Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Plano Detox 21 dias - Ponto de Situação

Tinha planeado fazer uma actualização ao fim da primeira semana do plano, mas a verdade é que fiquei um bocadinho desconfiada com os resultados obtidos e achei melhor esperar mais um pouco antes de escrever alguma linha. Há 15 dias que cortei no açúcar e a minha vida não acabou :D

Quero começar por vos contar que, apesar dos meus esforços, não estou a seguir o plano a 100%. Passo a explicar! Eu trabalho num hotel onde não me pagam subsídio de alimentação porque tenho a possibilidade de fazer por lá as minhas refeições. Por muito que eu queira que seja doutra forma, não dá mesmo. Ainda para mais, os ordenados estão frequentemente em atraso e nem sempre recebemos o mês completo, portanto não ter que comprar comida frequentemente é uma grande ajuda no orçamento. Posto isto, as únicas refeições que faço em casa são o pequeno-almoço, almoço e por vezes o lanche e aí sim, aproveito para aplicar as receitas do plano alimentar. Ao jantar tenho que adaptar consoante o que me for servido no trabalho. Sopa, carne ou peixe e substituir o arroz ou as batatas fritas do acompanhamento por salada ou macedónia. É o melhor que consigo nestas circunstâncias. 

No entanto, à parte das refeições, tenho conseguido cortar nos açucares. Os primeiros dias foram horríveis! Estraguei logo tudo com um café amargo a meio da primeira manhã. Céus, café sem açúcar é intragável.... Foi coisa para me deixar mal humorada o resto do dia. Mas com o passar dos dias fui insistindo e apesar de continuar a fazer caretas ao primeiro gole, quando vou chegando ao fim da bebida, já não me faz diferença. Percebi que é uma questão de treinar o paladar, mas não só. Também depende da marca do café e prontamente fiz uma lista mental dos bares onde o café é mais amargo e desde então evito-os. E cortei com café depois de jantar porque não suporto o sabor amargo do café hotel. Substituí-o por chá verde. 

Os piores dias para seguir o plano têm sido as folgas.... O facto de estar em casa, com fácil acesso à cozinha, é uma tentação. Lá vou enganado a fúria do açúcar com chá disto ou do outro, ou leite ou iogurtes naturais, mas a verdade é que durante os dias de trabalho não tenho estes desejos. E piora quando estou a ler. Adorava perceber porque raio a minha mente começa a saltitar para os biscoitos, pudins de Boca Doce, Arroz doce.... Aquela ideia de acompanhar a leitura com uma bebida quentinha é muito sugestiva....

Apesar de não estar a seguir o plano alimentar à risca, por causa da questão dos jantares, a verdade é que notei diferenças logo na primeira semana. As calças da farda começaram a ficar largas e dei por mim a puxá-las para cima com alguma regularidade. Também fiquei com a sensação de que a celulite tinha reduzido um pouco. Mas lá está, ao fim de apenas uma semana e não estando a fazer tudo certinho e direitinho, achei que seria tudo fruto da minha imaginação.... E por curiosidade lá me pesei: 65kg. Tinha perdido um quilo. 

Esta semana a cena repetiu-se. Olhei para o espelho e vi claramente que a celulite estava a diminuir. Quanto às calças da farda (que continuam a escorregar), lembrei-me que tenho um segundo par mas de um número abaixo do meu. Obviamente não me serviam e continuam a não servir. No entanto, não passavam nas coxas e agora já passam, apesar de continuar a não conseguir apertá-las. Pequenas vitórias, não é? E pesei-me novamente: 64kg!! 

Falta 1 semana :)




5 comentários:

  1. Eh lá, spi! São resultados :D eu tenho-me portado muito mal em relação a bolachas (e bolicaos em prmoção!), e noto a perna a voltar à "rechunchudísse". É impressionante como o corte só em lanche e pequeno-almoço já faz diferença, muito bem! Continua! Eu tenho sido linda com a canela no café. Bebi um com açúcar uma vez e ja o achei demasiado doce.

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São pequenos mas estão cá :D

      Opa, a minha perdição ultimamente são as tortas de morango do pingo doce, de imitação da dancake. Antes de começar o plano cheguei a andar dois e três dias a pensar nas tortas e só descansava quando ia comprar. Continuo a pensar nelas, mas agora não dá para ceder! Resiste aos bolicaos!!!!

      Oh su e tu estás mais para em casa, sei como isso é. Olha, ainda bem que te adaptaste à canela e que já estranhas o açúcar no café. Acontece-me o mesmo com os chás. Aprecio-os muito melhor ao natural :)

      beijinhos

      Eliminar
  2. Boa Sofia! É sempre bom vermos resultados! Estás no bom caminho!!
    Bebo café sem açúcar mas não o cortei radicalmente. Primeiro reduzi para metade do pacote, depois passado uns 2 meses passei para 1/4 e depois reduzi mais um pouco... até não colocar nada.
    Mas sim, há sítios onde o café é mais amargo mas pronto, uma pessoa bebe e faz uma careta eheheh
    Continua!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Já tentei várias vezes fazer como tu, mesmo antes de começar o plano mas aconteceu-me com alguma frequência verter o pacote do açúcar todo sem sequer me aperceber. No meio da conversa e tal, pego no pacote, verto mexo o café e quando levo à boca é que percebo o que fiz... Então teve que ser radical...

      Quando aos resultados, apesar de pequenos, são motivadores. Faltam 5 dias para terminar o plano, mas quero continuar a cumprir estas novas regras no meu dia a dia.

      Obrigado :)
      beijinhos!

      Eliminar
    2. Oh sim, isso também me aconteceu alguma vezes. Aliás, já depois de andar uns tempos a beber sem açúcar, estava tão distraída que *pimba* pacote todo lá para dentro, mexi e só quando bebi é que estranhei o sabor =P
      Claro que sim! É bom sinal =)
      Beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)