Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A Siciliana

A Siciliana foi o segundo livro que tive oportunidade de ler, de Sveva Casati Modignani. Escolhi este livro porque estava a precisar de uma leitura mais leve e também porque me apercebi que este ano ainda não tinha lido nenhum romance. A minha estante conta, neste momento, com seis livros da autora e recordo-me que o primeiro que li, Feminino Singular, era muito meloso e ao mesmo tempo muito empolgante. Pensava eu que este também seria algo dentro do mesmo género. Mas enganei-me! 

A forma como a história nos é apresentada, é muito semelhante ao Feminino Singular, alternando entre capítulos que decorrem no presente e outros que relatam o passado das personagens. Confesso que quando notei esta semelhança, perdi um bocadinho o entusiasmo pelo livro e fiquei desconfiada por a autora repetir este método. Mas continuei a ler. 

Apesar de se tratar de um romance, não é exactamente nisso que a história se centra. Começamos por conhecer Nancy Carr, uma advogada de sucesso e que, ao tentar seguir uma carreira política é confrontada por uma jornalista que insinua saber alguns segredos sobre o seu passado. Após este incidente, Nancy refugia-se num convento, próximo da Sicília.

Voltando atrás no tempo, Nancy relata-nos a forma como o seu pai foi assassinado, por engano, enquanto salvava a vida a Frank Latella, chefe de uma das principais famílias da Máfia residentes em Nova Iorque. Mas com o desenrolar da história descobrimos que Frank é um bom homem e dedica a sua vida a ajudar Nancy e o seu irmão Sal, como forma de agradecimento pela sua vida. Quando a mãe dos meninos morre, também, as crianças passam a ser criadas como parte da família Latella. 

Acabamos por ter um livro que se centra muito nos negócios, nos jogos de poder e nas guerras que por vezes ocorrem entre estas famílias e julgo que isto que dá todo o interesse à história. 

Quanto ao final... Tive oportunidade de ler algumas opiniões no Goodreads e muitas pessoas referiram que não gostaram do final, principalmente porque acabou muito depressa. E é verdade, eu também concordo. Se há coisa que me irrita num livro é perceber que faltam poucas páginas para terminar e ter ainda muitas pontas soltas na história. Penso logo que não vai acabar nada bem... Neste caso, também acho que a autora podia ter mantido o final que escolheu, mas desenvolver um pouco mais a ideia. Só que mesmo assim, adorei a reviravolta que a história levou! Julgava que a Nancy tinha uma certa personalidade e no fim... Senti-me completamente enganada!! Leiam o livro e depois digam-me o que acharam!

6 comentários:

  1. Já tinha lido boas criticas a este livro


    Sónia
    www.tarasemanias.pt

    ResponderEliminar
  2. Ois,

    Bem pelo que percebo acabou por ser uma boa surpresa e não foi nada daquilo que estavas à espera, o que acaba por sem bom ehhe

    Apenas li Baunilha e Chocolate e penso ter lá um outro que tem a ver com alguém a quem lhe surge cancro...Desesperadamente Giullia ou algo assim :)

    Mas não devo ler este livro, tenho tanta coisa pela frente ....

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi uma surpresa agradável. Foi um romance com um final digno de um policial.

      Já agora, o que achaste do Baunilha e Chocolate? Também cá tenho esses dois. E tenho ainda O Jogo da Verdade e A Cor da Paixão.

      Eliminar
    2. Ois miga,

      um livro que vale muito a pena ser lido, adorei só te digo e um exemplo de vida ;)


      Eliminar
    3. Hum, então tenho que tentar ler em breve :)

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)