Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Clube de leitura - primeiro encontro

Ainda não tive oportunidade de vos contar como correu o primeiro encontro do clube de leitura. Já fez uma semana mas parece que foi ontem. O dia esteve chuvoso e tanto eu como a Su estávamos com receio que até os inscritos se recolhessem em casa. Algures pelo meio da tarde o sol resolveu aparecer mas infelizmente durou pouco e voltámos a desanimar um bocado. 

Um pouco antes da hora combinada, eu e a Su chegámos à sede da associação. Já lá estava uma mesa arranjada e em cada lugar um marcador de livros com o logo do clube. Preparámos café e começámos a cortar o bolo que levei. O aroma da sala ficou logo bem mais agradável e servimo-nos de um café, enquanto esperávamos que chegasse mais alguém. Por esta altura, a chuva já tinha dado tréguas, mas continuava um pouco frio na rua. Bom, se não aparecesse ninguém resolvemos aproveitar para planear alguns projectos comuns para os blogues. Felizmente, passado pouco tempo as pessoas foram chegando. Não éramos muitos, apenas 6 inscritos, mas foi o suficiente para nos sentirmos logo mais animadas. Aproveitámos o serão para nos conhecermos um pouco melhor, entre todos, pois apesar de nos conhecermos todos da vila, não conhecemos os gostos literários de cada um. 

Queríamos fugir um pouco à forma como os clubes de leitura funcionam, em que se escolhe um livro ou um autor e todos vão lendo mais ou menos o mesmo. Primeiro porque não queríamos que as pessoas se vissem obrigadas a comprar livros todos os meses e que, em vez disso, recorressem a livros que já tenham em casa ou a bibliotecas; e depois porque queríamos evitar que as pessoas se aborreçam com este tipo de tertúlias. Para isso criámos um bingo e um desafio de leitura e, por entre a conversa, discutimos as várias possibilidades. No final acabámos por optar, pelo menos para já, pela escolha de um leitor por mês pois a maioria sente-se mais confortável neste sistema. Escolhemos Valter Hugo Mãe para ler até meados de Novembro e, nessa altura voltamos a encontrar-nos para discutir as leituras. 





Em relação ao Delícias, só vos digo que nem sei bem para onde me virar... Ainda tenho um livro fornecido pela Chiado Editora em atraso que tenho que ler o quanto antes. Em breve vai começar a leitura conjunta do novo livro da Isabel Ricardo. Vou passar a ter as leituras mensais para o clube - desconfio que vou andar a ler os livros mais pequenos que encontrar! Ando também a planear a leitura de Os Maias, que tenho sentido vontade de ler finalmente. Há também o desafio Viagens à Lareira, que não tenho cumprido ultimamente. Há que planear os projectos para 2016....


É preciso dizer mais? Com calma e vontade, tudo se consegue - espero eu!

Por aqui, já leram algum livro de Valter Hugo Mãe? Partilhem a vossa opinião!

13 comentários:

  1. Mas que bem. Esse clube de leitura parece ser muito interessante. :)
    Nunca leste os Maias? Há uns anos estive muito interessado em ler o Valter Hugo Mãe mas acabei por adiar e nunca cheguei a ler nada..
    Quanto ao Viagens à Lareira tenho conseguido cumprir :D
    Beijinho e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca li Os Maias! Eu sei, é uma vergonha. Nem sequer quando era obrigatória na escola. Eu tentei, juro! Mas acabei por me aborrecer... Mas quero muito lê-lo. Talvez seja daqueles livros que só se consegue ler em algumas fases da nossa vida...

      Eu vou ler O Filho de Mil Homens deste autor. Nunca li nada dele, mas desde que publicou A Desumanização que me chamou a atenção. Só que este também sobre duas gémeas e uma delas morre e como acabei de ler As Gémeas do Gelo, não me pareceu boa ideia. Espero gostar do livro :)

      Eu ando a portar-me mal, mas o das gémeas vai contar para o Viagens à Lareira deste mês :D

      beijinhos

      Eliminar
  2. Foi um serão muito agradável :D acho que vamos formar um bom grupo. A d. Maria José encontrou-me ontem e disse que já leu o "A Desumanização". Vai emprestar-mo :D (estou a tentar ler livros no kindle, mas não está a correr muito bem. Fico com os olhos cansaditos).
    Não entres em pânico, devagar se vai ao longe :P

    beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o Kindle... Felizmente no tablet ainda não tive esse problema. Devias experimentar um para veres se te faz doer os olhos à mesma

      Eliminar
    2. Olha, parece boa ideia, apesar de ter uma luz clara, como o PC. ;D merci!

      Eliminar
  3. Ois,

    Bem sem duvida que e uma excelente iniciativa e mesmo assim se foram 6 não é nada mau, poucos mas bons isso sim o mais importante :D

    Quanto ao resto olha vai devagar com calma tudo se faz, isto é para te dar prazer ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ter 6 pessoas para uma primeira reunião até não é nada mau. A Associação também organiza com frequência workshops de costura criativa e quando começaram também tinham pouca adesão. Agora as inscrições esgotam em pouco tempo. Pode ser que com o tempo o grupo acabe por crescer um pouco :)

      Eliminar
    2. Olá Sofia!

      Boa sorte nos desafios ;) Quanto a Valter Hugo Mãe é, na minha opinião, um dos melhores escritores nacionais pelo que é óbvio a minha recomendação.
      Espero que gostes!

      Boas leituras

      Eliminar
    3. Olá Denise!

      Fico ainda com mais vontade de ler Valter Hugo Mãe depois da tua recomendação. Espero gostar :)

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!
    Que bom que o encontro correu tão bem =D
    Os Maias! Li-o na escola mas quero pegar nele novamente pois tenho a certeza que agora vou gostar muito mais.
    Valter Hugo Mãe nunca li mas tenho muita curiosidade.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Eu ainda ando a ponderar a leitura dos Maias, até porque que tenho mais livros entre mãos. Mas ando com essa ideia na cabeça e já estou a desenvolver uma estratégia (que possivelmente vai virar um post no blogue).

      O Valter está a ser uma surpresa, depois partilho a opinião :)
      beijinhos

      Eliminar
  5. Olá
    Adorava participar num clube de leitura!
    E 6 pessoas é muito bom na minha opinião :)
    Ainda não li, mas é um autor que quero muito experimentar.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Sim, para começar não é nada mau. Esperemos que as pessoas vão trazendo algum amigo e o grupo acabe por crescer. Eu também gostava muito de participar num clube de leitura, mas infelizmente nunca houve essa iniciativa por cá. O Valter Hugo Mãe está a ser uma boa surpresa, até agora. Depois deixo opinião no blogue, claro.

      beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)