Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Sedução de Seda

Sedução de Seda é, certamente, a leitura com que encerro o ano de 2015. Procurei uma leitura mais leve e que me ajudasse a concluir o desafio do Goodreads, mas as coisas não correram bem como eu esperava. Ainda assim, nesta recta final, escolhi um livro de uma autora que não conhecia e num género que não me costuma cativar, surpreendendo-me por ter de facto desfrutado da leitura, que terminou num ápice. Só por isto, já valeu a pena.

Marcelline Noirot descende de uma longa linhagem de aristocratas corruptos e manipuladores. Apesar do seu sangue azul e da educação cuidada que teve, chega a Inglaterra fugida da cólera que vitimou quase toda a sua família. Com um punhado de moedas, duas irmãs mais novas e uma filha pequena, estabelece-se como modista e promete arejar os roupeiros sem graça do mulherio londrino. E é com muito trabalho e dedicação que se aposta a atrair mulheres cada vez mais influentes para a sua loja. É assim que surge em cena lady Clara, a dama mais mal vestida de Londres, mas com um rosto bonito e boa postura, futura duquesa de Clevedon. Mas para chegar a lady Clara, é preciso atrair o seu futuro marido - o que vai efectivamente pagar as contas da modista - e é através de esquemas e manipulação que Noirot se aproxima do duque, exibindo-se em criações elaboradas e sensuais que fazem qualquer cavalheiro querer despi-las. 

Fico muito satisfeita quando pego em livros de autores que nunca ouvi falar e acabo com vontade de ler mais e mais. Loretta Chase conseguiu convencer-me onde a Nora Roberts, suposta rainha do romance não conseguiu. Criou uma mulher com um passado bastante atribulado e com um perfil forte e lutador; um homem poderoso, atraente e igualmente calculista e teceu todo um jogo de sedução em torno dos dois. Ao contrário do que já vi acontecer com alguns romances da NR, conseguimos sentir o interesse a crescer e todas as reticências que os impedem de ceder ao desejo. Não é de todo um romance que chega ao leitor mais que mastigado e sem qualquer encanto. E percebi que em boa parte, isto deve-se à escrita de Loretta que só por si é um jogo de sedução com o leitor, que nos deixa vidrados página após página. Com personagens complexos e bem construídos, com um retrato de época londrino em pano de fundo, Loretta Chase convenceu-me e deixou-me com vontade de ler mais. 

Curiosamente, ainda esta manhã recebi a newsletter da Saída de Emergência a anúnciar a continuação desta história, que se centra em Sophia, uma das irmãs mais novas de Marcelline. Noto aqui mais uma semelhança com as histórias de NR, mas não duvido que Loretta consiga ser mais bem sucedida. Pela parte que me toca, espero poder ler a continuação em breve. O Conde de Longmore promete. Oh se promete...






6 comentários:

  1. Bom Ano Novo, com tudo de bom e na companhia de muitas boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom Ano Liliana,que 2016 traga tudo de bom e leituras excelentes!

      Eliminar
  2. Olá Sofia!
    Na altura até fiquei curiosa com o livro, mas como é mais uma série decidi, para já, não me aventurar. Mas gostei muito da tua opinião.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim, é o início de uma série, mas parece-me que vai ser publicada num instante e lê-se super bem. Mas fica a recomendação para caso queiras ler mais tarde :)

      beijinhos

      Eliminar
  3. Viva miga,

    Bem querem ver que tenho que ler, não sabia muito bem o que incluir na lista a pedir à SDE mas este será incluido, parece-me uma leitura muito interessante e sabe bem variar um pouco :)

    Convenceste-me :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Ah pois é, tu gostas da Nora Roberts! Então não me admira nada que também acabes por gostar da Loretta Chase. Acho que o Sedução de Seda, mete os mais recentes livros da Nora a um canto. Se tiveres oportunidade de ler, depois partilha a tua opinião.

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)