Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 13 de março de 2016

Diz-me Quem Sou

Mesmo sem saber, há anos que me divirto com o trabalho de Sophie Kinsella. Quem não se lembra da divertida comédia "Louca por Compras"? Recordo-me de ver o filme na minha adolescência e de gostar muito. Mas só recentemente, graças a referências de outras bloggers, associei o nome da autora à série que inspirou esse filme e tantos outros livros que têm sido publicados nos últimos anos. 

A leitura de A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, tem-se arrastado ao longo do mês. Não pela qualidade da obra, que reconheço, mas pelas intermináveis descrições do autor que, apesar de necessárias, tornam a leitura mais enfadonha.  Por causa disto, noto que estou numa fase pouco propícia a leituras muito elaboradas e achei que seria melhor fazer uma pequena pausa e encontrar uma leitura mais leve, para relaxar e recarregar baterias. E assim, com o apoio da Quinta Essência, surgiu a oportunidade de ler o meu primeiro livro de Sophie Kinsella :)

Diz-me Quem Sou, conta-nos a história de Lexi que, após um aparatoso acidente de carro, acorda no hospital recordando-se apenas de uma noite de copos com as suas amigas, três anos antes. Mas apesar da confusão em que se encontra, Lexi parece acordar numa vida perfeita. O seu cabelo já não é frisado, os seus dentes já não estão tortos, o seu marido é giro e bem-sucedido e parece que o seu trabalho de vendedora também evoluiu para uma posição de chefia. 

Mas quando Lexi descobre que o seu pequeno apartamento já não existe, que o seu guarda-roupa não tem cor e que as amigas a consideram uma chefe "estúpida e intragável", percebe que a sua vida deu uma volta muito inesperada e começa a questionar aquela vida perfeita e a sua própria integridade. Como chegou ali e, mais importante, o que a fez mudar tanto? 

Diz-me Quem Sou cumpriu o seu propósito. Foi uma leitura leve e rápida, cuja escrita tem um ritmo agradável, com um enredo cativante. A escrita de Sophie Kinsella é realmente muito animada, tal como outras bloggers referiam nas suas reviews. O livro, ou melhor, o e-book, ajudou-me a passar os momentos mais parados no meu trabalho. Só que, como faço atendimento ao público, nem sempre foi fácil conter o riso com algumas cenas. E não bastava a autora nos descrever situações caricatas, também Lexi é perita em comentários sarcásticos.

Apesar de tudo, não simpatizei com nenhuma personagem em particular. Gostei da Lexi, mas fico-me por aí. A Amy, irmã mais nova, tirava-me do sério com os seus esquemas pouco convencionais para ganhar uns trocos. Mas dou-lhe pontos pela originalidade!
E o Eric? Desde que surge em cena que tudo nele "soa" a falso. Demasiado preocupado, demasiado atencioso, demasiado bonito, demasiado bem-sucedido, demasiado compreensivo, e no final, demasiado ingénuo.... ah e o Mont Blanc? ahahahaha Mas gostei da forma como a autora nos guia pela história e mostra que as coisas não são bem como parecem.

 Para primeiro livro de Sophie Kinsella, gostei da experiência e fiquei com vontade de juntar mais livros dela à minha estante. Já leram este livro? Que mais me recomendam da autora?

4 comentários:

  1. Olá, Spi,
    Parece-me bem para uma leitura mais leve, como dizias :D

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Olha soube mesmo bem e à conta do empurrão que a Sophie Kinsella me deu, já terminei o do Eça :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sofia
    Já li o Tenho o teu número da autora e adorei. Achei tão divertido. E este livro parece ser uma excelente opção de uma leitura mais leve. Tenho que ler =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Por acaso, na altura que esse livro saiu, não me captou a atenção. Mas agora, depois de ler este confesso que fiquei com vontade de o ler. E a série da Louca por compras :)

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)