Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Vou testar plano detox de 21 dias! *Apresentação do Projecto*

No meio de Março, ao receber a Newsletter da Esfera dos Livros, reparei num Plano Detox de 21 dias que me chamou a atenção.



Eu já contei a minha história por aqui, mas de uma forma muito sucinta, depois de um ano e meio a trabalhar de madrugada, sem regras e horários certos para me alimentar, eu engordei. Claro que há pessoas que sofrem mais com este tipo de problema que eu, mas foi o suficiente para me sentir incomodada com o meu corpo. Passei dos 58kg, para os 69kg, assim do nada... E esta mudança de peso reflectiu-se não só no excesso de peso, nas calças maiores e na minha auto estima, mas acima de tudo, nos valores das minhas análises, especificamente no colesterol que apesar de estar sempre alto (no meu caso é um problema genético), atingiu valores assustadores. 

Então resolvi mudar as coisas. Comecei a ser acompanhada por uma nutricionista e a fazer desporto com alguma regularidade. Primeiro apostei em caminhadas e com o tempo e a prática passei a correr, apesar de nunca ter tido muita resistência física. Mas esforcei-me e consegui reduzir o peso até aos 62 kg. Foi uma pequena vitória. 

Mais tarde fui trabalhar para o restaurante do hotel e rapidamente deixei de conseguir ir correr porque o horário era repartido. Levantava-me cedo para servir pequenos-almoços e deitava-me tarde depois dos jantares. O tempo ali pelo meio era usado para fazer as tarefas domésticas e para descansar um bocadinho. E depois havia a questão da comida. Não recebo subsídio de alimentação porque posso fazer as refeições no trabalho e por muito que tente escolher os alimentos mais saudáveis dentro do que nos é servido, nem sempre temos opções muito saudáveis. 

Este ano mudei de posto, tenho horário seguido e passo mais tempo longe da cozinha - o que ajuda muito - e queria tentar fazer um novo plano alimentar. E assim, propus à editora aplicar o plano do livro Doce Veneno e partilhar a minha experiência. Já tenho o livro e nos últimos dias tenho lido a parte inicial onde a autora faz a introdução ao plano, explica os objectivos e refere os efeitos nocivos do açúcar na alimentação e na saúde. Há muito que tento reduzir o meu consumo de açucares. Nos chás, nos iogurtes, nos bolos.... Mas depois há o café, que tem sempre que levar um bocadinho.... E os alimentos processados que compro quando dou um pulo ao Pingo Doce e aproveito para trazer "qualquer coisinha rápida" para o almoço.

Comecei hoje a seguir a instruções do livro e posso dizer-vos que começar o dia com um café amargo é coisa para me deixar zangada o resto da semana... E ainda mais com esta chuva!

O livro está muito bem preparado para nos acompanhar ao longo do plano, permitindo até registar  as nossas dificuldades, as mudanças de humor e o mau-estar físico inicial. A minha ideia é pegar nessas anotações e ir partilhando semanalmente como estão a correr as coisas.

Reforço apenas que o plano não é específico para perder peso, apesar de se esperar que seja um dos seus efeitos naturais. O que se pretende é eliminar os açucares da alimentação diária, de modo a que não tenhamos aquela vontade súbita de comer porcarias. Ainda assim, para ficar registado, neste momento o meu peso ronda os 66 kg, veremos como estará daqui por 21 dias :)


6 comentários:

  1. Olá Sofia!
    Antes de mais, parabéns pela iniciativa e espero que consigas. Vou acompanhar a tua evolução com bastante interesse e quem sabe se não é uma forma de também me incentivar.
    Força!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Olha digo-te que já que o dia de ontem não foi muito fácil, mas hoje até não está a custar tanto. Acho que também ajuda não estar em casa e a imaginar gulodices para comer (eu ontem estava de folga).

      Espero conseguir chegar ao fim e incentivar-te :)
      Obrigado,
      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, Spi,
    Força! Vai correr bem :D como já tinha comentado, gosto muito deste teu projecto e tenho a certeza que quando o terminares já te habituaste a mudanças bem mais saudáveis. Por acaso, ensinaram-me este fim-de-semana a substituir o açúcar por canela no café! Sabe muito bem e são menos umas colheres por dia...

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su,

      Espero que sim, seja apenas uma questão de hábito... Ontem o dia foi tão mau. Além de ter começado por um café sem açucar, passei o dia todo a olhas para os biscoitos que a minha mãe me deu na páscoa. Grrrrrr Sim, posso escondê-los, mas queria resistir à tentação lol

      Fica anotada a sugestão da canela. Logo à noite já experimento. Ainda por cima o café do hotel é mais amargo :S

      Eliminar
  3. Boa sorte Su,

    Não vou ajudar nada com o que vou dizer mas... eu adoro doces e não vivo sem eles. (Risos)
    No entanto, fico a torcer por ti nesta tua meta pessoal e lembra-te da velha máxima: um passo de cada vez! :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Denise,

      Não ajuda, não!! Grrr Mas por acaso não me está a custar assim tanto. O primeiro dia foi para esquecer. Mas entretanto comecei a substituir as coisas que não conseguia comer sem açúcar, como o café por exemplo. É coisa para me deixar de mau humor, então troquei por chá verde. Muito mais fácil :)

      Só te digo que se a dieta não der algum resultado, no fim dos 21 dias vou comemorar com alguma coisa bem calórica hihihihih

      Obrigado!
      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)