Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 17 de janeiro de 2016

O Código d'Avintes

O autor escolhido para o mês de Janeiro, pelo clube de leitura ABurgo, é Mário Zambujal. Se por um lado gosto quando ainda não conheço nenhuma obra do autor escolhido, por outro lado chateia-me quando não tenho nenhum livro na estante à espera de ser lido. Por razões óbvias: estou em contenção de custos! Infelizmente, era este o caso com Mário Zambujal. Nem um livro na estante para amostra, nem um e-book na minha biblioteca digital... Acabei por contactar o meu book dealer que me arranjou um pack que incluía O Código d'Avintes e Os Novos Mistérios de Sintra. Na altura pareceu-me a solução perfeita, pois ambos os livros contam com a participação do autor. Mais tarde percebi que foi uma péssima escolha, mas já lá vamos!

O Código d'Avintes, à semelhança do que acontece com Os Novos Mistérios de Sintra, é um livro escrito a "7 mãos". Sete autores nacionais rumaram a Avintes, junto de Gaia, para provar as famosas broas e conhecer a localidade. Mais tarde puseram as mãos à obra e criaram a história que foi passada entre mãos e escrita um pouco ao sabor do improviso. Tornou-se hilariante perceber os detalhes rebuscados que foram deixando ao longo da história, para depois passarem a batata quente ao escritor seguinte. E penso que não correu mal. Entre sociedades secretas, documentos misteriosos, personagens bem desenvolvidas e alguns assassinatos, os autores conseguiram criar uma história divertida e com sentido, desenvolvendo até as tais armadilhas que deixaram ao longo do caminho. 

O único aspecto que tornou este livro uma péssima escolha, foi a falta de identificação do autor que escreveu cada capítulo. Como o meu objectivo era ler e reter algumas características da escrita de Mário Zambujal, não me serviu de nada... Por outro lado, tendo em conta que todos os anos tento apostar mais em autores nacionais, acabei a leitura satisfeita por ter conhecido seis novos autores. Só a Rosa Lobato Faria não me era desconhecida e penso que consegui reconhecer a sua escrita poética em alguns capítulos. Mas claro que não tenho como ter a certeza. 

Foi uma leitura bem divertida e que me valeu umas quantas gargalhadas. Em especial pela Lili e as suas birras de miúda  mimada e loira dominatrix. Fiquei com vontade de repetir a experiência e ler Os Novos Mistérios de Sintra, mas como a pilha de livros para Janeiro aumentou exponencialmente (e Fevereiro também já está mais que planeado) terá que ficar para outra altura. 

Já leram algum destes livros?

5 comentários:

  1. Nunca li.
    Isso de não saber quem escreveu o quê não tem piadinha nenhuma ahahah
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah acaba por não ter, mas em compensação a história é bem divertida :)

      Eliminar
  2. Olá Sofia!
    Por acaso já tinha ouvido falar neste livro e que até era interessante. Mas realmente, não saber quem escreve o quê não é muito prático, mas acredito que seja bem divertido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Acima de tuo é um livro muito divertido. É bom para ler entre livros mais pesadotes. Não é muito prático, mas como a história faz sempre sentido, acabamos por não pensar muito nisso.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Viva,

    Não li e não conhecia mas deve valer a pena, pelo menos consegue arrancar-nos umas boas gargalhadas :D

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)