Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Como cativar novos leitores?

Tenho pensado um pouco nesta questão, ultimamente. Acredito que parte daquilo que nos faz leitores assíduos é a familiaridade de ver alguém a ler com regularidade. Seja a mãe, o avô ou o tio.... A observação é uma boa forma de despertar a curiosidade das crianças e levá-las a "imitar" esse comportamento. Então, e quem não cresce num ambiente assim? 

No meu caso, apesar de ter crescido rodeada pelas estantes do meu avô, a verdade é que nunca o vi a ler. O meu avô cegou mais ou menos pela altura do meu nascimento, devido à diabetes. Por isso, pela minha ordem de ideias, mais depressa seria agora fã de orquestras e bandas filarmónicas que ele passava as tardes a ouvir, do que leitora. E não foi, certamente, no secundário que ganhei o gosto pela leitura. Recordo-me de ler com alguma regularidade, de ir à feira do livro de Páscoa com a minha mãe e trazer dois ou três livros de lá. Mas esses livros duravam quase até ao ano seguinte ou não chegavam a ser lidos. 

Então, como é que se incentiva alguém a aventurar-se neste mundo da literatura? Voltando à questão do secundário, dificilmente alguém fica rendido ao ler os sermões do Padre António Vieira, a poesia de Fernando Pessoa, ou excertos dos Lusíadas. Não pretendo com isto desvalorizar de alguma forma as obras estudadas no secundário, mas a verdade é que o nosso programa educativo de Português é péssimo para criar leitores. Bem sabemos que é preciso uma certa maturidade para ler determinadas obras e estas obras em particular requerem essa maturidade. Quantas vezes não repomos algum livro na estante por acharmos que ainda não estamos prontos para desfrutar daquela leitura? Parece-me senso comum. 

Eu tive alguma sorte nas professoras de Português do secundário. Ambas nos pediram um portfólio para a disciplina onde deveria constar, para além das redacções e dos testes feitos nas aulas, fichas de leitura para registar opiniões acerca dos livros que pudéssemos ler, bem como opiniões sobre qualquer artigo que encontrássemos em jornais ou revistas. Dava trabalho e requeria alguma pesquisa, mas era uma forma de nos obrigar a ler, a escrever e a formular opiniões. No entanto, não era um bom método para todos os alunos. Voltamos à mesma questão: nem todos liam e por vezes o mais fácil era procurar resumos na internet e "trabalhar" a partir daí. 

Se na altura isto não me fazia muita diferença, até porque cada um sabe de si, hoje acabo por atribuir parte das culpas às professoras. Lembram-se de quando começaram a ler? Das primeiras desilusões? Dos livros que não vos cativaram nada? De querer comprar um livro e não saber por onde começar a escolher porque nem os títulos nem os autores vos eram familiares? Acredito que é nesta fase que potenciais leitores desistem. No processo de descobrir que tipo de livros nos dão prazer, lemos tanta porcaria que não nos diz nada que acabamos frustrados. E é nisto que atribuo alguma culpa às professoras que não souberam incentivar os alunos e indicar-lhes livros que possam gostar. 

Posso assumir que um professor de Português está minimamente familiarizado com os novos lançamentos, com aquilo que os jovens andam a ler, que autores são mais falados.... Porque não perguntam aos alunos que tipo de filmes ou séries gostam de ver para fazer recomendações que se encaixem nesses géneros? Não quero com isto dizer que o método seja infalível e que todos os alunos do secundário saem de lá leitores ávidos. A minha questão é que nunca tive um professor que se preocupasse. Quantos dos meus colegas não levaram opiniões copiadas para as aulas? Quantos se limitaram a fazer resumos retirados de blogues? Parece-me que ao invés de incentivar a leitura, andamos a incentivar o plágio. 

4 comentários:

  1. Olá Sofia!
    Excelente tópico!!
    Em casa, desde pequena, a minha mãe de vez em quando oferecia-me livros. Daqueles infantis e juvenis. Passei também uma fase em que não gostava de ler, algures talvez entre os meus 10-13 anos!
    Depois com os meus 13, ofereceram-me os livros As Brumas de Avalon e adorei!!
    Mas lá está, as leituras da escola sempre achei chatas e nunca tive nenhum professor que nos incentivasse à leitura. Diga-se também de passagem que os programas deixam muito a desejar e que acho que seria muito importante dar-se mais gramática e por exemplo apreendermos a fazer resumos do que andarmos a analisar poemas e tal.
    Ah sim, essa de resumos retirados de blogues. Já cheguei a ter comentários do tipo "não tem nenhum resumo do livro? Precisava para fazer um trabalho para a escola." ou "obrigada pela opinião pois precisava para a escola"... Não é para isso que escrevemos opiniões :/
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Estou chocada... A sério que tiveram lata para te pedir resumos e ainda dizer que era para a escola??? Há gente para tudo, realmente...

      Por acaso há uma coisa que não referi no post mas que vem a propósito do teu comentário. Nós temos um "estaminé" aberto e tudo aqui escrevemos (excepto as informações editoriais) é nosso, é propriedade intelectual. Já é mau de mais quando se vê opiniões plagiadas noutros blogues, mas pensando nos alunos das escolas, sabemos lá que mais se faz com o que por aqui escrevemos.

      Claro que não é para isto que escrevemos opiniões!

      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sofia
    Nunca tinha pensado muito nisto, mas concordo contigo. Os professores não se preocupam em incentivar a leitura, em ajudar os alunos a começarem a gostar de ler.
    No meu caso sempre me lembro de gostar de livros, desde os interativos para crianças até à literatura em si, apesar de nunca ter tido contato direto com pessoas com o hábito da leitura.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      É verdade, parece que nos criticam (nos = aos jovens) por não termos hábitos de leitura mas ninguém nos incentiva a dar o primeiro passo. Claro que há pessoas que gostam de livros porque faz parte de si, mas também há quem aprenda a gostar...

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)