Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O Último Conjurado

O Último Conjurado, de Isabel Ricardo, foi reeditado no inicio de Novembro pela Saída de Emergência. No Cantinho do Corvo Fiacha acabámos por o escolher para a leitura conjunta, repartindo o livro em quatro partes que fomos comentando e discutindo ao longo do mês. 

Foi a primeira vez que participei numa leitura conjunta e acho que vou querer repetir a experiência. Achei imensa piada às teorias que se foram criando em torno do livro, bem como da participação da própria autora na leitura. Acredito que lhe tenhamos proporcionado umas quantas gargalhadas ao longo destas semanas e ela bem que nos tentava baralhar como desenrolar da história. 

A acção decorre em Portugal, em 1640, altura em que o país era governado pelo terceiro rei espanhol, Filipe III. Como personagens principais temos um grupo de três amigos cavaleiros, D. Pedro, D. Diogo e D. Afonso, Laura de Noronha e D. Manuel de Vilar, também apelidado por mim como "o fofinho". Sim, ele era um encanto de moço, quanto muito não fosse porque o seu pai o metia a um canto... Simultâneamente, surge também em cena um justiceiro mascarado, conhecido por Capitão Gualdim, que combate as injustiças em pleno jugo espanhol. É uma espécie de Zorro à portuguesa. E no meio disto tudo, apesar de a história não se centrar apenas na descoberta da identidade do Capitão Gualdim, é muito difícil para quem está a ler não formular teorias a este respeito.

Gostei muito da forma como a autora conduziu o desenvolvimento da história, pois conseguiu não se centrar apenas nos fidalgos, ou apenas na revolta portuguesa ou mesmo na identidade do Capitão Gualdim, mas conseguiu juntar todos estes elementos de forma harmoniosa, permitindo-nos explorar todos estes pontos-chave da narrativa. Eu tenho sempre algum receio de ler romances históricos, pois sei que por vezes levamos uma autêntica aula de história e isso aborrece-me de morte... Mas assim, por entre umas quantas personagens fictícias e algumas verdadeiras, pude conhecer melhor este pedacinho da história portuguesa. Para ser sincera mal me lembro de ter falado na dinastia filipina, nos meus tempos de estudante e só por isto já valeu a pena ler o livro. Da mesma forma fiquei com vontade de explorar um pouco mais a nossa história através de romances históricos.

Recomendo o livro, pois tenho a certeza que ninguém vai ficar indiferente aos encantos de D. Laura, à rebeldia dos nossos três cavaleiros, à ruindade de D. Cristóvão de Vilar e vá, do fofinho também! Um dos meus planos para 2014 passava por incluir mais autores portugueses nas minhas leituras e fico muito satisfeita por ter descoberto a Isabel Ricardo. Estou muito curiosa por ler mais livros seus. 



20 comentários:

  1. Ois Sofia,

    Fico muito contente que tenhas gostado e sem duvida que foi uma agradável surpresa este livrinho, o que o Capitão nos fez pensar em tentar adivinhar a sua identidade.

    Foi o primeiro livro que li desta coleção e aqui está a prova que se pode fazer bons romances históricos baseado no nosso pais, com personagens com nomes portugueses, gostei :D

    E soube que estiveste recentemente com a Isabel, isto é que é bonito criar-se amizade, tenho a certeza que foi uma excelente experiência :)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha,

      Também foi o primeiro que li a da colecção e pelo que vi já está mais um em pre-venda. De certa forma também fiquei com curiosidade com os restantes livros da colecção, mas acima de tudo quero ler mais da Isabel.

      É verdade foi uma experiencia muito engraçada e irei falar nisso noutro post. Mais uma vez acabamos por ver a amizade que se cria assim, através dos blogs de leitura. É muito bom. Ainda vou comprar outro livro dela em breve :)

      Eliminar
  2. Sim se poder leio mais um livro da coleção, mas conto ler mais livros da Isabel, faço votos que continuem a ser publicados na Editora.

    Como sabes é o que mais gosto de promover, a amizade entre a malta, há muita coisa má nos blogues, mas há também coisas boas, aqui tens ehehe

    Estou curioso :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso vi alguns comentários menos bons a outros livros da colecção. Quanto à Isabel, fiquei de olho neste livro:

      http://www.wook.pt/ficha/a-revolucao-da-mulher-das-pevides/a/id/10236724

      Ela diz que gostava que a SdE reeditasse este e outro. Este é daqueles em que alguns personagens principais, em menos de nada "capuf" eheh Combinei que ela mo enviava depois por correio :D

      Há muita coisa má, é verdade. Mas na nossa área até nem tanto... ou então sou eu que ando a leste e ainda não me apercebi

      Eliminar
  3. Sim na opinião da Luísa Bernardino este é o melhor livro até ao momento publicado, da coleção, mas é de saudar a aposta em escritores portugueses e que escrevam sobre portugal e com personagens portugueses eehehe

    E já agora de quem gostaste mais ? Escolhe lá a tua personagem preferida eheh

    Vamos ver, acredito que dependa se tem saída ou não, qualidade não lhe falta ;)

    Sim do que é mau. distância :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma boa iniciativa. E uam forma bem mais interessante de aprender história.

