Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 4 de outubro de 2015

Top 6 livros que quero reler

1 - 1Q84, Haruki Murakami

A trilogia 1Q84 foi a minha primeira aventura com os romances de Murakami, que até então me era completamente desconhecido. Ainda me recordo de quando saiu o primeiro volume, que podia ser encontrado em pilhas enormes em tudo o que era livraria. Pelos menos por Évora foi assim. Eu desconfio sempre que vejo livros a monte nas livrarias e supermercados, pois é assim que vendem os livros de autores que todos gostam mas que pouco me interessam. Mas as capas, tão simples e tão apelativas ao mesmo tempo, intrigaram-me. Quando digo que esta foi a minha primeira aventura com os livros do Murakami, foi mesmo isso: uma aventura. Nada do que pudesse ter lido no Goodreads ou em blogues me preparou para a a história que encontrei, tão rica naqueles detalhes estranhos que estão sempre presentes nas suas histórias. Ainda me lembro bem da história, mas gostava de a reler para avaliá-la com a astúcia de quem já leu outros livros do autor. 


2 - Cem anos de Solidão, Gabriel García Marquéz

Cem anos de Solidão foi um dos primeiros livros lidos em 2015 e, como tal, não me parece que vá relê-lo num futuro próximo. Caso queira recordar a escrita deste autor, de que tanto gostei, tenho outros livros na estante à espera de serem descobertos. Mas esta história marcou-me particularmente pela forma excepcional como está escrita. Deixou-me por diversas vezes com aquela sensação de que a vida passa num sopro. Num momento estamos cá e no outro somos apenas pó. Consigo imaginar-me a reler este livro várias vezes na minha vida, em especial quando já for velhinha. 









3 - A Sombra do Vento, Carloz Ruiz Zafón

Este livro mudou a minha vida. Em quanto leitora, pelo menos. Posso dizer-vos que há uma Sofia pré - A Sombra do Vento, que tinha apenas um ou dois escritores favoritos e que lia um livro muito de vez em quando; e uma Sofia pós - A Sombra do Vento, que não já perdeu a conta aos autores favoritos, que escreve opiniões, que mal acaba um livro já está a planear os 3 seguintes... É um livro que representa uma certa mudança na minha vida e por isso mesmo, e também por ser uma história fenomenal, gostava de o reler em breve. Talvez quando começar a haver zunzuns sobre o próximo livro da saga pondere reler os três já publicados.








4 - Onze Minutos, Paulo Coelho

Ao contrário dos restantes livros presentes neste top, não é exactamente por ter adorado este livro que quero relê-lo. Lembro-me que me foi emprestado por uma amiga, no 10º ano, para cumprir o "contracto de leitura" que professora de Português nos propunha a cada período. Já nessa altura escrevia opiniões para o portefólio da disciplina e digo-vos que tinha sempre boa classificação hehehe
Foi o primeiro livro de Paulo Coelho que li e adorei-o, é verdade. Tanto que depois disso comprei mais uns poucos da sua autoria, de que gostei, mas com o passar do tempo deixei de simpatizar tanto com o seu trabalho. Isto tudo foi no tal período pré - A Sombra do Vento e cheguei a considerar o autor um dos favoritos na altura. Claro que hoje já não consta sequer no top dos 10 autores que mais gosto, mas para tirar as teimas, gostava de reler este livro e ver se continuo a gostar dele. 




5 - Bons Augúrios, Neil Gaiman

Um bocadinho à semelhança do que acontece com o livro anterior, gostava de reler o Bons Augúrios para saber o que acharia do livro nos dias de hoje. Não ponho em causa o quanto gosto do autor e recordo-me de ter adorado este livro, mas como já li outras obras suas de que também gostei bastante e, por acaso, este livro é apontado por muitos leitores como um dos seus mais fraquitos, não consigo evitar a curiosidade. Por outro lado, gostei tanto do Crowley que não me importava nada de voltar a folhear este livro. 










6 - Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Maitena

 Alguém por aqui conhece o trabalho da Maitena? Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos é uma série de 5 ou 6 livros de quadradinhos onde são retratados, com uma boa dose de humor, vários episódios do dia a dia de uma mulher. Eu tenho apenas 2 livros da colecção mas gostava de conseguir completá-la e ler tudo. O único problema nesse plano é que pelo menos um dos livros da série está esgotado em PT....











E vocês, que livros gostavam de reler? Têm algum em comum comigo?

8 comentários:

  1. Olá,
    Quero imenso ser Haruki Murakami, mas confesso que nem sei porque livro começar. :)
    Não conhecia este trabalho da Maitena, mas pareceu-em interessante.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Para começar a ler Murakami recomendo sempre um livro relativamente barato e mais simples de ler. Isto porque com este autor não há meio termo: ou se adora ou se odeia. O Sputnik, Meu Amor é muito bom para começar. Já ficas com uma ideia da escrita do autor e das tais coisas estranhas que acontecem ao longo da história. Ou então, se preferires um livro que não se leia tão rápido, talvez o Kafka à Beira-Mar, que não é dos meus favoritos, mas é bom e há imensas pessoas que o adoram.

      Os livros da Maitena são muito divertidos, também vale a pena conhecer.

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Dos livros que referiste ainda só li o "Onze Minutos", de Paulo Coelho e "A Sombra do Vento". Gostei bastante dos dois.
    Há livros que um dia gostava de reler, mas neste momento os livros "novos" são mais que muitos :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Tenho exactamente o mesmo problema. Gostava de reler estes e mais alguns que tenho na estante, mas os novos são tantos que me custa "perder tempo" com releituras...

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Viva,

    Se fizesse uma lista destas dificilmente seria semelhante a esta mas tens ai bons livros sim senhor como o 100 anos de solidão, mas por exemplo o Onze Minutos, basta ler uma vez e está bem :)

    Tenho que ler o Bons Augúrios, ainda está em lista de espera rsrs

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Ahahaha acho que os livros do Paulo Coelho, em geral, basta ler uma vez. Mas com este em particular tenho curiosidade.

      Tens que ler, sim. Eu gostei, mas se tiver que recomendar um livro desse autor, recomendaria antes O Oceano ao Fim do Caminho

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, Spi,
    Que boa ideia, uma lista de releituras :D o "Cem Anos de Solidão" também está na minha, juntamente com mais uma "mão cheia". Talvez daqui a uns tempos o releie.

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)