Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Balanço bi-mensal # 1

Pela primeira vez desde que criei o blogue, sinto alguma necessidade de fazer um balanço mensal, para avaliar e a planear os desafios a que me propus no início do ano. Mas por uma questão prática, e tendo em conta que o Desafio de Clássicos é bi-mensal, será com essa regularidade que os balanços serão publicados. 

Desafio Inverso

No início de cada ano, tento sempre inaugurar as leituras recorrendo a um autor favorito. Não sei bem porquê, mas sinto que é uma forma de recarregar baterias e começar o ano da melhor forma. Claro que, à conta disto, uma das categorias do nosso Desafio Inverso, teria que ser alusiva aos autores favoritos de cada um. Eu acabei por completar apenas esta categoria, oficialmente, apesar de ter lido uns quantos livros de autores que não conhecia, e escolhi a Marina, de Carlos Ruiz Zafón. Como poderão perceber ao ler a opinião, não foi a minha escolha mais feliz, mas ainda assim foi bom voltar à escrita de Zafón e à Barcelona do pós-guerra. 


Em Fevereiro também cumpri apenas uma categoria do desafio, e escolhi, como romance histórico, o livro Fátima - A Filha de Maomé. Foi uma das melhores leituras até agora.

Desafio: Ler Autores Portugueses

No mês de Janeiro acabei por juntar este desafio à leitura do clube ABurgo, que tem vindo a apostar também na descoberta de autores nacionais. Nessa altura, escolhemos Mário Zambujal e eu consegui ler dois livros  (mais ou menos) da sua autoria. Para o mês de Fevereiro, já foi mais complicado cumprir o desafio. Subitamente a minha pilha aumentou, eu comecei a panicar e acabei por desistir da maior  parte dos livros que tinha por ler. Começo a achar que já não sou tão boa a trabalhar sobre pressão como nos meus tempos de estudante.... De qualquer forma, destacou-se a leitura do livro A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, que apesar de ainda não estar concluída, até não tem corrido mal... 

Desafio de Clássicos

Se bem se lembram, criámos o Desafio de Clássicos bi-mensal para facilitar as leituras (tanto dos clássicos, como de outros livros e desafios que possam surgir ao longo do mês). Nem sempre é fácil conciliar os desafios a que nos propomos com os livros de parcerias que estão constantemente a chegar a nossa casa. E quando juntamos à equação um clássico/calhamaço como a Anna Karenina, todas as ajudas são bem-vindas. Eu não consegui superar este desafio, mas ainda não desisti da leitura. A verdade é que estou a gostar da história, apesar de não simpatizar particularmente com nenhuma personagem, e surpreende-me a facilidade com que as páginas passam. Para um clássico russo, a escrita parece-me acessível e a história é muito interessante. Mas infelizmente, ao conciliar com outras leituras, Anna Karenina acabou por ficar para trás... Em Março iniciamos a leitura de outro clássico, que espero (mesmo muito) não deixar para trás, mas não quero por Tolstoi totalmente de parte. Quero continuar a pegar-lhe aos poucos, sempre que possa. E quanto terminar, terminei. 

De qualquer forma não me sinto muito "culpada" por não terminar esta obra dentro do prazo estipulado, porque o principal objectivo deste desafio é ler clássicos, em geral. Em Janeiro li O Que Fazem Mulheres, de Camilo Castelo Branco, e este mês estou a ler A Cidade e as Serras, do Eça. Estou desculpada?



Clube de Leitura ABurgo

Como já referi no tópico relativo aos autores nacionais, no mês de Janeiro escolhemos abordar o autor Mário Zambujal no clube de leitura. Eu comecei por ler O Código d'Avintes, mas como este livro não é inteiramente da sua autoria, li ainda Já Não Se Escrevem Cartas de Amor, cedido pela Esfera dos Livros para opinião no blogue. Em Fevereiro, as meninas do clube sugeriram leituras mais assustadoras, mas eu não encontrei nenhum livro dentro do tema que me cativasse e acabei por não cumprir o desafio... 



4 comentários:

  1. Olá Sofia!
    O importante é tentarmos atingir os nossos objectivos e aos poucos vais avançado algumas leituras =)
    Boa sorte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Sim, o mais importante é não entrar em ressaca. Isso é que arrasa com qualquer desafio...

      beijinhos

      Eliminar
  2. Viva,

    Leste pouco mas bom isso é o mais importante :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      E consegui pegar em alguns clássicos, o que já é uma vitória.

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)