Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Adeus 2015! Não vais deixar saudades....

Nunca fui muito dada a sentimentalismos deste género e os balanços que aqui faço todos os anos, resumem-se aos livros. Mas o ano de 2015 marcou-me particularmente e não vejo a hora que acabe. Sinto que preciso de dizer tudo o que vai cá dentro, como se estivesse a exorcizar tudo o que se passou ao longo deste ano, na esperança que 2016 me traga alguma coisa melhor. 

 A nível profissional foi uma ano para esquecer. Comecei o ano desempregada e, apesar de ter arranjado um contrato de 6 meses para um restaurante, que acabou por ser prolongado até aos 7 meses, a verdade é que acabo o ano desempregada e sem perspectivas de alguma melhoria nesta área. Aprendi muito, é verdade, mas também penei muito em algumas alturas, mesmo quando não recebi o devido valor por isso. A equipa de trabalho (do restaurante, só e apenas!) era boa e foi o que valeu pelos momentos mais cansativos e atribulados. Se gostava de voltar? Sim, porque não? Mas se quero algo mais? Sim, sem dúvida!

Pessoalmente, já foi um caso mais complicado. Sinceramente não sei como não acabei com um esgotamento por tudo o que vivi com os meus pais. O divórcio resolveu-se rapidamente, mas nestas situações dizem-se coisas e fazem-se coisas que magoam e que dificilmente se esquecem. Como adulta de 26 anos sempre me tentei manter à parte dos dramas e tentei não tomar partidos . Era o mais sensato a fazer. Mas para o conseguir tive e tenho que engolir muita coisa que não gosto, e que não concordo e que sei que não está certo. Fui e continuo a ser arrastada para guerras que não são minhas e de que só quero distância. Fico grata por ter 26 anos e não 10, porque nem quero imaginar no quanto me marcariam se tudo acontecesse nessa altura. Mas guardo tudo para mim e fecho-o cá dentro. Se calhar em 2016 devia deixar de fazer isso, porque só me magoo a mim própria. Tanta coisa que podia dizer a este respeito e que me apetece deitar cá para fora. Que preciso de deitar cá para fora! Mas o blogue não é o sitio certo, obviamente. 

Com isto tudo, fiz-me à vida e resolvi viver sozinha. Era tempo e não tive grande hipótese. Hoje, a minha casa tem um sabor agridoce porque apesar de me saber bem ter o meu cantinho, onde posso lamber as minhas feridas, não deixo de sentir uma constante corda ao pescoço. Não tenho trabalho e a ginástica orçamental tem sido uma autêntica roleta. E tudo porque tomei uma decisão para a qual não estava preparada mas que também não tive escolha. Mas se há coisa que eu sei fazer, é a ir à luta. Se quis ir para a universidade, tive que trabalhar. Se quis um computador para poder usar por lá, tive que trabalhar. Se quis tirar a carta, tive que a pagar. E se hoje tenho um carro, ainda que seja um corsa de 93 (que eu adoro!), tive que fazer por isso. Já estou mais que habituada a lutar por mim. No fim, tudo tem um sabor mais especial. 

A minha companhia tem sido o Tobias, apesar de ser um pestinha e estar sempre a fazer asneiras. Mas com um gato bebé, o que poderíamos esperar? Só quer comer e arrepiar as unhas no sofá (que felizmente já não é novo!) Comprei-lhe um poleiro no natal que ele adorou e onde arrepia as unhas muitas vezes, mas o sofá de pele deve ter o seu encanto... Trepar estantes e deitar os bonecos ao chão também é muito giro! Felizmente, ele não ficou fã da árvore de natal. Além de eu a ter posto nas alturas, no primeiro dia que a atirou ao chão fez tanto barulho que ele nunca mais se aproximou dela... Pro ano, já não se lembra!













O blogue é o meu escape. Cada livro que leio amortece tudo o que se passa à minha volta e ajuda-me a esquecer, nem que seja só por um bocadinho. Fico triste quando percebo que poucas coisas na minha vida me conseguem trazer algum ânimo. Vir até aqui, escrever, responder aos comentários e rabiscar todas as ideias que gostava de explorar, é uma lufada de ar fresco nos meus dias. Cuidar e trabalhar num projecto só meu é muito gratificante e quem me dera por fazer o mesmo em algum projecto mais lucrativo. Quem sabe, 2016 não me traga surpresas...

2015 não vai deixar saudades e não vejo a hora de terminar. Venha de lá 2016! Espero que seja um bocadinho mais meu amigo. 

Para os leitores do blogue, deixo votos de um bom ano novo! Já merecemos um ano como deve ser :)
 

19 comentários:

  1. Bom Ano Novo Sofia.
    Um 2016 cheio de resoluções.

    Tudo de bom. E muitos livros, claro :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom ano Denise :)

      Que 2016 seja ainda melhor que 2015, com muitos livrinhos e não só!

