Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

2015 em análise... # 1

Quase quase na recta final, chegou o momento de passar 2015 em revista e de o arrumar definitivamente. Para isso quero recordar alguns objectivos que tracei e preparar alguns posts com os melhores e os piores livros deste ano. Mas lá chegaremos! Hoje fico-me apenas pelas metas traçadas. 

Começando pela minha estante, não posso deixar de fazer uma pequena análise ao seu crescimento. Primeiro porque, com a mudança de casa, comprei três estantes novas e mais resistentes, que ocupam uma parede inteira da minha sala de estar. Não tivesse ainda algumas caixas pelo caminho e mostrava-vos uma foto actualizada. Ainda tenho alguns espacinhos livres em algumas prateleiras, como acontece na dedicada só a livros do Murakami, ou na que tem apenas livros da colecção de clássicos da Civilização, mas fiquei um bocadinho assustada com o monte de livros quando percebi que só ficou uma prateleira vazia. Não vos sei dizer ao certo se os meus gastos em livros diminuiram este ano, mas penso que este ano consegui reduzir um bocadinho. Desde que mudei de casa, em Setembro, que os livros que chegaram são de parcerias e não comprados por mim. Sei, no entanto, que terminei o ano de 2014 com 100 livros por ler na estante e não queria que em 2015 esse valor fosse além dos 150. Só que distraí-me e acabei por chegar aos 184...

Também a pensar neste assunto, nasceu o desafio Viagens à Lareira, em parceria com a Su, do blogue Voyage. Com um tema diferente a cada mês, queríamos pegar em livros que já estavam nas nossas estantes há mais tempo. E a coisa correu bem até ao verão, mais concretamente em Julho. Tudo começou com uma ressaca literária e coincidiu com uma série de problemas em casa que culminou no divórcio dos meus pais e na minha saída de casa. Ler era a última coisa que me apetecia. 

Acabei por não pegar em tantos livros da estante quanto queria, porque muitas vezes aproveitei livros de parcerias para cumprir os desafios. Peguei apenas em três:

  • Os Pilares da Terra - Volume II
  • Cem anos de Solidão
  • Trevas Maravilhosas

Cem Anos de Solidão e Trevas Maravilhosas, faziam ainda parte de uma lista de livros que queria muito ler em 2015, mas foram os únicos a ter essa sorte. 

Consegui completar a minha colecção de Clássicos da Civilização quase toda, ficando apenas por comprar três livros que pertenciam à minha lista de "não prioritários" por já os ter noutras edições. Não quer dizer que não os compre, entretanto! Consoante o orçamento, lá fui comprando dois ou três livros por mês. 

Tinha-me proposto, ainda, a comprar algumas Graphic Novels e a aproveitar edições que saíssem em jornais e revistas. Neste ponto consegui fazer a colecção de policiais do James Patterson e comprei ainda alguns romances, que ficaram a mais de metade do preço original. E apesar de ter comprado alguns livros em inglês, nenhum era GN. 

Para terminar, basta-me referir apenas o desafio literário do Goodreads, que todos os anos tento completar. Em 2014 fiquei muito longe de cumprir o desafio e acabei por reduzir o número de livros proposto para este ano. Assim, defini uma meta de 40 livros e por muito que me custe a admitir, não vou consegui cumpri-lo! E é triste porque me faltam apenas 2 livros para atingir a meta. Neste momento estou a ler o livro Sedução de Seda, cedido pela Saída de Emergência, que penso conseguir terminar até ao Réveillon, mas já não vou a tempo de conseguir mais um livro. Ainda assim, ficar a um livro da meta não me parece assim tão mau e acho que em 2016 vou aumentar a fasquia. 

Aproveito para vos dizer que já comecei a escrever a opinião ao livro Rainha Vermelha, mas é possível que só a publique em 2016. 

Hoje fico-me por aqui, amanhã publico a lista com os melhores e os piores de 2015. 
E vocês, conseguiram cumprir todos os objectivos deste ano?

8 comentários:

  1. Arô!
    Bem, é perfeitamente normal que não tenhas conseguido cumprir os objetivos. Ainda assim tiveste um bom desempenho. Eu consegui cumprir aos meus. Para 2016 não me proponho a nenhum objetivo concreto mas espero manter o ritmo que tenho vindo a levar.
    Espero que tenhas um 2016 cheio de ótimas leituras.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Também é um bom objectivo, sem dúvida. Eu acabei por me meter em 3 desafios, vamos lá ver como corre. Mas de resto não tracei mais nada no que toca a compras ou em que géneros apostar mais, ou menos.

      Nuno, um bom ano para ti também. Espero que 2016 te traga muitas coisas boas, literárias e não só.

      beijinhos!

      Eliminar
    2. Obrigado. Para ti também :D

      Eliminar
  2. Olá, Spi,
    Estou curiosa para saber a tua opinião do "Rainha Vermelha".
    Sobre o crescimento da estante, acho que te conseguiste controlar melhro ;D a estante dos clássicos deve estar linda...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Essa opinião é daquelas que custam a escrever porque adorei o livro. Mas há-de sair em breve. Agora estou a ler o Sedução de Seda, que é a tua cara!

      Tens que vir cá ver as estantes já arrumadas. Quando for o próximo clube de leitura bebemos café aqui em casa para veres como está :)

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sofia
    Deixa lá que eu também ainda não li O Mundo sem Fim do Follett, nem o Wolf Hall. Ando-os a adiar há tanto tempo =P
    quanto às minhas "contas" oficiais, só as faço para a semana =P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ahhh e esqueci-me de dizer que estou curiosa para conhecer as tuas estantes =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Quero ver essas contas, mas já reparei que conseguiste exceder o teu desafio no Goodreads. Isso é muito bom!
      Também tenho O Mundo Sem Fim por ler. Aliás, queria ler um livro de Follett por ano, tanto da série dos Pilares da Terra (que vem aí mais continuação!), como da Trilogia do século. São livros enormes, mas um por ano não devia custar.

      Quando tiver a minha sala mais orientada tenho que fotografar as estantes. Mudei-me em setembro e ainda tenho coisas em caixas porque me falta organizar muita coisa, e essas caixas estão precisamente nesse canto da sala, onde não estorvam... Enfim. Não mudes de casa - é uma dor de cabeça!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)