Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 11 de abril de 2016

O Executor, Lars Kepler

Custa-me a acreditar que já lá vão quase 3 anos desde que li O Hipnotista, o primeiro livro da série Joona Linna, escrito pelo casal nórdico conhecido por Lars Kepler. Foi um livro que me empolgou da primeira à última página e cujo suspense se manteve ao longo da leitura. Mesmo os pormenores que pareciam não encaixar na história, foram rematados de forma genial. Há qualquer coisa especial nos policiais nórdicos, não é?

Joona Linna, o brilhante detective finlandês, é chamado a casa de Carl Palmcrona, para decifrar a estranha morte do empresário. Suspenso no ar por uma corda de nylon e apenas com a pasta de trabalho caída a seu lado, o caso é arquivado como um estranho suicídio. Simultâneamente, num iate à deriva é encontrada uma jovem rapariga, sentada na cama do camarote, com indícios de ter sido afogada na água do mar, mas sem qualquer vestígio de água salgada na pele ou na sua roupa. A jovem, Viola Férnandez, foi confundida com a sua irmã Penélope, uma famosa pacifista que foge agora numa corrida alucinante, juntamente com o seu namorado Bjorn, de um executor contratado para os assassinar. 

Joona Linna, juntamente com a agente dos serviços secretos Saga Bauer, faz de tudo para encontrar e resgatar Penélope e Bjorn. Mas quando descobre o motivo da caça ao casal, Joona sabe que ainda há muito por desvendar: uma fotografia. Uma fotografia onde um grupo de empresários festeja animadamente, com um quarteto de cordas em pano de fundo, e que poderia não ter qualquer significado, não fosse Carl Palmcrona a segurar a taça de champanhe. 

Uma vez mais, adorei a mestria com que Lars Kepler nos prende a um enredo um tanto macabro. Mas em alguns momentos senti que a história se alongava demasiado, apesar de perceber que tudo o que li era necessário para chegar ao final. Um final fraquito, por sinal. Não sei bem como, mas esperava mais desta dupla. 

Joona Linna é um homem estranho. Acompanhamo-lo ao longo de dois livros e mesmo assim, sabemos tão pouco a seu respeito. Adorava perceber qual é o papel de Disa no meio disto tudo. Sempre que ela surge em algum ponto da história, aborrece-me. A relação de amizade entre os dois um bocadinho estranha e percebe-se que há ali algum segredo que os impede de ser algo mais. Epa, mas a Disa é uma seca! Espero que de futuro ela me prove que estou errada.

Não querendo fazer planos que certamente não vou cumprir, espero conseguir ler o terceiro livro da série brevemente (e quando digo brevemente, quero dizer "nos próximos 3 anos").


O Executor, de Kepler, foi o livro que me acompanhou ao longo da Maratona de Páscoa. Em consequência à minha "não tão boa como eu queria" prestação, não consegui terminar a leitura a tempo de o incluir na categoria "Livro sobre Crime(s)". No entanto, ao terminar no início de Abril, vou incluí-lo na categoria "um livro com a acção localizada na nossa época", do Desafio Inverso.

Já leram alguma coisa de Lars Kepler? Sabem se os livros seguintes mantêm a qualidade dos primeiros? Contem-me tudo!

6 comentários:

  1. Olá, Spi,
    Já, 3 anos?! Como o tempo passa... Espero que consigas lê-lo num espaço de tempo mais curto :p

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su!

      Sim, 3 anos. Fará em Setembro 3 anos que me ofereceste o livro. Também pensei que fosse há menos tempo... Espero que sim, vou aproveitando as temáticas de policiais :D

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Tenho muita curiosidade com este autor.
    Tenho mesmo que o ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Tenho a certeza que vais adorar o Hipnotista. É daqueles policiais que custa a pousar o livro. Este também é bom, mas há ali qualquer coisa que não funcionou tão bem.

      beijinhos e boas leituras :)

      Eliminar
  3. Olá Sofia,
    Tal como a Isa, também tenho muita curiosidade no autor mas... como ler tudo o que se quer? =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)