Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Desafio cumprido - Plano Detox de 21 Dias


Posso não ter sido tão assídua nas publicações sobre este tema como gostaria, mas a verdade é que os 21 dias passaram a correr. Para quem não se recorda, no início do mês propus-me a testar o Plano Detox de 21 Dias, de Cláudia Cunha, editado recentemente pela Esfera dos Livros. A adaptação não foi nada fácil. Cortei com tanta coisa que já fazia parte do meu dia a dia e que muitas vezes consumia sem sequer me aperceber. Aquele gesto de abanar o pacote de açúcar e vertê-lo para dentro da chávena de café já era feito em piloto automático. E só me apercebi da banalidade desse gesto quando, neste período de 21 dias, o primeiro gole no café tinha um sabor estranhamente agradável. Resultado? Trocar de café com alguém da mesa que ainda não tivesse posto açúcar ou pedir um novo... 

Mas lá me habituei ao verdadeiro sabor do café e confesso que já não faço tantas caretas! O mais engraçado é aperceber-me que, depois de sentir o sabor amargo, beber um pouco de água faz com que ela pareça doce. O nosso paladar é uma coisa tão estranha.... 

Tive, no entanto alguns contratempos ao seguir o plano alimentar, tal como referi neste post. O facto de fazer algumas refeições no trabalho não me permitiu testar todas as receitas do livro e as que continham ovos na confecção também foram evitadas, por causa dos meus valores elevados de colesterol. Ainda assim, consegui usar a maioria das receitas do pequeno almoço, almoço e por vezes do lanche. Quanto às  de jantar, só mesmo nos dias de folga. Comecei o plano com 66kg, e após a última pesagem de ontem de manhã, verifico que consegui perder 4kg (uma média de 1kg por semana). Não foi um resultado excelente, mas foi um resultado com que me sinto satisfeita, tendo em conta as circunstâncias. A perda de peso não se reflectiu particularmente no meu volume, pelo que não reduzi o número das minhas calças. Mas noto-as mais largas, especialmente as da farda. Certamente que se conseguisse aliar o plano à prática de exercício frequente, os resultados seriam mais notórios. 

A celulite também reduziu visivelmente porque não estou a armazenar aquelas gorduras saturadas de que o meu corpo não precisa. Ajudaria se bebesse a dose recomendada de água diariamente, mas ainda não arranjei um método que me obrigue a beber água com regularidade sem que o faça por pura obrigação (perceberam a redundância da frase?). 

Quanto às noites mais bem dormidas, que a autora "promete" conseguir com este plano, juro que foi um aspecto da dieta que não levei mesmo nada sério. Há anos que não sei o que é dormir uma noite seguida! Acordo por tudo e por nada... Seja porque o gato se veio deitar aos meus pés, seja para me virar para o outro lado da cama, ou só porque sim.... O sono leve obriga-me a acordar de duas em duas horas, todas as noites. Então imaginem o meu espanto quando comecei a acordar só às 7h da manhã!! E digo 7h horas  da manhã porque é a hora a que as minhas vizinhas se levantam e começam a fazer barulho - não há sono profundo que lhes resista! Isto aconteceu uma vez, e outra passado alguns dias, mas ultimamente tem sido recorrente. Pensei que talvez andasse mais cansada, mas isso nunca me impediu de acordar ao longo da noite. Se por um lado é porreiro acordar às 2h da manhã e perceber que ainda tenho muitas horas de ronha pela frente, por outro é péssimo não conseguir descansar totalmente. Confesso que este foi o efeito do plano que me deixou mais surpreendida, muito mais do que perder os tais 4 quilinhos. Que se lixem os quilos a menos quando posso dormir uma noite seguida!!

Consequentemente, alguns alimentos que não consumia passaram a fazer parte da rotina:

Nabo - O nabo é aquela coisa sem sabor camuflada entre as batatas do cozido à portuguesa brrrrr.... Nunca me tinha lembrado de o usar como substituto da batata nas sopas. Para isso costumo usar courgetes, mas o nabo revelou-se uma boa alternativa. 

Beringela - nunca tinha usado, simplesmente.

Sementes - de sésamo, de girassol, de chia... Para além de ajudarem a disfarçar o amargo dos iogurtes naturais, também vão bem salteadas em saladas ou sobre carne grelhada (especialmente as de sésamo). Não é que isto fosse novidade para mim, mas nunca o tinha posto em prática.

Frutos secos - Os benefícios dos frutos secos também não são segredo nenhum, mas para mim, que tenho sempre alguns problemas com o colesterol, são uma mais valia. Comecei a consumir pequenas doses diárias, entre as refeições para me impedir de sentir fome. Amêndoas com pele, avelãs, nozes... 

Concluídos os 21 dias do plano alimentar, percebo que o trabalho ainda não terminou. Muito pelo contrário. Depois de fazer o detox ao açúcar e de sentir os primeiros resultados do mesmo, o verdadeiro desafio vai ser manter esta rotina. Mas parece-me que vou recorrer a este livro com frequência à procura de receitas, especialmente de sopas. Adorei as sopas :)

Ainda quero fazer uma opinião mais detalhada do livro, mas ficará para outro post que este já vai longo :)

7 comentários:

  1. Gostaste da dieta ?
    Eu também quero, sem dúvida, perder uns quilos e estou a pensar seriamente em seguir um livro deste tipo :D beijinhos Sofia .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bia,

      Sim, gostei. O plano tem algumas receitas mais elaboradas ou com ingredientes que não se encontram facilmente nesta altura. Como as amoras, por exemplo. Mas consegui substituir por outras mais simples ou acessíveis no livro. O importante é mesmo cortar no açúcar e nos alimentos processados e isso consegues sem dúvida com este plano alimentar.

      beijinhos :)

      Eliminar
  2. Olá, Spi,

    Fiquei ainda mais curiosa! Acho que depois te peço umas dicas...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. OOOh também quero ;) perder 4 kilos em menos de um mês é fantástico ;) e também preciso urgentemente de fazer um detox ao açucar. sou um desastre com doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana :)

      É verdade, foi uma pequena vitória. E digo pequena porque acredito que se tivesse conseguido seguir tudo certinho e aliar a desporto, o resultado tinha sido muito melhor. Mas recomendo o plano :)

      beijinhos

      Eliminar
  4. Parabéns Sofia!! =D
    Foi um excelente resultado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)