Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A Invenção das Asas

Nunca tinha lido nada que se relacionasse, de alguma forma, com temas como a escravatura e racismo. Tenho, por exemplo, na wishlist As Serviçais e cá por casa tenho um exemplar velhinho d'A Cabana do Pai Tomás (curiosamente escrito na mesma época em que a acção deste livro decorre) e Beloved de Toni Morrison. Mas por um ou outro motivo, ainda não lhes peguei... 

A Invenção das Asas, de Sue Monk Kidd, chegou à minha estante com o apoio da Saída de Emergência e assim, de uma forma meio inesperada, abriu-me as portas para uma leitura bem diferente do que estou habituada. Não conhecia o trabalho desta autora, mas surpreendeu-me bastante pela positiva. 

O cenário da história é Charleston, na Carolina do Sul, algures entre 1803 e 1835, época em que abundavam as famílias abastadas e proprietárias de escravos. No final do livro, a autora dirige-nos uma nota onde explica cada passo na criação deste romance. Achei particularmente interessante a forma como inicia esta nota, dizendo que ainda mal sabia sobre o que seria o seu próximo livro, mas já tinha a certeza que seria sobre duas irmãs. Foi por puro acaso que a história das irmãs Grimké, famosas oradoras e defensoras dos direitos das mulheres, da abolição da escravatura e da igualdade racial, cruzou o seu caminho. 

Tudo começa quando Sarah Grimké completa 11 anos e se muda do quarto comum que divide com os seus irmãos mais novos, para um quarto só seu. Como prenda de aniversário, a sua mãe oferece-lhe uma escrava pessoal, Hetty, de apenas 10 anos. Sarah repugna imediatamente esta prenda, não pela pequena escrava negra mas por achar que está a ser cúmplice de um crime desumano. Apesar das leis vigentes na época e dos costumes aceites pela sociedade, Sarah e Hetty tornam-se amigas e companheiras e fazem da libertação dos escravos uma luta comum, ainda que cada uma à sua maneira.

Nunca me senti particularmente atraída por romances históricos, mas a verdade é que este género literário está a cativar-me cada vez mais. Gostei muito de aprender um pouco sobre a escravatura, ainda que por algumas vezes tenha sido difícil ler passagens mais descritivas e violentas. Mas isso faz parte de qualquer leitura, não é? Sem dúvida que após terminar este livro fiquei com um novo ânimo para pegar nos livros que refiro logo no início do post. Se me perguntarem qual foi o meu personagem preferido deste livro, digo-vos que simpatizei com todos de formas diferentes. A Charlotte, mãe da Hetty, tocou-me particularmente pela sua história de vida. Fiquei, sim, com imensa vontade de saber mais sobre as irmãs Grimké e espero um dia poder juntar à minha biblioteca alguma obra biográfica destas mulheres tão carismáticas. E percam um pouco de tempo a ler a nota final da autora que se torna um complemento muito interessante à história, onde partilha connosco a forma como a história foi crescendo e nos explica como a realidade se ligou à ficção.

Foi uma excelente leitura e recomendo sem qualquer reserva!

9 comentários:

  1. Olá Sofia!
    Fico contente por teres gostado tanto do livro (eu também gostei) e principalmente por ser um género que não lês tanto.
    É sem dúvida uma excelente leitura e também quero saber mais sobre as irmãs Grimké =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Isto de nunca se saber ao certo que livro a sde nos envia acaba por nos trazer algumas surpresas. Felizmente até não correu mal e gostei muito do livro.

      Fiquei com vontade de procurar alguns livros que a autora refere como fonte bibliográfica, mas o que gostava mesmo é que publicassem os diários da Sarah. Isso é que era uma excelente leitura, de certeza!!

      Eliminar
  2. Quero muito este livro xD tu sabes... E a tua opinião ainda o torna mais apelativo xD

    bom recomeço de leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso acho que este livro é muito mais o teu género que o meu. De certeza que vais gostar. Talvez to impinja um dia destes :P

      Eliminar
  3. Pareceu-me muito bem.
    A considerar ;)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,

      Considera, sim. É uma leitura muito boa :)

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  4. Ois,

    Já tinha lido outros comentários muito favoráveis logo a ver se peço à Editora para poder ler, fiquei convencido ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Para mim foi uma surpresa bastante agradável e pelo que já li por aí a malta está a gostar do livro. Acho que fazes bem, já que também andas a tentar diversificar as tuas leituras, é uma boa aposta. Espero que consigas e depois quero saber tudo!

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)