Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

The Murderer's Daughters, R. S. Meyers

The Murderer's Daughters foi traduzido para português em 2010, pela Editorial Bizâncio, mas actualmente encontra-se esgotado e sem previsões favoráveis ao seu regresso às livrarias. Nem me lembro ao certo como é que descobri este livro - possivelmente através de alguma opinião no Booktube - mas desde então que não poupei esforços na procura de um exemplar. Ora estando esgotado, revirei todos os sítios habituais de vendas em segunda mão, mas sem sorte... E então acabei por comprar em inglês. 

As Filhas do Assassino é uma história dramática. Merry e Lulu ainda não completaram 10 anos quando a narrativa inicia, em 1971. Vivem com a mãe num pequeno apartamento de Brooklyn, onde o ambiente é pintado num tom cinzento, reflectindo as dificuldades monetárias e uma mãe que me soou um pouco depressiva.

Apesar de tudo o que o título do livro sugere, no início da história o pai é a única fonte de sustento e carinho das meninas. Mas a separação conflituosa e os ciúmes que ainda sente pela ex-mulher, levam-no cometer um crime horrendo, deixando as meninas desamparadas. Após o funeral da mãe, Lulu e Merry são acolhidas pela tia que é só a coisinha mais irritante que podia aparecer na história. Para além de se apoderar de todos os bens da irmã, recusando-se a partilhar o que seja com as meninas, trata-as não como as "filhas da sua querida irmã", mas como as filhas "daquele assassino horrível". E como se isso não fosse mau que chegue, também não se poupa a comentários maldosos à frente das sobrinhas e faz questão que percebam o quanto são indesejadas na sua casa.

A história acompanha as duas personagens nos momentos mais marcantes das suas vidas e como tudo se relaciona com as marcas deixadas pelo assassinato da mãe. Merry e Lulu encaram a situação de formas  diferentes e isso reflecte-se em diversas escolhas que tomam ao longo da vida. Desde o aproveitamento escolar, a escolha de carreiras, a vida amorosa... Tudo se interliga com a forma como escolhem aceitar ou ignorar o erro do pai.

The Murderer's Daughter's foi escrito com o intuito de nos recordar que há crianças que vivem numa realidade semelhante à de Merry e Lulu, presas nos erros dos pais e sem forma de se defender ou escolher o próprio caminho. São crianças que não têm culpa da situação em que se encontram, mas são "catalogadas" como tal. É um livro com uma mensagem poderosa e difícil de ignorar - ingredientes perfeitos para uma boa leitura. Inevitavelmente, acabamos por colocar-nos no lugar das duas meninas e questionar até que ponto conseguiríamos encarar a situação da mesma forma. Ou de uma forma totalmente diferente.

Tendo em conta que estou numa fase pouco dada a leituras, em que poucos livros me cativam, este destacou-se pela positiva. Ainda pensei que o facto de estar escrito em inglês fosse prejudicar a leitura, mas a escrita é acessível para quem domine minimamente a língua. Se por acaso tiverem a edição da Bizâncio esquecida nas estantes, está na altura de lhe tirarem o pó!

Quem já leu este livro, o que tem a dizer?



2 comentários:

  1. Olá Sofia,
    Não conhecia o livro mas adorei a tua opinião, que me deixou mesmo muito curiosa e com vontade de o ler.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Tenho a certeza que ias adorar este livro. Esperemos que a editora o reedite, mas caso contrário... não me chegou a 5 euros no The Book Depository :P

      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)