Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Nobel da Economia em Portugal para lançar Economia do Bem Comum



Jean Tirole, Prémio Nobel da Economia 2014 e um dos economistas mais influentes da actualidade, estará em Portugal para a sessão de lançamento do livro «Economia do Bem Comum», que decorre a 15 de Maio, às 18h30, no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Uma sessão que, além da presença do autor, conta com apresentação de Guilherme d’Oliveira Martins e Pedro Pita Barros.

Com o seu primeiro livro destinado a um público abrangente, o Nobel da Economia Jean Tirole confronta-nos com os assuntos que afectam o nosso quotidiano: a economia digital, a inovação, o desemprego, as alterações climáticas, a Europa, o Estado, as finanças, o mercado.

Convicto defensor da razão, contra os populismos de direita e de esquerda – no caso francês, assumidamente contra as ideias económicas de Marine Le Pen e as teses radicais de esquerda de Jean-Luc Mélenchon, Jean Tirole, no seu Economia do Bem Comum aborda, num discurso acessível a todos, os grandes temas da economia do mundo actual:

1.         A ligação da sociedade à economia enquanto disciplina e paradigma.
2.        As nossas instituições, Estado e mercado, na sua dimensão económica.
3.        Os grandes desafios macroeconómicos actuais: o clima, o desemprego, o euro, a finança.
4.        As questões microeconómicas fundamentais para o futuro da nossa sociedade: a política da concorrência e a política industrial, a revolução numérica – os seus novos modelos económicos e os seus desafios sociais –, a inovação e a regulação sectorial.

«Até aos anos 80, compreender a economia tinha menos valor do que hoje. O Estado decidia tudo, controlava os preços, geria o direito de concorrência… mas hoje vivemos num mundo em que tudo isso mudou», sustenta Tirole. E adianta em seguida o que entende por bem comum: «A economia do bem comum é fazer com que os interesses privados estejam em linha com o interesse geral.» A convite do primeiro-ministro socialista Leonel Jospin, Jean Tirole foi membro do Conselho de Análise Económica, em França: “Servi governos de direita como de esquerda. O que me interessa são as ideias, não sustentar este ou aquele partido, este ou aquele homem político.»

Para Tirole, em países como França ou Portugal é comum dar-se uma definição errada do termo «liberal». O termo é associado à ideia de deixar fazer tudo, ou de que o Estado não faz nada, o que Tirole nega: «Ser liberal, pelo contrário, é responsabilizar os indivíduos para evitar que adoptem comportamentos nefastos para a sociedade, não os deixando poluir, não deixando que a banca assuma riscos excessivos…»

Jean Tirole contraria também a ideia de que cada economista, cada sentença, apontando para o consenso que a maioria dos economistas estabeleceram já em todo o mundo em temas como, por exemplo, o facto da redução das horas de trabalho não criar mais postos de trabalho de uma forma permanente. Outro elemento consensual: a entrada de imigrantes num país não só não rouba emprego aos nacionais como, a médio e longo prazo, gera mais emprego, porque o trabalho em quantidade fixa é um sofisma.

Jean Tirole nasceu em 1953, em Troyes, França. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Economia em 2014. É presidente da Escola de Economia de Toulouse, membro fundador do Instituto de Estudos Avançados de Toulouse e director científico do Instituto de Economia Industrial. Engenheiro geral de pontes, água e florestas, director de estudos da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, é também professor convidado do Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Jean Tirole vem a Portugal a convite da Guerra e Paz Editores e do Institut Français.

ECONOMIA DO BEM COMUM
Jean Tirole
15x23
560 páginas
32,00 €
Não Ficção/Economia
Nas livrarias a 15 de Maio
Guerra e Paz Editores

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)