Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!
Mostrar mensagens com a etiqueta Assembleia de Bruxas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Assembleia de Bruxas. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Assembleia de Bruxas # 9

Depois de alguns meses sem nos conseguirmos juntar para os nossos debates habituais, há uns dias lá conseguimos um espacinho nas nossas agendas para fazermos uma Assembleia. Já tinha saudades! E já estava mesmo a precisar. Não pode ser só trabalho... 
Como sempre, os temas discutidos sobre a mesa, acompanhados por um chá de chocolate e mais qualquer coisa, foram os mais variados. E voaram entre si de uma maneira tão rápida que já mal encontro o fio da meada. Os livros, claro, são sempre um tema que não falta nas nossas Assembleias. Consegui finalmente convencer a Su a ler o Norwegian Wood, e ela agora recusa-se a opinar enquanto não acabar o livro. É mesmo mázinha! E eu aqui ando, desejosa de ter alguém com quem falar sobre o livro... 

Para além disto, não faltou também uma pequena sessão de corte e costura (foi pequenina, juro!) e também um pouco de tempo em que falámos de séries e filmes que temos visto. No entanto, às vezes a conversa segue por caminhos estranhos e acabamos as duas a filosofar e a magicar teorias para tudo e mais alguma coisa. A sério, não sei como é que às vezes a conversa chega a alguns temas. 

Vejam lá bem, que desta vez nos deu para falar em teorias da conspiração de tudo e mais alguma coisa. Julgo que tudo começou com uma teoria sobre a existência de sereias que a Su viu algures, e depois fomos por aí... A minha conclusão sobre estes temas é sempre a mesma: "Faz sentido, há tanta coisa que nós não sabemos..." E não deixa de ser verdade. Já disse isto tanta vez que a Su às vezes fica a pensar nisso e vai ligando algumas teorias da conspiração à sabedoria dos antigos, quando se veneravam vários deuses. Os antigos lá deviam ter os seus motivos...

Isto tudo levou-nos a uma conversa animada, em que acabámos a magicar as nossas próprias teorias. Já leram as teorias da conspiração sobre os milagres de Fátima? Ou mesmo sobre a existência de santos em geral? Quem não conhece devia fazer uma pesquisa pelo Google e depois tirar as suas próprias conclusões. Por exemplo, há quem acredite que os santos, que nos tentam vender como seres omnipresentes e que satisfazem os nosso pedidos mais desesperados, se formos bons e rezarmos muito,  não são mais que extraterrestres. E foi em volta desta teoria que andámos a matutar, durante um bocado. Não será por acaso que os deuses gregos e romanos (por exemplo) viviam noutros planetas e juntavam-se em Marte, no Monte Olimpo, para nos ver melhor. 

Depois de ficar alguns instantes em silêncio, lembrei-me que uma das teorias que explica o inicio da vida na Terra, refere que a vida não se formou no nosso planeta. Ter-se-à formado noutro planeta e foi depois trazida para a Terra (possivelmente através de um meteorito que pode ter caído na superfície do nosso planeta, transportando células extra-terrestres). Na altura, a Terra já seria um planeta protegido com uma atmosfera gasosa, com água liquida e quente, e com este conjunto de condições favoráveis, a vida desenvolveu-se gradualmente. 

Posto isto, começámos a especular mais teorias ainda. Seremos aliens no nosso próprio planeta? E se não formos mais que uma experiência de seres de outro mundo? Mandaram para cá umas células e agora estão lá em cima, a ver no que isto dá. 

Eu sei, a nossa imaginação às vezes voa. Qualquer dia ainda escrevemos um livro de fantasia com isto tudo (ou não!). Em suma, não nos podemos juntar... 

Mais tarde lembrei-me de outra coisa que não cheguei a partilhar com a Su na altura. Há uns anos vi um filme que se chamava Knowing (ou em tuga Presságio). O filme saiu em 2009 e fala-nos do final da vida na Terra. Neste filme, algumas crianças são escolhidas e são enviadas para um planeta novo, para recomeçar do zero, enquanto que os restantes seres vivos na Terra são extintos. Na altura não lhe achei muita piada, mas depois de tanto especular, lembrei-me do filme. E se, o suposto meteorito que trouxe a vida para a Terra foi também para que as espécies começassem de novo, num novo planeta? E se pensarmos na destruição que temos trazido aos poucos ao nosso planeta? Armas químicas, poluição, efeito de estufa, extinção de espécies essenciais em algumas cadeias alimentares... Quantos planetas já teremos destruído ao longo dos tempos, sempre da mesma forma? A nossa curiosidade em perceber o Universo, não será de facto a necessidade de perceber de onde viemos na verdade?   

