Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mesmo Antes da Felicidade

Mesmo Antes da Felicidade chegou cá a casa no inicio de Julho, de forma bastante inesperada. Coincidiu com um dia em que recebi algumas encomendas de livros em segunda mão e quando olhei para o envelope e vi o selo da Guerra&Paz achei estranho. Não me lembrava de ter pedido nenhum livro à editora... Só mais tarde reparei no barco de papel (que serviu de marcador) e no bilhete da Vânia (obrigado Vânia!). Nunca tinha recebido uma prenda assim, por parte de uma editora, e fiquei um pouco sem jeito por se terem lembrado de mim entre tantos outros bloggers. 

Comecei a leitura poucos dias depois e a verdade é que estava mesmo a precisar de uma leitura leve e com o certo sabor a verão, que me ajudasse a sair da minha ressaca. Mas, o que começou por ser uma leitura leve e que fazia lembrar os romances da Anita Shreve que lia quando era mais nova, acabou por tomar um caminho que eu não esperava.

A protagonista, Julie, tem 20 anos e trabalha como caixa num supermercado onde é constantemente assediada e humilhada pelo patrão, que se aproveita das dificuldades financeiras das suas funcionárias para... bem, para o que lhe apetecer! Só que Julie tem a seu cargo o pequeno Ludvic, de apenas 3 anos e, sendo mãe solteira e sem o apoio da família, suporta a todo o custo as mazelas deste emprego. Entretanto surge Paul em cena, um homem mais velho e recentemente divorciado, que fica sensibilizado com a situação de Julie e se dispõe a ajudá-la. Pouco tempo depois dos seus caminhos se cruzarem, Paul convida Julie e o pequeno Lulu para passar férias na sua casa de praia e, apesar das suas teimosias, a moça lá acaba por aceitar.

Até por esta altura, pensei que a história nos levasse a um possível envolvimento entre a Julie e o Paul, ou mesmo com o filho de Paul, Jérôme (que já tem uma idade mais apropriada). Os dias de férias são relatados em torno das aventuras do pequeno Lulu, que nunca tinha visto o mar nem brincado na areia, e na relação de amizade entre Julie e os dois personagens masculinos. Mas eu não estava nada à espera do desfecho destas férias, que traz um lado bem mais dramático à história. No regresso a casa, há um acidente de carro e o pequeno Lulu é o mais afectado pelo embate. Isto acontece mais ou menos a meio do livro e é claro que não vos conto mais nada!

Este livro é muito emotivo. Eu estive constantemente e colocar-me no papel de Julie, o papel de mãe de uma criança entre a vida e a morte e foi uma sensação que me arrepiava até aos ossos. Não sei se nesta situação teria o sangue frio e a força que Julie teve para lidar com o assunto. E não quero saber!

Calculo que este livro acabe por surgir como um relato, ainda que romantizado, da própria experiência da autora cujo o filho foi diagnosticado com leucemia e que acabou por falecer ainda muito novo. Segundo a introdução do livro, Agnès Ledig começou por escrever pequenos diários onde depositava as suas incertezas e os seus medos perante a situação do filho e o futuro incerto. Terá sido nessa altura que descobriu o amor pela escrita, que continuou a explorar mesmo depois da morte do filho. É triste, não é? Fiquei com imensa pena da autora quando li isto e fez-me um pouco de impressão perceber que os sentimentos descritos por Julie são verdadeiros momentos vividos pela autora. 

Ainda não decidi que classificação atribuir no Goodreads, mas ficará entre as 3 e as 4 estrelas. A minha indecisão prende-se apenas na escrita, que achei simples demais. Precisa de um pouco mais de trabalho. As frases iniciam-se frequentemente com o nome do personagem que será referido e quando isso acontece várias vezes no mesmo parágrafo, para o leitor torna-se repetitivo. "Julie, isto"; "Julie, aquilo". Fora isto, não tenho mais a apontar. Apesar do cariz mais dramático da história, a que é difícil ficar indiferente, foi uma boa leitura. 

Recomendo!


3 comentários:

  1. Pois também não gosto.... fica a faltar alguma coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta uma ligação mais natural entre as frases. Mas a história em si está muito boa :)

      Eliminar
  2. A leitura deve ter sido um pouco dura :C

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)