Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Direito de autor – Que futuro na Era Digital?


Direito de Autor – Que futuro na Era Digital?
AA.VV
15x23
160 páginas
13,00 €
Não Ficção/Ensaio
Nas livrarias a 20 de Abril
Guerra e Paz Editores

O aumento brutal da pira­taria online a que se tem assistido nos últimos anos levanta questões relevantes, agora equacionadas no livro Direito de Autor – Que futuro na Era Digital?, uma recolha única de ensaios de juristas, advogados, magistrados e figuras das indústrias culturais. Neste livro que a Guerra e Paz edita, com a apresentação e coordenação de José Jorge Letria, 16 especialistas pronunciam-se sobre o futuro da arte e da cultura numa altura em que a Era Digital levanta novas questões no que diz respeito ao direito de autor. Qual a relação entre estas realidades? Qual é o papel da justiça e como deve agir?
A par da destruição de empregos nas indústrias criativas e da comunicação social, enquanto os trabalha­dores culturais se vêem impedidos de cobrar a remune­ração pelas suas criações a que legitimamente têm direito, a justiça tarda em responder e a legis­lação vigente torna-se obsoleta em relação às inovações ci­bernéticas, que surgem a um ritmo estonteante. Vive-se um momento de mudança de paradigma, com as suas vítimas e vencedores, que importa estudar e compreender, para assim se poder agir e minimizar os seus efeitos perversos. O direito de autor assume, assim, uma particular relevância neste contexto. Uma realidade para conhecer no livroDireito de Autor – Que futuro na Era Digital?, que está disponível a partir de 20 de Abril.

Sinopse

Assiste-se nos últimos anos a um aumento brutal da pira­taria online, a par da destruição de empregos nas indústrias criativas e da comunicação social, enquanto os trabalha­dores culturais se vêem impedidos de cobrarem a remune­ração pelas suas criações a que legitimamente têm direito. Ao mesmo tempo, a justiça tarda em responder e a legis­lação vigente torna-se obsoleta em relação às inovações ci­bernéticas, que surgem a um ritmo estonteante. Vive-se um momento de mudança de paradigma, com as suas vítimas e vencedores, que importa estudar e compreender, para assim se poder agir e minimizar os seus efeitos perversos. O direito de autor assume, assim, uma particular relevância neste contexto.
Qual a relação entre estas realidades? Qual o futuro da arte e da cultura? Qual é o papel da justiça e como deve agir? Neste volume, recolhem-se ensaios de juristas, advo­gados, magistrados e figuras das indústrias culturais, procu­rando responder a estas questões.

Autores

Alexandre Dias Pereira
Carlos Miguel Madureira
Filipa Iglésias
Francisco Pinto Balsemão
João Palmeiro
Leonor Chastre
Manuel Lopes Rocha
Maria Vitória Rocha
Nuno Gonçalves
Patrícia Akester
Pedro Velasco Martins
Pedro Verdelho
Vanda Guerra
Vitor Castro Rosa
Manuel Oehen Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)