Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 5 de julho de 2015

Que Esperam os Macacos

Desde que li o meu primeiro livro de Yasmina Khadra (que, na verdade, até agora tinha sido o único) fiquei encantada com a sua escrita. Os Anjos Morrem das Nossas Feridas tinha tudo para ser um livro fantástico: uma história emocionante, personagens cativantes e bem construídas, a narrativa cuidada e aquele toque de drama (e até mesmo de violência) que o autor tão bem sabe transmitir nas suas palavras. Em suma, foi uma leitura viciante. 

Gostei tanto da experiência que não descansei enquanto não juntei uns quantos livros do autor na minha estante, que agora repousam ao lado de Murakami, Zafón e outros de maior destaque. Mas quando peguei neste livro, confesso que  não estava a gostar muito da leitura. Talvez pelas elevadas expectativas com que avancei? A verdade é que consigo enumerar umas quantas coisas que me desagradaram... Mas vamos por partes!


Que Esperam os Macacos leva-nos novamente à Argélia, onde a sociedade é feita de contrastes entre os muito ricos e os muito pobres, os influentes e os insignificantes, os corruptos e os justos... Uma jovem estudante é encontrada morta numa floresta perto de Argel, envolta num lençol de seda, tatuagens de henna, vestida de branco e sem um seio, brutalmente arrancado. Toda a cena se assemelha a algum tipo de ritual que acabou da pior forma. Quem conduz a investigação é Nora Bilal, uma das poucas mulheres com coragem e audácia para ocupar um lugar de chefia num país onde só os homens poderosos são vistos com bons olhos. 

Num primeiro contacto com este livro, que é relativamente pequeno e cuja letra é grande, julguei estar perante uma leitura rápida e fácil. Mas no momento da verdade, levei com um balde de água fria. Senti que os acontecimentos foram relatados muito rápido e sem grandes explicações, como se me estivessem a contar uma história à pressa. A construção dos personagens foi muito vaga e também ficou aquém das expectativas. E não sei até que ponto não andámos a perder tempo com personagens que, se não estivessem lá, também não faziam falta nenhuma... A Sónia, por exemplo. Prostituta, toxicodependente, protegida e amante de Nora (ah, esqueci-me de dizer que a Nora é lésbica) que aparece de vez em quando a fazer cenas deprimentes e cuja única função é trair a Nora no final por meia dúzia de trocos. Sim, isto é um spoiler, mas estava-se mesmo a ver que ia dar em alguma coisa do género...

O que salvou isto tudo, foi mesmo a fase final do livro. Apesar de tudo, adorei a forma como Nora se empenha na investigação e mantém a sua integridade para que ninguém fique acima da lei. Gostei do Sid, o eremita da história que me recordou alguns personagens de Murakami. As origens da rapariga assassinada também tornam a história interessante e o final do livro é genial. Foram todos estes detalhes que me deram ânimo para continuar a leitura, ainda que mais devagarinho. Mas quando cheguei ao capítulo 34, nem vos digo, nem vos conto!!! Já não consegui pousar mais o livro e até ao final leu-se num ápice. 

Atribuí-lhe 4 estrelas no Goodreads porque acabei por gostar bastante do livro, apesar de esperar muito mais de um trabalho de Khadra. Se estiverem a pensar ler o livro não desanimem com este meu comentário porque é apenas mais um entre tantos outros. Vale bem a pena conhecer o trabalho deste autor e quem ainda não conhece, talvez não seja má ideia começar por este livro e depois partir à descoberta de outros títulos. 

Resta-me agradecer à Editorial Bizâncio, pela oferta do exemplar e pela simpatia de sempre :)

Apesar do atraso, Que Esperam os Macacos conta para o desafio Viagens à Lareira de Junho.

7 comentários:

  1. Fica registado o conselho. :)
    Gosto da premissa e das informações que passaste. O que me faz ficar de pé atrás em relação ao autor é mesmo não conhecer nada dele, as sinopses não serem muito chamativas e as capas idem. Mas quero dar-lhe uma oportunidade, embora a fila de espera em termos de prioridades já seja grande :)
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, por acaso é uma boa ideia para ti, que até tens curiosidade com este autor. Começa por este livro e logo vês o que achas :)

      Já se sabe que as nossas listas de leituras prioritárias são sempre enoooooormes! Quando tiveres oportunidade, aproveita. Não te deixes enganar pelas capas e pelas sinopses. Em relação às capas, por acaso esta é a que mais gosto.

      beijinhos

      Eliminar
  2. Falam tão bem deste escritor que comprei 3 livros na feira do livro. Se gostar tanto como espero, comprarei este :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora que livros do autor compraste? Eu aproveitei a promoção que a Bizâncio fez na altura da feira (2=3) e comprei mais alguns dele. Os livros do Khadra são muito bons, mas não te admires se a seguir precisares de uma leitura mais leve :)

      Eliminar
  3. Olá, Sofia. Obrigada pela sua opinião. É sempre bom ter um ponto de partida para a leitura de bons livros.
    Deixo-lhe uma chamada de atenção para um erro grosseiro de português que, embora certamente fortuito, não fica bem num blogue sobre livros (na verdade, não fica bem em lado nenhum).
    Terceiro parágrafo, quarta linha "...envolta num lençol de ceda ..." . Não preciso de explicar mais nada, pois não??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria João.

      Obrigado pela chamada de atenção. Ainda por cima, é daqueles erros que o blogger não identifica porque "ceda" também existe (ceder). Ai ai...

      De resto fico contente por ter gostado da opinião. É um bom livro, de um excelente autor :)

      Eliminar
  4. E fica também este na "wishlist" ;D já sei que convém lê-lo sem esperar o mesmo detalhe de "Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" :p

    beijinho!

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)