Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Porto vs. Lisboa. Uma batalha campal em livro

PORTO VERSUS LISBOA
António Eça de Queiroz e António Costa Santos
15x23
264 páginas
15,90 €
Não Ficção/Lazer
Nas livrarias a 2 de Maio
Guerra e Paz Editores

Porto versus Lisboa. Duas cidades portuguesas, uma rivalidade sem igual. António Eça de Queiroz, nascido no Porto, e António Costa Santos, alfacinha de gema, travam uma verdadeira batalha campal em livro para chegar a uma conclusão: qual das duas cidades portuguesas é a melhor?

Qual é melhor, o Porto ou Lisboa? O que é que o Porto tem que Lisboa não tenha? O que é que se faz em Lisboa que nunca se fará no Porto? Neste livro,
o leitor vai encontrar uma batalha feroz – divertida, mas feroz – de defesa e elogio de cada uma das cidades. Ao mesmo tempo, vai poder deliciar-se com os mais violentos ataques que já se fizeram a Lisboa e ao Porto. Os responsáveis por estes elogios e por estes ataques são dois autores cujos direitos de livre circulação pelo país ficaram suspensos há dez anos. Mas eles estão de volta! António Eça de Queiroz é o paladino do Porto e o dragão vingador que se abate sobre Lisboa. António Costa Santos é o santo protector de Lisboa e a águia negra que ataca o fígado do Porto.

De que é que se fala? Nada mais, nada menos do que dos mais destacados símbolos das duas mui nobres cidades. Temos, por conseguinte, uma inédita luta entre Santo António e São João, a inevitável «grande guerra» que opõe o FCP ao SLB, uma batalha fluvial entre o Douro e o Tejo, entre muitas outras picardias que têm por cenário os campos gastronómico, arquitectónico, histórico, musical e até anedótico de cada uma das metrópoles.

Não fica pedra sobre pedra? Fica. No essencial, este livro é um hino às duas belas urbes que, evidenciando as respectivas riquezas e diferenças, permite
concluir, como canta esse protótipo de tripeiro-alfacinha chamado Rui Veloso, «muito mais é o que nos une que aquilo que nos separa».

Um livro que está disponível em todas as livrarias e locais de venda habituais, no Porto e em Lisboa também, a partir de 2 de Maio.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)