Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

domingo, 23 de outubro de 2016

The Strange Library, Haruki Murakami


Começo esta review com um alerta: não confiem nesta capa cor de rosa; não se deixem iludir pelas ilustrações que lembram livros antigos; nunca - nunca mais - deambulem por uma biblioteca.

The Strange Library, de Haruki Murakami, foi a minha prenda de anos "de mim para mim". Há imenso tempo que namorava esta edição no The Book Depository e quando entrou em promoção no final de Agosto, decidi que estava escolhido o meu presente. A edição é hardcover e está repleto de ilustrações retiradas de livros antigos da biblioteca de Londres (tenho quase a certeza que é Londres -  a Su tem o meu exemplar e não consigo confirmar) que podem ou não ir-se relacionando com a história. Se passarem pelo site podem encontrar uma edição mais barata em paperback, mas a capa não é tão bonita e pela diferença do preço, penso que esta compensa. Na minha estante enquadrada-se perfeitamente ao lado das edições portuguesas de Sono e Os Assaltos à Padaria.

A história começa de uma forma banal, à semelhança de outras histórias de Murakami que rapidamente enveredam por caminhos sombrios e surreais. Um jovem rapaz dirige-se à biblioteca para devolver alguns livros e aproveita para pedir outros tantos sobre a colecta de impostos no Império Octomano. Sabe Deus porque raio o Murakami se terá lembrado desta temática, logo para começar... O rapaz é encaminhado à porta 107 - que nunca tinha visto - onde um velhote lhe entrega alguns volumes sobre o assunto. O problema é que os livros só podem ser consultados dentro da biblioteca e como estava próxima a hora de encerramento, o rapaz oferece-se para voltar no dia seguinte, com mais tempo para os consultar. E é aqui que a história começa a descambar. O velho ofende-se com a atitude do rapaz, que não respeitou a trabalheira que um homem idoso teve para ir buscar os volumes enormes, e acusa-o de ser mal educado. O velho exerce desta forma uma certa chantagem emocional de que se vai valendo por diversas vezes ao longo da história para atingir os seus objectivos. 

Sem grande poder de decisão, o rapaz é encaminhado pelo velho para a sala de leitura que, como em qualquer biblioteca no mundo, fica na cave à mera distância de um labirinto de túneis escuros. E tudo isto poderia ser normalíssimo se no final do labirinto, em vez de uma sala de leitura, não estivesse antes uma cela onde o rapaz acaba aprisionado. 

Apesar de se tratar de um pequeno conto, encontrei neste livro de Murakami um universo mais sombrio do que estou habituada. Esqueçam lá o palhaço assustador d'Os Assaltos à Padaria! Em conversa com a Su, a quem entretanto emprestei o meu exemplar, percebi que o autor foi buscar o Sheep Man que surge no livro Em Busca do Carneiro Selvagem, que ainda não tive oportunidade de ler. Não sei se a personagem terá sido partilhada pelas duas histórias ou se haverá uma ligação mais significativa entre os dois livros. Ainda assim, esta história é fantástica. Na minha opinião, a mais bem construída destes livros mais pequenos de Murakami. 

A angústia acompanha-nos ao longo da leitura e é difícil não passar uma pontinha para a realidade. Desconfiem quando o vosso bibliotecário vos indicar que aquele livro que procuram está "no terceiro corredor, à esquerda". Sabe-se lá se isso não é código para alguma coisa.... A impotência do rapaz perante a chantagem a que o velho o submete lembrou-me aqueles conselhos das mães, tipo:  "não fales com estranhos, mesmo que te ofereçam doces." E até poderia aproveitar para dissertar um pouco sobre velhos maquiavélicos, crianças indefesas, cérebros suculentos ou a colecta de impostos do Império Octomano - tudo temas super interessantes - , mas no fundo não resisto a imaginar que o autor escreveu esta história para nos criar um medo inconsciente de bibliotecas, impelindo-nos a comprar os seus livros.

