leitura, e depois no goodreads tinha classificado com 2 estrelas. Uau! que sinceridade!
    E haveria tanto para comentar sobre parcerias... por exemplo, algumas só se preocuparem com o número de seguidores e não tanto com a qualidade da escrita. Não que eu julgue que escrevo bem, nada disso, mas às vezes vê-se cada coisa escrita, com erros, ou como se fosse em português do Brasil, e depois reparas, e têm parcerias com algumas editoras com mais dimensão. Enfim... mas já me estou a alongar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Eu também sou um bocado preguiçosa para comentar os blogues (e até para carregar no "like" no youtube) Mas tento sempre responder aos comentários dos leitores o mais rápido possível.
      Também não podemos gostar de tudo, não é? E tal como disse no post, o que não funciona para mim, pode funcionar para ti. Insultos é que não levam a lado nenhum! E não há necessidade nenhuma, não é? Sabes, por detrás do teclado as pessoas são capazes de dizer de tudo... Gostava de saber se na cara também são tão corajosas...
      Nunca reparei nessa das classificações do Goodreads, mas é preciso lata! gostam tanto e no fim é assim? Sim, é mesmo para desconfiar. Há uns dias falei com a Carla, da Bizâncio, e ela também me dizia que mesmo quando não gostamos o melhor é ser sincero, até porque desta forma as editoras também percebem em que autores devem continuar a apostar. Lá está, as parcerias não existem só para receber livros em casa!
      Essa das parcerias e dos erro e tal também é um bom assunto. Também dou erros (ainda há dias uma leitora me chamou a atenção para uma calinada no post do livro do Yasmina) mas chego a ver post cuja "opinião" é contar a história toda ou escrever a sinopse por outras palavras... Eu perco logo o interesse, no livro e no blogue. Irrita quando nos esforçamos por dar alguma qualidade aos nossos blogues e quando tentamos parceria com certas editoras, somos recusados por eles já terem imensas parcerias, muitas delas com pessoas assim. Ah!! Então e os que todos os meses recebem uns 10 livros (porque têm bue parcerias), fazem o post a mostrar tudo e a agradecer às editoras (tipo, globos de ouro) mas depois nunca chegas a ver posts com as respectivas opiniões?? Pois é! Isto tem muito que se lhe diga :) Mas também já me vou a alongar, para variar!

      beijinhos

      Eliminar
    2. Entretanto deixei de ler as opiniões e julgo que a pessoa em questão também deixou de classificar os livros no goodreads... mas realmente era algo que dava nas vistas.
      E sim, não conseguimos gostar de tudo o que lemos, e ainda mais difícil é "adorar" todos... enfim.
      Claro, o importante é sermos honestos, sem ofender ninguém, nas opiniões e é isso mesmo, eu posso ter gostado, mas tu não... todos nós somos diferentes e temos gostos diferentes.
      Somos recusados ou nem sequer recebemos respostas... e depois vês uns que têm parcerias e vais ler a opinião e pouco diz. Sei que no início as minhas opiniões também eram pouco mais do que resumos, mas com o tempo, vamos fazendo as coisas de outra forma.
      Oh sim, esses posts com montes de livros recebidos e sim, depois opiniões nada.
      Tanto que havia para falar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Olha que essa de não receber resposta também é bem gira! Há uma editora a quem enviei um e-mail a propor parceria em Novembro e responderam-me há coisa de dois meses, a informar que não estavam de momento a fazer parcerias (porque é das tais que têm imeeeeensas parcerias com blogues). Por um lado, ok, acabaram por me responder o que só por si já é muito bom. Mas já viste o tempo que demorou?

      Em Portugal devia haver um sistema de parceria semelhante ao do brasil. Penso que lá as parcerias duram um ano, e ao fim desse tempo podem ou não ser renovadas, Durante esse período era uma questão das editoras avaliarem a qualidade do nosso trabalho (o que é fácil, tendo em conta que enviamos sempre os links...) e caso não lhes agradasse, davam oportunidade e outros blogues!

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sofia,
    Concordo contigo. Acho que podemos transmitir a nossa opinião, dizendo do que não gostámos e porquê, sem cair no mau gosto. Há algumas pessoas que escrevem opiniões corrosivas com alguma piada, e já me ri bastante com algumas, mas há outras que pura e simplesmente têm como objetivo dizer mal por dizer mal.
    Em relação à sinceridade, para mim essa é essencial, por uma questão de sermos honestos para com os nossos leitores e connosco próprios. Sei por experiência própria que às vezes pode surgir alguma retração em criticar livros dados por editoras, mas a ideia é ser sempre o mais honesto possível.
    Quanto aos comentários, faço o mea culpa. Acabo sempre por responder, mas às vezes demoro um bocado. Acontece não poder responder de imediato e depois acabo por me esquecer (cabeça de vento!).

    Boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Célia,

      É verdade que algumas pessoas conseguem transformar uma opinião menos boa em algo mais cómico, mas sem insultar ou magoar ninguém.
      Exactamente! Até por uma questão de sinceridade para connosco e por respeito aos leitores. A verdade é que se e não gostar de um livro, dificilmente vou encontrar palavras bonitas para dizer bem dele...

      Quanto aos comentários, por aqui é o mesmo. Ainda para mais agora que estou numa fase em que mal me consigo dedicar ao blogue. Por vezes chego cá e tenho imensos comentários por responder.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  5. Olá, Spi!
    Primeiro tenho que te "parabenizar" publicamente, porque estás a fazer um bom trabalho desde há dois anos ;D
    Em segundo lugar, concordo com o que escreveste. Até seria estranho já não procurar por opiniões em blogues antes de adquirir um livro, e é muito bom ler posts escritos com rigor e sinceridade, como os que publicas (hoje é o Dia do Elogio à Spi, já reparaste ;D)
    Lembro-me dessa polémica. Pobre rapariga, foi bem humilhada, infelizmente. Lembro-me agora de outro assunto polémico, sobre o aumento dos blogs literários - e como parecia que só alguns "iluminados" é que os podiam ter. Até fizeste um post sobre o assunto. Snobs...

    beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)