Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sábado, 12 de dezembro de 2015

Clube de Leitura - Valter Hugo Mãe

Os membros do Clube de Leitura ABurgo Pedestal reuniram-se pela segunda vez no passado dia 24 de Novembro, com o intuito de debater a leitura do autor escolhido na reunião anterior, Valter Hugo Mãe.
 
Uma vez mais, a noite estava fria mas aroma a café aconchegou a sala da Associação. Cada membro teve a oportunidade de partilhar a sua opinião sobre o livro escolhido para leitura. A conversa centrou-se nos temas debatidos, nos livros escolhidos e no estilo de escrita do autor.

A escolha dos livros ficou ao critério de cada membro, por forma a diversificar a lista de livros em debate, as recomendações entre os membros e a procura de pontos comuns entre as obras do autor. Em cima da mesa esteve A Desumanização, O Filho de Mil Homens e O Remorso de Baltazar Serapião. Este último suscitou maior curiosidade entre os membros, por ter sido retratado como um autêntico atentado aos nervos das mulheres, precisamente pela forma como o sexo feminino é retratado. E permitam-me esclarecer que isto não é um aspeto negativo, antes pelo contrário. Não é por acaso que o livro ganhou o Prémio Literário José Saramago, em 2007.

A escrita do autor lembra-nos a forma como “as pessoas de antigamente” falavam e viam o mundo, particularmente tudo o que fosse menos convencional. As personagens criadas por Valter Hugo Mãe são cuidadosamente desenvolvidas e torna-se muito fácil para o leitor criar empatia com elas e envolver-se na intriga.

A aposta em autores nacionais tem sido um ponto assente na escolha de leituras do clube e, para estreia, Valter Hugo Mãe foi uma surpresa agradável, especialmente para quem ainda não conhecia a sua obra. Proporcionou-nos um serão de conversa animada e descontraída, em que as horas passaram sem darmos por elas. Em Dezembro vamos recordar a atriz e escritora Rosa Lobato Faria, com data de encontro ainda a divulgar. Fica desde já o convite a todos os leitores de Castelo de Vide e arredores!

Post escrito em parceria com a Associação BurgoPedestal. 

5 comentários:

  1. Muito bem.
    Vejo que esse clube de leitura está a trabalhar bem.
    Por acaso nunca li nada de Valter Hugo Mãe e tenho alguma curiosidade, quem sabe para o ano.
    Beijinho e boas leituras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno,

      Por acaso, apesar da pouca adesão que tem tido, conseguimos criar um grupo interessante. Há pessoas de várias faixas etárias e é interessante conhecer o ponto de vista de cada geração a um mesmo livro ou autor. Valter Hugo Mãe foi uma boa aposta, apesar de não ter sido uma leitura arrebatadora. Mas espero repetir a experiência :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Muito bem, projeto bem interessante :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Spi
    Excelente texto!
    Para o ano tenho mesmo que ler Valter Hugo Mãe. Não passa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Também espero apostar mais neste autor no próximo ano. Este livro em particular não me deixou totalmente rendida, mas é um autor de qualidade.
      Espero ler alguma opinião tua em breve :)

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)