      Eliminar
  2. Então, minha amiga, vamos lá animar. 2016 vai trazer-te muitas coisas boas que te vão deixar feliz e realizada.
    Mas estou com sentimentos semelhantes... Viajei, tive convites incríveis, tenho os meus comigo e unidos, vou tendo alguma saúde, e no entanto duas ou três coisas marcaram-me de uma forma que devia estar preparado para superar e não estive. A separação da Cátia, a morte de um amigo e a desilusão pelo comportamento de um familiar têm-se arrastado dentro de mim de uma forma igualmente deprimente.. Enfim..
    Também quero virar esta página.
    Beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Nuno, bem digo que já merecemos um ano mais generoso. E parece que quase para qualquer lado que me vire há alguém a dizer que 2015 foi péssimo, quase como o ano estivesse amaldiçoado...

      Vamos lá virar a página! Como se costuma dizer, Deus não dorme.

      Beijinho!

      Eliminar
    2. Já está virada :p
      Um brinde a 2016, com muitas conquistas e momentos felizes.

      Beijinho grande

      Eliminar
  3. Passei aqui pela 1ª vez, através de não sei bem que blog.
    Depois de ter lido o que escreveste fiquei com vontade de te dar um abracinho.
    Coragem e não desistas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta,

      És bem-vinda a passar por cá sempre que quiseres :)
      As palavras também ajudam e ao ler o teu comentário fiquei com um sorriso nos lábios. Felizmente tenho um namorado que é também um grande amigo e tem sido um grande apoio.

      Obrigado pelo carinho :)

      Eliminar
  4. Bom ano minha querida! Foca-te em ti e no Tobias... o resto resolve-se por si só e sem a tua ajuda! Dá mesmo graças por não teres 10 anos...por sim, marca para a vida.

    Gostei muito de ao longo deste ano ter estado mais próxima de ti e de te ter conhecido um bocadinho melhor!
    Tudo tudo de bom...

    Mil beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom ano Neuza!

      Eu vi o vídeo em que falavas no divórcio dos teu pais e pensei o mesmo. Não são situações nada fáceis e eu nunca pensei chegar a esta idade e passar por uma coisa destas...

      Eu também gostei muito Neuza. Ainda gostava de ter oportunidade de te conhecer pessoalmente, mas a distância não ajuda nada. Quem sabe se não é em 2016?

      beijinhos :)

      Eliminar
  5. Para o que for preciso, apesar de não nos conhecermos apesar de eu seguir o blog (e ter de arranjar inspiração para comentar as publicações que acho interessantes e que estão guardadas num separador para não me esquecer) terei todo o gosto em ouvir se quiseres desabafar, pois encontro-no numa situação similar. Este ano que passou sem dúvida não vai deixar saudades, se bem que houve coisas más que a médio/longo prazo se tornaram boas (ficar solteira!), vivo sozinha com os meus dois gatinhos (portanto não é bem sozinha, pois considero-os meus filhos), no entanto comecei e acabei o ano desempregada, nem sequer para terminar os estudos houveram oportunidades, tirei uns 14 cursos/formações mais um estágio NÃO remunerado que durou o verão INTEIRO e só serviu para me enervar, rebentar o pouco que me sobra da saúde e nada mais, além de ter perdido o verão, não ter recebido um tusto por isso não aprendi nada de jeito.
    Quando a leituras raramente li este ano que passou e o pouco que li meto logo de parte porque não me puxava interesse, posso só apontar nem chega a meia dúzia de livros que me ajudaram e li mesmo com gosto.

    Vivo sozinha numa cidade que nem é a minha, mas que adoptei, com os meus pais no estrangeiro (infelizes e a serem explorados) que já não os vejo à mais de um ano (só pelo skype) e passei o natal e ano novo sozinha. Mas sinceramente, comparando quando passei presa numa relação horrorosa, até foi dos melhores que já passei. Também ajudou eu ter tido sempre que me desenrascar desde muito pequena e já viver por minha conta desde os 18 anos.

    Mas pronto... Que mais podemos fazer se não ter esperança de um ano melhor? Se não tivermos esperança não passamos de zombies que vagueiam por ai e nem sequer a escrever isto estaríamos, por isso, bom ano, com muitas coisas boas e muito boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há coisa em que acredito mesmo, é que mais vale estar só que mal acompanhada. Mas acabo por ser suspeita neste aspecto porque eu gosto muito de estar sozinha e de ser dona da minha vida e sei que a maior parte das pessoas não é assim. Percebo quando dizes que há coisas más que a médio/longo prazo acabam por ser boas. Sem dúvida que no teu caso, é uma mudança dolorosa mas gratificante. E no maus também acabará por ser. Mas são coisas que nos marcam profundamente.

      Estar numa má relação é muito pior do que estar por conta própria. Os gatos são uma excelente companhia (ou qualquer outro animal de estimação). Também vejo o Tobias como um filhote e se não fosse por ele a casa estaria muito mais vazia.

