Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 19 de abril de 2016

Beloved, Toni Morrison

Em alusão ao dia da Mulher, celebrado no passado dia 8 de Março, o membros do Clube de Leitura ABurgo escolheram como tema livros de autoras que tenham recebido o Nobel da Literatura. A lista era surpreendentemente extensa, apesar de só mais recentemente ser comum uma mulher receber esta nomeação. Eu aproveitei para ler Beloved, de Toni Morrison que habitava a minha estante há muito tempo. Comprei-o por sugestão da Su, sem ter sequer ouvido falar na autora, mas quando comecei a seguir canais literários no Youtube, percebi que a malta do Book Riot a adora. Naturalmente, a minha curiosidade aumentou. 


À semelhança do que tem acontecido com livros de conteúdo histórico, o tema da escravatura tem vindo a ocupar algum espaço na minha estante. É um tema que me desperta a curiosidade e que, apesar da crueldade frequentemente descrita em livros deste género, vale a pena saber sempre mais um bocadinho. Porque nunca é demais recordar a tirania e a crueldade de que o ser humano é capaz. 

A história de Sethe é comovente desde as primeiras páginas. Nascida numa plantação onde apenas uma escrava era responsável pelas crianças, cujo o leite servia para alimentar primeiro as crianças brancas e só depois os negros, Sethe era incapaz de reconhecer a própria mãe.  Aos 15 anos foi vendida para Sweet Home, onde apesar de persistir um cenário de escravatura, os donos tratavam os negros como pessoas, ouviam as suas opiniões e tinham atenção às suas necessidades. No entanto, quando patrão é assassinado e a sua esposa fica incapacitada de tomar conta da casa, a gestão passa a ser feita por um sobrinho que volta a tratar os negros como em qualquer outra casa de Ohio, na época. 

A narrativa inicia-se 18 anos após a fuga de Sweet Home, onde Sethe vive apenas com a sua filha mais nova, Denver, e o espírito da filha bebé que assombra a casa. Em redor da casa ouvem-se vozes que, juntamente com a fúria da bebé, afastam os visitantes. Até que certo dia, surge próximo do rio uma jovem que aparenta ter cerca de 18 anos, que não recorda ao certo de onde vem. O seu nome, relembra Sethe das únicas palavras que conseguiu acatar no funeral da filha e que, amavelmente pediu para gravar na lápide da sepultura: Dearly Beloved.

A Beloved intrigou-me. Se por um lado queria conquistar o amor de Sethe, por outro parecia obstinada em fazer-lhe a vida num autêntico inferno. Acabei por considerar este livro como um romance com elementos de fantasia, porque qualquer livro que tenha uma personagem que volta do mundo dos mortos ao fim de 18 anos, não pode ser considerado doutra forma. A escrita de Toni Morrison é, de facto, genial. Aliar uma temática tão poderosa e simultaneamente chocante, com uma escrita que nos cativa e impele a  prosseguir com a leitura, não é tarefa fácil. Mas Toni Morrison consegue-o. Ela é muito directa. Fala-nos do freio, do cheiro a carne queimada quando a sentença de morte é a fogueira, dos enforcamentos... Diz o que tem a dizer e continua com a narrativa. Gostei muito da sua escrita. Não sei os restantes livros de Toni Morrison também se centram na temática da escravatura, mas quero muito descobrir. 

Outras leituras sugeridas:


6 comentários:

  1. Olá, Spi,
    Concordo, a escravatura é um dos temas que nunca é demais lembrar :S gostei da tua opinião - não vai ser nada fácil escrever sobre ele...
    É muito bom. Muito.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia,
    Também tenho este livro para ler. Fiquei curiosa.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Vale muito a pena, dá-lhe uma oportunidade em breve. A Toni Morrison escreve lindamente.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sofia,
    Confesso que não conhecia mas deixaste super curiosa! E parece ser mesmo muito bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Não conhecias a Toni Morrison? Vai lá investigar. As opiniões costumam ser muito positivas. Penso que este mês saiu um novo livro dela pela Presença.

      beijinhos

      Eliminar
    2. Confesso que não estava a associar o nome aos livros :/ mas fui pesquisar e lembro-me de ter ouvido falar bastante no livro "A Dádiva".
      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)