Ide antes às livrarias, onde não há velhinhos assustadores nem masmorras escuras!

Eu sei, a minha cabecinha funciona de uma forma estranha. Anyway....

Queria terminar com uma pequena review ao The Book Depository. Duvido que haja alguém por aqui não conheça o site, mas em todo o caso, trata-se de um site onde podem encomendar livros em inglês (muito mais baratos do que cá), com portes grátis mundialmente. Até há bem pouco tempo era preciso esperar cerca de um mês para receber as encomendas, no entanto desta vez só esperei 2 semanas. Não sei que upgrade fizeram no sistema de entregas, mas bato palminhas e agradeço a rapidez. Como referi, este livro contou como prenda de aniversário e à conta disto chegou cá mesmo na véspera, o que foi perfeito.

A encomenda trazia ainda um exemplar do livro The Muderer's Daughters, de R. S Meyers (que é uma das minhas leituras actuais) e foram ambos adquiridos com dinheiro recebido do Clixsense. Ou seja, não me custaram um tostão. 


Posts recomendados




9 comentários:

  1. Olá, spi,

    Que saudades de ler as tuas opiniões, antes de mais... Adorei esta! Realmente, a impotência do rapaz também me tocou. Coitado, que não queria ofender ninguém...
    Queria ir à biblioteca esta semana, mas.. hum, não sei :P
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su, também já tinha saudades de passar pelo blogue. Se bem que agora me sinto enferrujada a escrever, mas acabará por normalizar.Sim, é verdade, o rapaz acaba por fazer de tudo para não ofender ninguém, o que me faz ter ainda mais pena do final da história. Tu sabes...

      Se desapareceres por lá eu alerto as autoridades!

      beijinhos

      Eliminar
    2. Oki, fica combinado ;D

      hehe
      beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Parece mesmo uma história algo macabra. E um dia dou outra oportunidade ao Murakami, pois até já me recomendaste o rapaz sem cor ou algo assim. Talvez em 2017 ;)
    Mas olha, mesmo não tendo ficado fã do autor, gostei muito da tua opinião e deste-me um bocadinho mais de motivação para o ler =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Esta é particularmente macabra. Nem eu esperava algo assim do Murakami. Se te serve de consolo, Murakami não é um autor fácil de se gostar. Já deves ter reparado que as pessoas ora adoram ora odeiam... Mas sim, tenta pelo menos dar-lhe uma segunda oportunidade só para tirares as dúvidas. Referes-te ao "A Peregrinação do Rapaz Sem Cor" e sim, para uma segunda oportunidade esse livro é óptimo.

      beijinhos

      Eliminar
  3. Oie,

    É assim mesmo toca a publicar com regularidade e recomendaçao registada, tenho que voltar a ler este escritor ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Faz-se por isso. Este escritor é muito bom para ler depois de um livro mais pesado. Pelo menos comigo resulta.

      beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Sofia,
    Tenho alguma dificuldade em ler algo deste autor. O úncio livro que li dele não gostei nada. E desde aí que tenho algum receio de ler algo dele novamente.
    Pelo que contas esta não é mesmo história para mim. Mas ainda vou tentar ler algo novo dele. Quem sabe se não gosto mais?!
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isaura,

      Percebo o que dizes, com este autor os leitores dividem-se facilmente. Uns adoram, outros não gostam nada. Mas olha que podes ter começado pelo livro errado. Até eu que adoro Murakami, às vezes acabo desiludida. Já agora, qual foi? Eu costumo recomendar o Sputnik, Meu Amor a quem queira começar a ler alguma coisa de Murakami, mas mais por ser um livro barato. A história em si não é má mas chegas ao fim um bocado desconsolada. Experimenta A Peregrinação do Rapaz sem Cor ou o Norwegian Wood. São os meus favoritos. A trilogia 1Q84 também é excelente, mas são 3 livros e para alguém que já leu e não gostou muito já não aconselho.

      beijinhos e boas leituras

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)