Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Os Três Casamentos de Camilla S.

O clube de leitura tem vindo a apostar na escolha de autores nacionais para as suas discussões e, tendo em conta que os meus objectivos pessoais também passam por aí, não me importo nada com isso. Para Dezembro decidimos recordar a autora e actriz Rosa Lobato Faria, falecida em 2010. 

Tenho apenas dois exemplares da sua autoria na minha estante: A Trança de Inês (com opinião aqui!) e Os Linhos da Avó. Confesso que a época festiva e a proximidade com o fim de ano pesou bastante na minha escolha, pois faltam-me apenas três livros para cumprir o desafio anual do Goodreads, e precisava de um livro pequeno e simples de ler. Mas não me apetecia nada ler contos e assim recorri à minha biblioteca de e-books e escolhi Os Três Casamentos de Camilla S

Trata-se da auto-biografia de uma senhora, algures nos 90 anos, que escreve as suas memórias, mesmo as mais íntimas, para que a sua neta leia, reescreva e, talvez, publique um livro. Regressamos a Lisboa, no início do século XX, onde Camila é apenas uma criança órfã, acolhida pelos tios e criada por Paca, uma cigana vidente. Como forma de assegurar a sua segurança, os tios arranjam um casamento com um médico de meia idade, que se responsabiliza pela educação de Camila e a respeita até que chegue o momento de a tratar como sua mulher. O enxoval é bordado com um S, em vez do apelido de Emídio, para que se possa aproveitar nos casamentos seguintes, pois segundo as profecias de Paca todos os maridos de Camila terão o apelido começado por essa letra. 

A história está repleta de segredos próprios de uma mulher jovem, como o primeiro beijo e os amores secretos. Mostra-nos a sociedade Lisboeta no início do século e como ela muda após as duas grandes guerras. Leva-nos aos palacetes e aos bailes de época. 

Gostei da leitura, apesar de não me ter marcado particularmente. A verdade é que precisava de algo leve e simples e encontrei-o. A escrita de Rosa Lobato Faria é também simples e a roçar o poético. Notei, no entanto, que a minha edição tinha alguns erros ortográficos e de pontuação. Não sei se será algum problema da edição do e-book ou se foi escrito propositadamente desta forma, pois a Camila refere algumas vezes que não tem jeito para escrever e espera que a neta corrija e reescreva as suas memórias. Fiquei na dúvida.... Excepto isto, não tenho mais nada a apontar. Fiquei, uma vez mais, com vontade ler mais alguma coisa da autora e há muito que tenho As Esquinas do Tempo debaixo de olho. Talvez seja em 2016!




5 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Por acaso tenho muita curiosidade neste livro e quero ver em breve =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Espero que gostes, quando tiveres oportunidade de ler. Tendo em conta que é uma leitura leve, rapidamente o terminas :)

      beijnhos

      Eliminar
  2. Olá, Spi!
    Gostei da tua opinião :D lembro-me de quando li este ter ficado um bocado chocada com alguns costumes, como o de a irem buscar para casar... Por coincidência, no livro que li também de aspectos sociais antigos. É sempre bom aprendermos nem que seja pouquinho.
    Lança-te às "Esquinas do Tempo", que é giro!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Nunca li mas está visto que vale bem a pena ;)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, para aqueles momentos que precisamos de um livro mais simples. Ainda falámos no "Pronúncio das Águas" e também pareceu leve.

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)