Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 31 de maio de 2016

Leonor Xavier lança livros de entrevistas com os maiores do Brasil e de Portugal - quinta-feira, El Corte Inglés


Leonor Xavier reúne um conjunto de 18 entrevistas com alguns dos mais notáveis brasileiros com fortes relações com Portugal e de alguns portugueses que amaram o Brasil. Do poeta Carlos Drummond de Andrade à actriz Fernanda Montenegro,  do músico Caetano Veloso ao pintor Júlio Pomar, passando pela escritora Nélida Piñon e pelo cantor Sérgio Godinho. Do casal de escritores Zélia Gattai e Jorge Amado ao cantor Roberto Leal, estão são conversas cheias de história que demonstram o passado comum contruído nas últimas décadas pela cultura portuguesa que a autora, jornalista e escritora de profissão, foi construindo com as suas entrevistas. 

"Acreditei e já perdi a fantasia de uma nação luso-brasileira de espírito, à qual todos os que tivemos a sorte de experimentar os dois países pudéssemos pertencer. Por essa fantasia, vivi anos a escrever sobre Portugal no Brasil e sobre o Brasil em Portugal. Neste livro, alinhado por ordem alfabética, são os nomes de batismo a formar a sequência dos entrevistados. Porque é a vida privada que vou espreitando através do discurso direto, e a primeira pessoa do singular que tento guardar intacta no texto. E o desvio da formalidade para a linguagem coloquial, com as suas entoações, as suas perplexidades, as suas incursões no passado, os seus momentos de emoção.” 

Licenciada em Filologia Românica, Lenor Xavier viveu no Brasil entre 1975 e 1987.No Rio de Janeiro, foi correspondente do Diário de Noticias, colaboradora da revista Manchete e do Jornal do Brasil, redatora do jornal Mundo Português. Por duas vezes recebeu o Prémio de Melhor Jornalista da Comunidade Portuguesa no Rio de Janeiro e, em 1987, foi-lhe atribuída a Ordem do Mérito, pelo seu trabalho sobre temas luso-brasileiros

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)