Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Joana Amaral Dias lança Sonhos Públicos apresentado por Valter Hugo Mãe e Octávio Ribeiro


Quer perceber melhor porque é que zombies & vampiros são um fenómeno do cinema do século XXI, tanto quanto os filmes apocalípticos ou a pornografia? Porque é que gostamos de terror e melodramas se, na «vida real», evitamos medo e sofrimento? Como é que o cinema lida com o politicamente correcto, o consumismo, a influência dos “mass” media? O que é que esta arte diz sobre o nosso inconsciente colectivo? Como seria a sua lista de 100 filmes do século? Que critérios empregaria? Quer espreitar por outra janela Mulholland Drive, Birdman, The Royal Tenenbaums, Disponível para Amar, Inteligência Artificial, Meia-Noite em Paris, Kill Bill, Dogville, O Lobo de Wall Street, Cidade de Deus, O Despertar da Mente ou Memento? São a algumas dessas perguntas que a psicóloga Joana Amaral Dias quis responder no livro Sonhos Públicos,  O Imaginário Colectivo em 100 Filmes do Século XXI, que será apresentado pelo escritor Valter Hugo Mãe e o director do Correio da Manhã, Octávio Ribeiro, na próxima quarta-feira, 18 de Abril, às 18h30, na FNAC do Vasco da Gama.

"Pensar os filmes é ganhar perspectiva sobre as pessoas e a sociedade. Este livro é a exemplificação, com uma extrema inteligência, disso mesmo. Pequenos textos sobre uma centena de filmes de agora, mas cujas referências nos fazem atravessar, num jogo permanente entre o presente, o passado e o futuro, praticamente toda a História desta tão recente e tão aglutinadora arte. Em cada um deles, a Joana dá-nos a descobrir pontos de vista, reflexões que nos escaparam e que nos demonstram que cada filme é um manancial de surpresas, que muito nos ajudam a trazer à superfície algo escondido, talvez pequenos rastos do nosso inconsciente", escreve o produtor Paulo Branco, no prefácio.

Joana Amaral Dias é psicóloga clínica, professora universitária, activista e autora de várias obras, nas quais emprega as ferramentas e os conhecimentos da Psicologia e da Política para ler e interpretar o mundo.Colaborando assiduamente em jornais, revistas e televisão enquanto comentadora e analista política, há mais de dez anos que começou a publicar comentário cinematográfico semanal, aplicando, uma vez mais, a psicologia e a sócio-política como lentes para descobrir e propor novos sentidos para os filmes. Sonhos Públicos é a continuidade e o aprofundamento desse olhar singular sobre o cinema.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)