Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Um livro de sonho e riso é que é a bandeira de um povo

A mostrar image001.jpg
Quem Me Dera Ser Onda

Manuel Rui
15x23
104 páginas
12,90 €
Ficção/Romance
Nas livrarias a 7 de Setembro
Guerra e Paz Editores | Clube do Livro SIC

Quem Me Dera Ser Onda é um romance. Mas devia, e muito bem, ser a bandeira de Angola. Por ser um livro de esperança e sonho. Por ser um livro de um humor radioso, cheio de situações inesperadas que nos fazem rir perdidamente. Um riso feito de amor às personagens, um riso que desarma a prepotência, um riso que desarma a burocracia e o legalismo obstinado, um riso que desarma o poder sem escrúpulos. Afinal, o riso é a mais poderosa das armas, sobretudo se vier associado ao sonho e à inteligente ingenuidade de duas crianças. Este livro é, por isso, mais do que um romance, é uma onda irresistível! Como disse Manuel Rui, o autor: «O título do livro é essencial, porque o desejo de ser onda é exactamente o desejo de ser aquilo que não pode ser amarrado, preso.»

Com a frescura das histórias que nos encantam como se fosse a primeira vez, Quem Me Dera Ser Onda, romance do angolano Manuel Rui, é o novo título do Clube do Livro SIC. Conta a paixão de duas crianças, Zeca e Ruca, pelo porquinho que o pai e a mãe criam, às escondidas, no sétimo andar de um prédio numa Luanda em guerra e escassez de comida. Os mais velhos querem comê-lo, os miúdos, utópicos, querem salvá-lo. Este é um livro belíssimo, um romance excepcional, que regressa a 7 de Setembro às livrarias portuguesas, depois de quase uma década esgotado. Agora pelas mãos da Guerra e Paz

Delirantemente divertido e luminosamente redentor, Quem Me Dera Ser Onda, é um romance com uma escrita límpida que nos faz rir e chorar. Num mundo de esquemas, falsas aparências e escusos interesses, Zeca e Ruca tentam salvar o seu porquinho amado da morte certa, numa história com episódios de rir às bandeiras despregadas. Ainda há, neste perigoso mundo que nos cerca, lugar para a ingenuidade e o sonho. Quem Me Dera Ser Onda é um romance genuinamente angolano. Um romance que trata a língua portuguesa de forma magistral e criativa, que se converteu num clássico da literatura escrita em português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)