      Percebo que dizes em relação às formações. Também me "obrigaram" a ir para uma recentemente. A formação até é boa, mas é financiada pelo IEFP. Sou obrigada a ir porque senão cortam-me o subs de desemprego. Só que o subs é uma ninharia que mal dá para a renda e as restantes despesas do mês e ainda tenho que arranjar forma de me deslocar para portalegre todos os dias, para comparecer na formação, para não me cortarem esse sustento. Ou seja, acaba por me sair do bolso (que está mais que vazio) É uma lógica de merda.

      Se não tivesse a família do meu pai, também teria passado o natal sozinha. Não que o meu namorado o permitisse, porque sei que tentaria levar-me para casa dele se fosse preciso, mas por muito que ele seja meu amigo, a família dele faz sempre os possíveis para me por de lá a mexer.... Tenho uma sogra tão fofinha (só isto já dava tema para mais um blogue).... Mas já passei uns quantos natais sozinha, quando vivia em évora e tinha que trabalhar nesses dias. Era frustrante não poder ir a casa para estar com a minha família, para estar a noite a atender chamadas de pessoas fúteis, que só queriam ligar os pcs/tablets/tlm às redes wrl do anfitrião. Eles podiam estar com as familias e só queriam passar a noite na net e eu queria estar em casa e tinha que ficar a atendê-los... (ah eu trabalhei numa linha técnica da pt).

      Sim, resta-nos a esperança em anos melhores. Que de preferência não tardem a chegar... Antes de conhecer o meu namorado também passei por uma separação difícil (de repente vi-me sozinha, sem familia por perto e numa cidade que não era a minha - parecido contigo, portanto). Na altura ajudou bastante aprender a dar valor às coisas que eu gosto de fazer sozinha e que me dão prazer a mim. Foi na altura que comecei a dedicar-me mais aos livros e não só. Cozinhar, ver um filme ou uma série, até fazer croché se for preciso. Quando estamos numa relação esquecemo-nos daquelas pequenas coisas que nos dão prazer a nós. De certeza que quando as descobrires já não te sentes tão sozinha :)

      Também estou aqui se precisares.

      Um bom ano e boas leituras!

      Eliminar
  6. Olá Sofia
    Espero que 2016 te corra muito melhor, há que animar :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Esperemos que sim :) Obrigada pelo apoio.

      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  7. Olá Sofia,
    2015 já passou! Agora é olhar para o futuro! Encontra a força necessária para enfrentar situação mais difíceis nos livros e no blogue. Ajuda muito.
    Desejo-e um bom ano de 2016 com tudo de bom.
    Gostei muito da cara nova do blogue :)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      É verdade, é isso mesmo que quero. Os livros ajudam bastante, sem dúvida. São uma boa distracção de tudo o que se passa à nossa volta.

      Fico contente por gostares da nova cara do blogue :)

      Um bom 2016 para ti também :)
      Beijinhos e boas leituras

      Eliminar
  8. Olá Sofia
    Primeiro que tudo, um forte abraço. Virtual é certo mas estou a torcer por ti.
    Que 2016 seja bem melhor para ti e que encontremos um trabalhinho jeitoso que nos permita viver a nossa vida e comprar livrinhos ;)
    Pois é, um divórcio nunca é fácil. Passei por isso na minha adolescência e há sempre "coisas" que nos marcam.

    Ahhh e o Tobias! Como não o adorar? É tão lindo! (o "gémeo" do meu Stewie =P) são uns fofos, lindos, mesmo quando fazem disparates!

    E gostei muito da nova imagem do blogue =)

    Um excelente 2016 com tudo de bom!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Agradeço o abraço e as palavras carinhosas que tenho recebido nos últimos dias.

      Deus te ouça! Venha de lá um 2016 como deve ser e que nos traga às duas um trabalho jeitoso que nos permita aumentar as bibliotecas, e não só.
      Não é nada fácil e agora percebi que não é por sermos mais velhos que nos afecta menos. Resta dar tempo ao tempo....

      Eu sabia que ias gostar das fotos. Como vês, algumas já não saem tão tremidas, mas continua a não ser fácil tirar-lhe fotos de jeito. Já sei o que eles são! Não são gémeos, são sósias! ahahahaha

      Ficou tão diferente, mas acho que ficou giro. Ainda bem que também gostas :)

      Um excelente ano novo para ti também! beijinhos :)

      Eliminar
  9. Viva,

    Bem toca a ter esperança e tenho a certeza que 2016 vai ser um ano bem melhor, és uma excelente pessoa e bem mereces isso :)

    Bjs e bom ano novo ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Como se costuma dizer, "bola prá frente!"
      Obrigado pelo elogio e pelas palavras de apoio, Fiacha. Tens sido um bom amigo, ainda que à distância.

      beijinhos e um bom 2016!

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)