Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Algumas considerações sobre remover pessoas do Facebook

Certamente que todos fazemos aquela revisão esporádica da lista de amigos do Facebook (ou de outras redes sociais). Entre os que só lá estão a fazer número, há de tudo um pouco. Desde os que passaram por nós uma vez ou duas e resolveram enviar um pedido, os que não sabemos bem quem são mas por viverem na mesma localidade acabamos por aceitar, os que nunca vimos mais gordos mas têm amigos em comum (e assumimos que se calhar não estamos a ver bem quem é)... E depois há os que já fizeram parte da nossa vida em algum momento mas há muito que desapareceram da face da Terra (não literalmente, claro). Qualquer um se pode relacionar com isto, certo?

De vez em quando faz falta limpar o pó e dar uma arrumadela no Facebook e ainda há pouco tempo assinalou-se o dia de remover amigos indesejados. Coscuvilhar é um guilty pleasure de toda a gente e por muito que neguem, sabem que tenho razão! Mas às vezes dou por mim a receber notificações de pessoas que não me são nada e penso "Who cares???". Então lá fiz uma razia e não pensei mais no assunto. O pior é que há sempre alguém que volta a enviar um pedido de amizade. E em pouco tempo!

Não é a primeira vez que isto me acontece, mas por incrível que pareça, todas as vezes anteriores tiveram a mesma protagonista. Por isso, "incrível" é apenas uma maneira de dizer... 

Acho que nunca falei disto por aqui mas quando fui estudar para Évora, os meus pais acharam melhor que eu ficasse numa residência de freiras. Não por quererem controlar-me melhor - acreditem, havia lá muitas raparigas com pais extremamente controladores - mas por ter um preço acessível que me incluía não só o quarto como todas as refeições do dia. Tinham regras rígidas e por vezes (muitas vezes) metiam-se muito onde não deviam, mas se assim não fosse é que era de estranhar... Percebi rapidamente que as restantes raparigas dividiam-se em dois gangs rivais que de vez em quando se envolviam em trocas de galhardetes. Imaginem só: dois gangs e 3 freiras - a receita perfeita para uma comédia. Ou uma tragédia, que era mais o caso. E eu fui cair no meio daquilo, assim meio de pára-quedas.... Infelizmente no meu ano não entrou mais nenhuma rapariga, que certamente me facilitaria a vida... Ora, no meio daquilo tudo havia uma rapariga que se dava com todas, mas estava sempre um bocadinho à parte. E foi precisamente esta postura que eu tentei assumir, para evitar dramas. Sempre ouvi dizer que muita mulher junta dá barraca e é mais que certo. Inevitavelmente isso aproximou-nos.

E agora vou ser mázinha... Passado pouco tempo percebi que, ao contrário de mim, não era a rapariga que se mantinha à parte. Eram as outras que até a toleravam mas não lhe davam hipóteses para muito mais. E depois percebi que a rapariga tinha um parafuso a menos.... Consigo lembrar-me, por exemplo, de certa vez que me disse que os testes de gravidez dão resultados positivos no próprio dia em que se tem sexo desprotegido. E ao ver o meu ar meio desconfiado (meio indecisa entre fugir dali ou ficar para ver onde aquilo ia parar) resolveu contar-me que já lhe tinha acontecido uma situação do género e que o teste tinha dado logo positivo. Até hoje não sei o que fez à gravidez, já que não entrou em detalhes sobre o que aconteceu após o teste mas infelizmente não tive a mesma sorte com o pré-teste: onde o fez, com quem fez e como foi - e acreditem que não querem saber essa história.

Depois de ter saído da residência, e ter esperado o tempo apropriado, tentei remover a rapariga da lista de amigos. Só que passado pouco tempo, lá vinha o pedido de amizade. E depois uma pessoa não sabe se deve ficar envergonhada por ter sido apanhada ou se o melhor é sentir vergonha alheia pela falta de tacto dos outros... Já ouvi pessoas a dizer "ah o meu Facebook andou com um vírus e apagou-me contactos" - o que é uma mentira em que já nem os nossos pais acreditam. E que até se mande um pedido de amizade ainda se percebe, pelo sim e pelo não, mas à segunda e terceira vez já é óbvio que não queremos mesmo manter aquela "amizade"... Escusado será dizer que entretanto desisti de remover a moça. Bloqueei as notificações e dei-me por feliz em ir bloqueando também as inúmeras notificações dos jogos que me enviava.

