Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Khadija - A Mulher de Maomé

Desde que comecei a estabelecer parcerias entre o Delícias e algumas editoras, tenho notado uma maior variedade nas minhas leituras. Não é algo planeado, mas com o tempo acabei por perceber que tenho apostado mais em géneros literários nos quais não costumava investir. E o mais surpreendente é que tenho vindo a gostar dessas novas descobertas e dou por mim a procurar mais livros dentro desses géneros. É o caso dos Romances Históricos e, talvez, da Literatura Fantástica. 

Com a Editorial Bizâncio a experiência tem tido uma outra particularidade: a religião. Tudo começou com os livros de Yasmina Khadra, que retratam essencialmente o povo e a religião da Argélia, mas desta vez, por sugestão da Carla, chegou cá a casa um livro de Marek Halter, de quem nunca tinha ouvido falar. 

Khadija, A Mulher de Maomé é o primeiro livro da série As Mulheres do Islão. E tendo em conta o papel da mulher na sociedade islâmica, uma série baseada em mulheres que se destacaram no meio dos homens parece-me uma leitura aliciante.

Khadija é viúva de um próspero e respeitado comerciante de Meca. Após a sua morte, Khadija assume os negócios de forma astuta e torna-se, ela própria, a mulher mais respeitada de Meca. No entanto, o facto de ser mulher e não ter descendentes do seu primeiro casamento, não lhe permite que se movimente junto dos homens poderosos e influentes da cidade. Para isso, a viúva precisa de um marido mas recusa-se a casar sem ser por amor. Maomé, ou Muhammad, era apenas um servo que viajava para os países do norte e do sul, em busca de tecidos, especiarias e tudo o que pudesse ser vendido no mercado de Meca. 

O que mais me cativou neste livro, e que me prendeu à leitura, foi o amor e a ternura com que os dois personagens se tratam. A cumplicidade que os une sente-se a cada momento, sem que o livro se torne num romance lamechas - o que eu agradeço bastante.  Para além disto, o conflito entre clãs, a peste negra, as inundações e a morte que enluta a família, dá-nos um contexto da época e da sociedade e conduzem-nos até ao momento em que o Anjo Gabriel aparece a Maomé e lhe revela as palavras de Deus.  

Foi uma leitura que me permitiu aprender um pouco sobre o Islão, sobre os seus deuses, as crenças, os rituais e até mesmo sobre o profeta. Só por isso já valeu a pena. O final, no entanto, foi um pouco desconcertante. Não percebi ao certo o que se passou na cena final e restam-me algumas teorias e suposições. E agora, tenho que esperar pela continuação.... Não imaginam como estou ansiosa por ter o Fátima nas mãos. Para quem gosta de romances históricos, ou procure apenas diversificar as leituras, aqui fica esta sugestão!

9 comentários:

  1. ;D o livro parece-me muito bem, spi, e uma boa forma de se aprender mais um pouco. Vou por na wishlist!

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Ola Sofia,
    Ainda não li o livro, mas estou muito interessada. Tem muito boas críticas!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      É um bom livro e espero que tenhas oportunidade de o ler. Para além de estar muito bem escrito, tem uma componente histórica muito interessante.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  3. Ois miga,

    Sabia que ias gostar e sem duvida que esta editora permite variarmos imenso as nossas leituras.

    Já tenho o livro seguinte em lista de espera na mão, foi sem duvida uma agradável surpresa :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Por acaso lembrei-me de ti enquanto escrevia o post. Tu querias diversificar e eu, mesmo não tendo esse objectivo, dou por mim a fazê-lo. A parceria com a Bizâncio é uma das que mais gosto e sabes bem os motivos.

      Eu não sei se me conseguem enviar o segundo, mas quero muito lê-lo. Depois quero ler a tua opinião!

      bejinhos e boas leituras

      Eliminar
    2. Sem duvida que com a Bizâncio acabamos por variar e bem as nossas leituras este é mais um excelente exemplo :)

      Penso que ainda tenho pelo menos mais um livro do escritor por ler, Messias penso, mas claro que ao voltar irei ler o "Fátima" :)

      Quanto à questão do final penso que te reportas à morte da nossa Khadija certo ? Penso que é o que fez mais sentido, foi um livro de transição e que agora serve para seguirmos no enredo com a sua filha "Fátima" penso ser isso certo ?

      Eliminar
    3. Ah já ouvi falar no Messias!! Não sabia que é deste autor. Sendo assim também fico com curiosidade.

      Sim, falava-te da morte dela. A Carla disse-me o mesmo. Mas achei aquilo estranho. Num momento ela está com o marido, ele a elogiá-la e, subitamente, ela sente a tal dor e vê a adaga da filha... Quase pareceu que foi assassinada. Mas pronto, foi estranho.

      Eliminar
  4. Olá Sofia,
    Tal como o Fiacha deixaste-me curiosa com o livro. Parece ser uma boa leitura mas... mais uma série? bolas
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim, mas não sei se é apenas trilogia ou se vai ter mais livros. Tenho que perguntar à Carla. Mas olha que o livro lê-se muito bem e é mesmo muito interessante. Vale bem a pena :)

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)