Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Presidente da República na apresentação de livro sobre o desafio do envelhecimento em Portugal - quarta, 11, às 18h30

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, estará presente  na próxima quarta-feira, 11 de maio, às 18h30, na Leya na Buchholz, para a sessão de lançamento do livro Os Sonhos não Têm Rugas (Oficina do Livro), escrito por três dirigentes da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!): Maria do Rosário Gama, António Bethâmio de Almeida e Ângela Dias da Silva. A obra será também apresentada pelo cineasta António-Pedro Vasconcelos.

Com prefácio de José Pacheco Pereira, o livro aborda o desafio do envelhecimento em Portugal, país onde existem dois milhões de habitantes com mais de 65 anos (586 mil das quais com mais de 80). Com base nos testemunhos dos muitos associados, ao longo do livro reflecte-se sobre o que é ser velho em Portugal. A associação percorreu o país, ouviu desabafo e acumulou relatos: de solidão e desalento, mas também de realização, esperança e renovação. A crise dos últimos anos reflectiu-se nas suas vidas e, em muitos casos, alterou drasticamente as expectativas e os planos que tinham reservado para quando deixassem de trabalhar. Foi neles que se basearam para apresentar as histórias que integram este livro sobre o desafio do envelhecimento em Portugal.

Sinopse

Qual é o momento em que alguém se sente velho? Quando chega a carta a confirmar a reforma e há lugar a uma dúvida nova: o que vou fazer, agora que tenho tempo? Quando alguém se levanta para nos dar o lugar num transporte público? 
Em Portugal, o número de pessoas com mais de 65 anos ultrapassa já os dois milhões (586 mil das quais com idade superior a 80 anos). São muitas e serão cada vez mais. A esperança média de vida não pára de subir.
A crise dos últimos anos reflectiu-se nas suas vidas e em muitos casos alterou drasticamente as expectativas e os planos que tinham reservado para quando deixassem de trabalhar (antes ou depois dos 65 anos).
Como é ser velho, hoje, em Portugal? A resposta é dada pelos olhos da APRe!. A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados percorreu o país, ouviu desabafos e apelos. Acumulou relatos: de solidão e desalento, mas também de realização, esperança e renovação. Foi neles que se baseou para apresentar as histórias que fazem este livro.
Um dia, acorda-se e é-se idoso. Aquele que tem bastante idade. Velho? Não necessariamente.

Sobre as autoras

Maria do Rosário Gama nasceu em 1949, em Nisa. Licenciada em Biologia, professora, era directora da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, quando se aposentou. É presidente da APRe!, Aposentados, Pensionistas e Reformados.
 
António Betâmio de Almeida nasceu em 1947,  em Lisboa. É licenciado em Engenharia Civil e Professor Catedrático (Emérito) da Universidade de Lisboa (Instituto Superior Técnico). Faz parte da direcção da APRe!
 
Ângela Dias da Silva nasceu em 1954, em Machio - Pampilhosa da Serra. Licenciada em Sociologia, a sua carreira profissional foi na Polícia Judiciária, onde exerceu o cargo de inspectora-chefe até 2006. Faz parte da direcção da APRe!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)