Aproveitei a última razia para remover novamente a dita cuja e até agora estou a safar-me. Oxalá não agoire! Mas entretanto já recebi pedidos de outras pessoas que eliminei. E confesso que ao pensar um bocadinho no assunto, assusto-me. A maior parte das pessoas com que isso aconteceu são colegas de curso, mas que não ficaram por lá muito tempo. Apareceram nas praxes e passado pouco tempo mudaram de curso ou desistiram e voltaram à terra e nunca mais os vi à frente... Portanto, pensem comigo: se não recebemos notificações quando alguém nos remove, com que frequência é que essas pessoas visitam o meu perfil para se aperceberem em poucos dias que foram removidos?

Dá para pensar um bocadinho no assunto, não é? É óbvio que aceitamos muitos pedidos de amizade só para não parecer mal. Por muito que se tente manter a conta privada, há sempre aquela pessoa que não conhecemos bem mas é amiga da nossa mãe, ou já a vimos a beber café com uma tia e, lá está, parece mal... Mas até que ponto devemos expor a nossa privacidade (e sim, eu sei que privacidade em redes sociais é um conceito muito distorcido) só porque pode parecer mal a pessoas que não nos são nada directamente?


5 comentários:

  1. Olá Sofia,
    A mim já me aconteceram coisas estranhas... do tipo ter recebido notificação de "fulano tal aceitou o teu pedido" e de alguém a quem nunca eu tinha enviado, nem fazia ideia quem era -.-
    De volta e meia também faço umas limpezas mas não me lembro se me voltaram a pedir amizade... julgo que não.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Olha isso nunca me aconteceu... que coisa tão estranha! Já acho estranho quando recebo pedidos de pessoas que não conheço, não são dos arredores e nem têm amigos em comum... Mas receber a notificação de um pedido que não enviaste a uma pessoa que não conheces... Me-Do!

      beijinhos

      Eliminar
  2. Partilho totalmente da tua opinião. Quantas pessoas não tenho como amigas no facebook porque mandam um pedido de amizade e "parece mal" não aceitar...
    E também já me tinha posto a pensar da forma como as pessoas gostam de "cuscar" a vida dos outros...é impressionante não é?
    Gostei muito do teu texto! Quando fizer a próxima limpeza de amigos no Facebook vou me lembrar deste post!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kel,

      Pior ainda do que aceitar as pessoas "porque parece mal" é removê-las, receber novo pedido e voltar a aceitar porque "fica mal". Também sou culpada de fazer isto... Raios partam as redes sociais!

      Lá está, toda a gente gosta de cuscar. Também vou visitar os perfis de amigos que estão longe ou com quem não falo há algum tempo. Também tenho aqueles odiozinhos de estimação que de vez em quando também me levam a melhor. Mas a velocidade a que uma pessoa que não aquece nem arrefece volta a enviar um pedido de amizade, é assustador... Com que frequência essas pessoas cuscam os nossos perfis para se aperceberem tão rápido?? Me-Do!

      beijinhos

      Eliminar
  3. Olá, SPi,
    Adorei o teu texto! Também penso neste assunto e por coincidência ontem removi dois ou três conhecidos "lá da vila" que se calhar nem me falam directamente - e como tal, tenho mais que fazer do que ver a "vida loca" deles. Já tínhamos comentado o assunto da rapariga, quando te contei que me aconteceu com um rapaz que preferi por de vez fora do Facebook lol
    Essa história dos teus ex-colegas é creepy brrr...
    Agora a sério, às vezes apetece por o facebook de lado de vez. Quando estive aqueles tempos sem lhe pegar andava mesmo descontraída...

    beijinhos!

    ResponderEliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)