Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Viagens à Lareira - Julho

Meus caros, permitam-me começar este post da seguinte forma: ESTOU DE RESSACA!

Não sei bem ao certo o motivo desta ressaca, mas recordo-me que no ano passado, por esta altura, estava exactamente na mesma. Será do calor? Sei que não é por culpa de algum livro em particular mas é um facto que ultimamente tenho procurado livros mais leves e, mesmo assim, passam-se dias sem ter vontade de lhes pegar. Isto não anda nada fácil! A juntar a tudo, tenho em mão o mais recente livro de Yasmina Khadra, cedido para opinião no blogue pela Editorial Bizâncio, que não está a correr muito bem. Não pela história, que tem aquele lado mais violento a que o autor já nos habituou; não pelo género literário, que tem uns toques de policial e isso agrada-me; mas pela forma como está escrito que não me está a cativar por aí além. Sinto que a história está a ser contada "a despachar", quando não se perdia nada se fosse contada detalhadamente, à semelhança de Os Anjos Morrem das Nossas Feridas. E isto está a tornar-se frustrante porque o livro até é relativamente pequeno e as letras são grandes. Previa-se uma leitura bem rápida mas que já se arrasta há um mês. 

Posto isto, o desafio Viagens à Lareira de Junho não está concluído, apesar de ter sido cuidadosa e não ter feito grandes planos. Recebi há dois dias uma pequena surpresa por parte da Guerra & Paz que não estava nada à espera e me deixou radiante! Não posso ainda falar muito sobre o assunto porque trata-se de um livro que só estará disponível para venda a partir de dia 15 de Julho. Alguns de vocês terão visto uma foto do livro que publiquei no Facebook, mas que entretanto já removi. Quem não viu, vai ter que esperar hehehe Posso, no entanto, dizer-vos que se trata de um romance e que já o comecei a ler, ainda que com um bocadinho de medo... Mas até agora está a correr bem. Está a revelar-se uma leitura de verão bem agradável e, assim, acabei por pausar o livro do Yasmina, esperando que quando terminar este consiga voltar a pegar-lhe com um novo fôlego. 

Apesar de tudo, não deixo de vir planear o desafio deste mês, cujo o tema seria "Ler Um Livro de Um Autor Português". Mais uma vez não vou traçar planos demasiado ambiciosos, mas espero conseguir terminar a leitura de Terra Fria, de Manuel Alves. 





Eu já comecei este livro em Novembro do ano passado e recordo-me que nessa altura acabei por fazer uma pausa para dar prioridade a uma parceria. Fiquei com pena porque estava a gostar bastante e entretanto foi ficando para trás (shame on me!). Vamos esperar que este estado de ressaca passe e que consiga dedicar-me ao Yasmina e ao Manuel Alves. Eles merecem!

Pronto, agora já sabem porque ando mais ausente do blogue... Tenho rabiscado uma data de ideias num caderno que quero desenvolver por aqui, mas nem isso me tem apetecido. Ando também a tratar, juntamente com a Su, do clube de leitura que vai ser criado em Castelo de Vide e que tem sido bastante elogiado junto da Associação responsável. Quando tiver mais novidades venho aqui contar-vos tudo! 

Planos, planos e mais planos! Perdoem-me a ausência, vou tentar vir aqui fazer algumas divulgações que possam surgir e talvez alguma opinião a livros que conclua (milagrosamente...) e espero em breve voltar com energias renovadas!


Até lá, boas leituras!

6 comentários:

  1. Ois,

    Que pena o novo do livro do Yasmina não te estar a cativar, espero conseguir ler agora nas férias e gostar, vamos ver.

    Por acaso tambem não ando com muita vontade para ler, mas tenho andado meio adoentado, seja como for todos passamos fases destas e acredito que andes cansada :)

    Esse livro do manuel Alves é muito bom, excelente escolha :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Eu espero que gostes, afinal de contas é um autor muito bom. E já cá tenho mais um livrinho seu na estante. Depois mostro!
      Eu acho que isto é geral, tenho visto mais pessoal a queixar-se da falta de vontade para ler. E é verdade que também ando cansada e sobra pouco tempo. Mas andar adoentado é que não pode ser... ai ai, as melhoras :)

      Deixa lá ver se consigo terminá-lo este mês...

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  2. Olá Sofia!
    A ressaca também seja do calor... dá-nos mais a preguiça =)
    Vais ver que com o tempo vai passar...e aos poucos vais lendo.
    Se calhar, experimenta uma leitura mais leve e/ou divertida, pode ser que ajude.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      É do calor, de certeza! E ando cansada com o trabalho, também. Mas acho que já está a passar. Terminei ontem o livro do Yasmina que ainda não tem opinião aqui, mas está para breve. E como leitura mais leve peguei num romance que a Guerra e Paz me enviou de surpresa e que só vai sair dia 15 de Julho:

      https://www.goodreads.com/book/show/25824887-mesmo-antes-da-felicidade

      beijinhos

      Eliminar
  3. Oi :)
    Bem, ler um autor português não está nos meus planos para julho, mas arranja-se com facilidade, nem que seja um livrinho pequeno.
    :D :D
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Olha eu até planeio ler o Terra Fria, mas também não prometo...

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)