Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 31 de março de 2016

*Divulgação* A Volta ao Mundo em Oitenta Dias

A VOLta ao mundo em oitenta dias
Júlio Verne
15x23
296páginas
12,00 €
Ficção/Literatura Estrangeira
Nas livrarias a 6 de Abril

Guerra e Paz Editores

No final do séc. XIX, Júlio Verne arrebatou os leitores de jornais com a publicação dos folhetins que deram origem ao clássico A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, um título do Plano Nacional de Leitura, cuja versão integral a Guerra e Paz edita agora com tradução de Helder Guégués e texto sobre a obra, a época, o autor e o percurso. Esta é a única versão portuguesa actual com as 58 ilustrações originais da primeira edição e o fidelíssimo mapa da viagem de circum-navegação levada a cabo pelo cavalheiro inglês Phileas Fog.
Mas comecemos de início. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias narra a tentativa de um cavalheiro inglês – isso, mesmo, Phileas Fog -, fazer uma viagem ao mundo em oitenta dias, acompanhado pelo seu criado francês, Jean Passepartout, depois de uma aposta obstinada e desmesurada que o leva a abandonar os seus hábitos rígidos.

O entusiasmo com a publicação dos folhetins de Júlio Verne foi tal, que houve companhias de navegação a oferecer fortunas para que as personagens fizessem a última etapa num dos seus navios. O livro chega às livrarias a 6 de Abril.

Sinopse

Neste livro, Júlio Verne narra a tentativa de um cavalheiro inglês, PhileasFogg, fazer uma viagem de circum-navegação à volta do mundo em 80 dias, acompanhado pelo seu criado francês, Jean Passepartout. Phileas é um homem de hábitos firmes. Todos os dias acorda às 8h da manhã, todos os dias faz a barba às 9h37 e sai, a seguir, em direcção ao clube onde vai ler o jornal. Só uma aposta obstinada e desmesurada o levaria a mudar de hábitos. Phileas aposta com os outros cavalheiros do clube que é capaz de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias.

Com A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, o êxito foi absolu­to e imediato. Foi publicado em 1873, em folhetins, que eram avidamente procurados pelos leitores. Os correspondentes dos principais jornais europeus e dos Estados Unidos em Pa­ris acompanhavam a aventura do fleumático cavalheiro como se se tratasse de alguém real. O entusiasmo foi tal, que houve companhias de navegação que ofereceram fortunas para que as personagens fizessem a última etapa num dos seus navios.

 Sobre o Autor

Júlio VerneNascido a 8 de Fevereiro de 1828, na cidade portuária de Nantes, filho de um conceituado advogado, Júlio Verne com 11 anos fugiu de casa e tornou-se, ainda que por pouco tempo, marinheiro, e mais tarde, já a viver da escrita, navega nos seus iates, Saint-Michel II e Saint-Michel III. Quando publica A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, tem 45 anos. Vivia, e leva para as suas obras, o espírito da época: a sedução da velocidade, o gosto da aventura, a fé na ciência, o inconformismo perante a pobreza, o herói individual e voluntarista, o desejo de ostentação.
Povoou os seus livros de submarinos, máquinas voadoras, viagens à Lua, antecipando avanços científicos e tecnológicos. É legítimo dizer-se que lhe devemos a invenção de um género literário, a «ficção-científica».

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)