Já estou a divagar outra vez. Tenho uma imaginação muito fértil, por favor não me levem a sério! Ás vezes perco-me a olhar para as estrelas no céu e quando dou por mim já estou a imaginar teorias. Mas foi isto a nossa última Assembleia. Espero sinceramente que a próxima seja mais normal!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Assembleia de Bruxas

Hoje é o nosso dia!


Estamos muito felizes por partilhá-lo com vocês e como tal gostávamos de deixar algumas sugestões de leituras para a noite de Hallowen. Eu e a Su fizemos uma lista que alguns livros assustadores, mágicos ou que se integrem no clima da Noite das Bruxas de alguma forma. Aqui ficam as nossas sugestões: 







Depois disto resta-me agradecer à Su pela amizade e pela paciência para me aturar durante estes anos todos. Apesar dos encontros e desencontros ao longo do tempo, acabamos sempre por nos voltar a cruzar. Ainda me recordo dos tempos do secundário em que comunicávamos quase telepaticamente. Era tão giro!
Já tenho saudades das nossas assembleias originais, em que passávamos a manhã a falar dos livros, dos filmes, das cusquices, das discussões sobre tudo e mais alguma coisa. Infelizmente nunca mais conseguimos fazer as assembleias dessa forma. Mas melhores dias virão, com certeza.
(Não querendo parecer uma pita com as suas demonstrações de amor exagerado, como tu sabes bem) Gosto muito de ti bruxinha.

Assembleia de Bruxas

Hoje é o nosso dia!


Estamos muito felizes por partilhá-lo com vocês e como tal gostávamos de deixar algumas sugestões de leituras para a noite de Hallowen. Eu e a Su fizemos uma lista que alguns livros assustadores, mágicos ou que se integrem no clima da Noite das Bruxas de alguma forma. Aqui ficam as nossas sugestões: 







Depois disto resta-me agradecer à Su pela amizade e pela paciência para me aturar durante estes anos todos. Apesar dos encontros e desencontros ao longo do tempo, acabamos sempre por nos voltar a cruzar. Ainda me recordo dos tempos do secundário em que comunicávamos quase telepaticamente. Era tão giro!
Já tenho saudades das nossas assembleias originais, em que passávamos a manhã a falar dos livros, dos filmes, das cusquices, das discussões sobre tudo e mais alguma coisa. Infelizmente nunca mais conseguimos fazer as assembleias dessa forma. Mas melhores dias virão, com certeza.
(Não querendo parecer uma pita com as suas demonstrações de amor exagerado, como tu sabes bem) Gosto muito de ti bruxinha.

sábado, 31 de agosto de 2013

Assembleia de Bruxas # 8

Esta rúbrica anda muito paradinha, coitada. Mas também nós temos tido muitos afazeres e não temos tido oportunidade de fazer assembleias...
MAS! Há uns dias a Su partilhou comigo o link de uma página que enumera os principais problemas com que nós, amantes de livros, nos deparamos no dia a dia. Bem que a Su me disse logo se se lembrou de mim, e percebe-se bem porquê, pois identifico-me com mais de metade destes tópicos. Serei assim tão paranóica? E vocês? Espreitem e vejam se conseguem reconhecer-se em muitas!

1. When someone asks you what your favorite book is and expects you to pick just one.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

2. When someone interrupts your reading.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

Because, really, a book is basically a Do Not Disturb sign.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

3. When the movie version of a book gets everything wrong.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

4. And completely ruins your mental images of characters.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

5. When someone you like tells you they don’t like to read.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

6. When you forget to eat or sleep because a book is so good.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

7. When your favorite character dies.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

And you pretend they’re still alive but it’s just not the same.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

8. When a book you love gets a harsh review.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

9. When an author stops writing mid-series.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

10. When someone spoils the ending of a book.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

Or worse, the ending of an entire series.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

11. When you walk into a bookstore.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

12. When you lend someone a book and get it back in terrible condition.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

13. Or never get it back at all.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

14. When you finish a book and have to wait a year for the sequel.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

15. When a book makes you cry hysterically in public and everyone thinks you’re crazy.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

16. When no one gets your obscure literary reference.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

17. When someone says you read too much.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

Because you know there’s no such thing as too many books.

17 Problems Only Book Lovers Will Understand

Podem ver a página original aqui!