Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 1 de abril de 2016

*Divulgação* A Ponte Inevitável




Luís F. Rodrigues

15x23

288 páginas

18,00 €

Não Ficção/História/Arquitectura

Nas livrarias a 6 de Abril
Guerra e Paz Editores


A 6 de Agosto de 2016, a Ponte 25 de Abril comemora 50 anos. Ponte Salazar, Ponte sobre o Tejo, Ponte 25 de Abril, esta é uma ponte cuja história começa muito antes de ter sido construída. Uma história com 140 anos, contada pela primeira vez em A Ponte Inevitável, de Luís F. Rodrigues.
A origem daquela que é uma das imagens mais fotografadas da cidade de Lisboa – um dos seus ex-líbris -  data de 1876, no momento em que o engenheiro Miguel Pais propôs a construção de uma rudimentar ponte de ferro entre Lisboa e Montijo. Este é também o livro dos 90 anos que decorreram desde que se avançou com o sonho de unir Lisboa e a Margem Sul, até ao momento em que a ideia se transforma em realidade. E é, claro, o livro da história dos 50 anos da ponte que já foi Salazar e hoje se chama 25 de Abril. É uma ponte com um historial abrangente que ultrapassa não só Salazar, como o Estado Novo, a Democracia e até Portugal, projectando-se como uma imagem universal. Este é um livro de histórias, algumas dramáticas, outras divertidas, sem esquecer os aspectos económicos, sociais e culturais da construção de uma travessia do Tejo.
A Ponte Inevitável é ainda uma homenagem aos decisores, construtores e utilizadores da Ponte 25 de Abril. Um livro que conta histórias inéditas, eventos e peripécias de uma imagem que faz parte do imaginário colectivo de todos os portugueses. Chega às livrarias a 6 de Abril.

Sobre o autor

Luís F. Rodrigues. Nasceu em 1976, no Barreiro. Licencia­do em Arquitectura do Planeamento Urbano e Territorial e mestre em Orde­namento do Território e Planeamento Ambiental, desenvolve a sua actividade profissional como urbanista em Lisboa. Dedica-se ainda ao estudo de história, arte e ciência das religiões, sendo autor dos livros Open Questions: Diverse Thinkers Discuss God, Religion & Faith (ABC-CLIO, 2010), História do Ateísmo em Portugal (Guerra & Paz, 2010) e Manual de Crimes Urbanísticos (Guerra & Paz, 2011).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)