Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Objectivos para 2017

Dá para acreditar que já passou um ano desde a última vez que traçámos novos objectivos? Mas passou e pela primeira vez fico com pena de não ter aproveitado melhor o ano. No que diz respeito a literatura, pelo menos. 

Não sei se convosco acontece o mesmo, mas depois do Natal e do Ano Novo é como se as baterias recarregassem automaticamente. Janeiro e Fevereiro costumam ser, para mim, os melhores meses para leituras. Vai um livro atrás do outro e não há ressaca que me chateie por mais de um ou dois dias. Depois o ritmo abranda. Em abono da verdade, nos últimos anos tenho passado os primeiros meses do ano em casa à conta de contratos temporários que chegam ao fim e por isso sobra-me tempo entre as mãos. Não só com livros mas também com algumas séries que eventualmente estejam em atraso. Em Março volto ao trabalho e tudo é mais limitado.

Este ano, particularmente, o ritmo de trabalho não ajudou e acabei por ficar muito longe de alcançar os diversos objectivos traçados. Por exemplo, não apostei tanto em autores nacionais como queria, não li todos os livros do desafio de clássicos, nem tão pouco cumpri as várias categorias do desafio inverso que parecia ser a melhor aposta para 2016. Por outro lado, apesar de 2016 não ter sido dotado em quantidade, conseguiu compensar em qualidade. Li clássicos, e muito bons por sinal. Li mais do que um livro do Murakami, que é coisa para me deixar super satisfeita. Apostei em autores que receberam o Nobel da Literatura. Estive ao corrente das novidades editoriais e dos novos lançamentos e consegui ainda ler alguns livros acabados de sair. Controlei melhor os gastos, não perdi a cabeça em promoções malucas e apostei mais em livros em inglês (que me ficaram a custo zero). No fim de contas não foi assim tão mau.

No entanto dou por mim a olhar cada vez mais para a estante com algum pesar. Não pela quantidade de livros acumulados ainda por ler, mas por estar repleta de livros que desejo muito ler e que à conta dos quinhentos desafios e livros que vão chegando de parcerias continuam a ficar para trás. Torna-se frustrante. Sinto saudades de deambular pela estante sem saber ao certo que livro vem comigo para o sofá. Sinto falta de me dedicar aos calhamaços porque só me vão atrasar o desafio do Goodreads. Sinto falta de me dedicar mais às leituras que sei que me vão fazer bem em determinado momento.

E onde quero chegar com estas divagações?? Dei por mim em diversas ocasiões a ponderar abdicar de alguma coisa e deixar-me ir, página a página,sem rumo e sem metas definidas. Por isso, 2017 vai ser o ano sem desafios! Nada de leituras planeadas, nada de temas. Está na hora de revirar as estantes.

Aqui vou eu, 2017. Cheia de medo mas também bastante entusiasmada!

4 comentários:

  1. Olá! Eu também não gosto muito dos desafios literários. Gosto de ler ao meu ritmo sem me sentir "pressionada" para chegar a um objectivo. Este ano apenas aderi ao desafio do Goodreads e foi até um incentivo para ler mais, mas estipulei um objectivo que sabia que ia conseguir atingir. :P
    No próximo ano quero também ler alguns clássicos e livros antigos que são da minha mãe. É sempre bom variar!
    Bom ano! :)

    Ana,
    http://momentosliterariosml.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,

      Os desafios ajudaram-me a diversificar mais as leituras, obrigando-me a fugir daquela zona de conforto e apostar em coisas novas. Mas ao fim de 3 anos a criar desafios e a manter regras "rígidas" na escolha das leituras, saturei...

      Devo ficar-me pelo desafio do Goodreads, apenas para manter uma contagem. Boa sorte com os clássicos, valem sempre a pena :)

      beijinhos e um bom ano!

      Eliminar
  2. Olá Sofia,
    Eu ainda não fiz o balanço geral mas li bastante (lá está, tempo livre não me falta). O pior foram mesmo os desafios. Inicialmente estava super entusiasmada mas a meio do ano perdi a vontade.

    Que 2017 seja um ano excelente!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita,

      Por um lado invejo esse tempo livre para leituras, mas por outro bem sei que não é o melhor do mundo! Eu também desisti dos passatempos algures no verão... Cansei e à falta de tempo para ler tentei ficar-me apenas pelas parcerias... Vamos ver este ano!

      Um excelente 2017!
      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)