Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Duas edições, o mesmo livro # 5

Esta rubrica começou como uma brincadeira com o meu pai, quando descobri alguns livros em comum nas nossas estantes. Desde então, sempre que encontro várias edições do mesmo livro, nasce um post :)

Uma das minhas leituras actuais é A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz, que foi reeditado recentemente pela Guerra&Paz, incluído na nova colecção de clássicos portugueses. As capas desta colecção são lindíssimas e os livros contam com uma breve nota inicial da autoria de Helder Guegués. O meu exemplar foi cedido pela editora, para opinião no blogue. 

Só depois iniciar a leitura me lembrei que o meu pai tem uma edição antiga deste livro, que lhe foi oferecido quando terminou a tropa. Lembro-me que lho pedi emprestado e acabei por guardá-lo na estante do meu antigo quarto. Só não me lembrava de o ter trazido para a minha nova casa, junto dos meus livros. Por isso, quando perguntei pelo livro ao meu pai, há algumas semanas, e ele teimou que mo tinha dado, entrei em pânico e pensei que o tinha perdido. Aliás, estava convencida que o tinha devolvido. Mas quando revirei as estantes, lá estava ele... 

A edição do meu pai é de capa dura, editada pela Livros do Brasil. No entanto, não indica o ano da publicação, referindo apenas que se baseia nos manuscritos e na edição de 1901. 









É engraçado perceber que o livro pertence ao meu pai desde 1983, muito antes de eu ter sequer nascido. E pela primeira vez nesta rubrica não consigo escolher um favorito! Vocês conseguem?

5 comentários:

  1. Olá, spi,
    As edições antigas têm tanto charme... É difícil escolher, é :D

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia esta rubrica... :) Mas confesso que é difícil escolher! :) Na verdade, acho que me decidia pela atual...é mais viva e freca, na minha opinião.. ;)

    Boas leituras!!
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diogo,

      É uma rubrica com poucos posts e que só aparece no blogue quando por acaso encontro duas edições do mesmo livro. De certa forma também acabo por preferir mais recente, apesar da elegância e do valor sentimental da mais antiga :)

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sofia!
    Tens duas edições bem giras!
    A edição que tenho cá de casa é da minha mãe. Capa dura, verde escura, de uma colecção do circulo de leitores, já há uns bons anos.
    Espero que seja uma boa leitura, eu gostei ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Eu gosto muito das duas :)
      Sim, estou a gostar, apesar de às vezes me aborrecer com as descrições detalhadas do Eça, mas fora isso é uma boa leitura.

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)