Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Filmes, Séries e afins... #1

Olá a todos! Hoje faço uma pequena pausa nas leituras para iniciar aqui pelo blog uma nova rubrica onde quero falar de outra distracção que me leva algum do meu tempo livre. Algum não, bastante até... E por vezes torna-se tão viciante que tenho preguiça de pegar nos livros. Estou a referir-me a filmes e a series que vou vendo. Principalmente séries, porque apesar de gostar muito de filmes acabo por ver séries com mais frequência. Apesar de eu não ligar muito a programas de televisão, esta é a minha forma favorita de entrar em paragem cerebral e ficar presa ao ecrã.

Para estreia decidi falar um pouco sobre uma série que marcou a juventude de muitas pessoas e que ainda hoje é considerada uma das melhores séries de sempre. Estou a falar de Friends. E escolhi também esta série porque, por incrível que pareça, ainda encontro pessoas que me dizem "Hum... nunca achei piada..." Eu não sei como é possível... Quando a série estava no ar eu era muito nova e apesar de me lembrar de ver alguns episódios na televisão não tinha idade para perceber metade do que se estava a passar. Há uns anos atrás resolvi ver a série toda e fiquei encantada. São dez temporadas que retratam dez anos da vida de um grupo de amigos muito próximo que partilham as alegrias e os dissabores da vida. 

Não vou entrar em grandes detalhes porque acredito que muitas pessoas tenham visto esta série e se lembrem dela com muita facilidade. A série centra-se igualmente nos seis personagens, sem que incida apenas no romance entre o Ross e a Rachel, o que é agradável. São abordados temas que podem surgir na vida de qualquer um: a obesidade da Mónica, o pai homossexual do Chandler, os divórcios do Ross, os imensos dramas da vida da Phoebe, a Rachel que recomeça a sua vida do zero, paixões, separações, os êxitos ou os entraves nas carreiras... Mas acima de tudo sabemos que, apesar de disso, a amizade é o mais importante que temos na vida. Os namoros vêm e vão, os empregos mudam, a vida muda, mas os verdadeiros amigos estão sempre por perto. 

O meu personagem favorito é o Joey. Nem é tanto por ser o mais tonto ou o mais engraçado, mas porque é o mais ingénuo e muitas vezes age sem maldade. Na verdade adorei quando ele e a Rachel se apaixonam. Apesar de ser estranho e de já se saber que a Rachel e o Ross tinham que acabar juntos, gostei de ver um Joey mais maduro e empenhado em tratar bem a mulher que realmente amava. Foi uma reviravolta inesperada. 

Um personagem secundário de que também gostei muito foi a Janice que aparece várias vezes na série para atrapalhar a vida do Chandler. Por vezes até tinha pena dele. E a voz dela (que não é a voz verdadeira da actriz, o que só me fez gostar ainda mais do personagem) é tão irritante que faz qualquer um querer ficar surdo. 

Hoje terminei de ver esta série pela segunda vez. Não tenho o hábito de ver séries repetidas e esta foi a primeira vez, mas soube muito bem. Já não me recordava de alguns detalhes e foi bom relembrar. No final sei que me emocionei exactamente nas mesmas cenas que me fizeram ficar à beira das lágrimas da primeira vez. A cena em que a Rachel desiste da viagem a Paris e volta para casa do Ross é muito romântica, e a cena final, em que deixam o apartamento todos juntos, prestes a seguirem caminhos diferentes e recordando o tempo que passaram juntos, acabou comigo e foi um pranto... 

A série acaba por ter algumas referências a filmes da época. Surgem também como personagens secundários muitos actores conhecidos como o Brad Pitt (que depois da participação na série terá casado com a Jennifer Aniston) e o Van Damme por quem a Mónica tem uma grande paixão. Há também referências a livros e muitas cenas em que os personagens estão em casa ou no café a ler. São cenas que deviam servir de exemplo a muita gente. Num dos episódios há uma aula de literatura em que são referidos alguns livros clássicos. Até o cabeça-oca do Joey tem o hábito de ler um bom livro de vez em quando. Se ele consegue, não sei porque algumas pessoas insistem em dizer "ler um livro?? nem pensar...". Ainda pus alguns dos livros referidos na série na minha lista "a ler" e comprei o "Mulherzinhas" depois de a Rachel referir que já o leu várias vezes. Achei engraçado um episódio em que o Joey estava a ler um livro de terror e, sempre que ficava demasiado assustador, punha o livro no congelador. Não deixa de ser uma dica original... Resta saber se resulta.

Outro aspecto que também consigo relacionar um pouco comigo é a paixão do Ross pela Paleontologia porque no meu curso também se aborda um pouco esta área e acabei por entender algumas explicações cientificas que ele tentava dar aos amigos. Só não gostei que ele dissesse que a Geologia não é uma ciência verdadeira. Como tal fico um pouco sentida! Se bem que já vi dizer exactamente o mesmo em The Big Bang Theory. Coincidência?

Enfim, resta-me dizer que é uma das minhas séries favoritas e quem ainda não viu, não sabe o que está a perder!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)