      Bem, vou entrar no mesmo dilema! Não sei... Talvez o D. Afonso. Adorei aquele jeito brincalhão :)

      Sim, a distância. Mas vais ver no meu post da Isabel que as professoras com quel ela jantou na quarta acharam imensa piaa a este mundo dos blogues e de não nos conhecermos de lado nenhum

      Eliminar
    2. D. Afonso, parece-me bem e um boa escolha.

      Eu gostei de Teresa, boa mulher, amiga do pai, trabalhadora, uma senhora

      Estou curioso por essa nova mensagem :D

      Eliminar
    3. Também gostei da D. Teresa quando surgiu. Mas não a escolheria como personagem favorita. Prefiro fazê-lo com algum que tenha estado mais presente na história. E o D. Afonso parece-me perfeito! Olha só a cena dos frades, a lábia com que ele engana os guardas! Está muito giro.

      Eu estou desejosa de publicar, mas falta a Isabel enviar-me as fotos :) É que o texto está enorme, e com fotos pelo meio ficava menos massador

      Eliminar
    4. Sim a Teresa funciona melhor como personagem secundária é verdade, sendo assim penso que Laura seria a minha eleita, mas gosto do espírito de D. Afonso ;)

      Mau isso não é bom ter um texto muito grande, mas vejo que estavas inspirada, está para breve, o mais importante ;)

      Eliminar
    5. Sim, a Laura também é uma boa escolha.

      Tão, tenho que contar tudo muito bem contado!

      Eliminar
  4. Olá Sofia!

    Gosto muito do teu blog =)
    E também gostei muito deste teu post. O livro é mesmo excelente, com um enredo cheio de ação, aventura e suspense! Mesmo muito bom. A autora está, sem dúvida, de parabéns.

    A leitura conjunta foi/está a ser, muito boa =)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miss Lamora,

      Bem-vinda ao meu blog :)

      É verdade, foi uma leitura bem agradável e espero repetir a experiencia da leitura conjunta.

      Boas leituras

      Eliminar
  5. Olá!

    Excelente opinião! :D
    Também gostei muito desta leitura conjunta. Foi muito divertido e a participação da própria autora tornou a leitura mais entusiasmante. A Isabel foi impecável estes dias. Certamente devia ter mais que fazer e esteve sempre atenta e disposta a falar.
    Gostei muito do livro e da experiência. Temos de repetir ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catia,

      Bem-vinda ao meu blog :)

      Acho que o mais divertido nisto tudo foi mesmo a participação da autora, coisa que raramente deve acontecer. De certeza que ela também se divertiu bastante.

      Também acho, venha a próxima leitura conjunta _)

      beijinho

      Eliminar
  6. Olá Sofia,
    Terminei este fds o livro e com já publiquei a minha opinião, vim espreitar a tua ;)
    Também achei o Capitão Gualdim uma espécie de Zorro, aliás um misto de Zorro e Robin Hood português e achei bastante engraçado ter pensado e escrito o mesmo que tu sem ter lido a tua opinião ;)
    Ahahah o "fofinho" adorei!!! D. Manuel Vilar e o pai eram tão boas pessoas, não percebo esse nome sarcástico lolol
    E estou a ver que foi uma excelente leitura conjunta, ainda mais com a presença da autora, que bom!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tita!

      Sim, eu já tinha visto a tua opinião no blogue. Acho que na altura que fizemos a leitura conjunta, a associação ao Zorro foi geral. Mas é engraçado que também tenhas chegado a essa comparação. Depois, como todas as semanas se fazia uma pequena discussão sobre o que já tínhamos lido, criávamos e debatíamos imensas teorias para a identidade do Capitão Gualdim. E a autora ajudava à festa, a tentar despistar-nos claro! Foi pena que não tenhas participado na altura.

      É verdade, o D. Manuel e o pai tinham tudo para ser os heróis da história. Não sei como acabaram a ser os vilões... Não se faz!

      Fico muito contente por teres gostado do livro. Eu até não tenho muitos romances históricos na minha estante e adorei este. A Isabel escreve muito bem e entretanto tive oportunidade de a conhecer pessoalmente e é muito simpática. Estás a pensar fazer video?

      beijinhos

      Eliminar
    2. Assim que o capitão Gualdim é descrito como mascarilha e as atitudes deles perante os soldados lembrei-me logo do Zorro e do Robin =D
      Tive pena de não participar na vossa leitura conjunta mas ainda não tinha o livro.
      Tão "fofinhos" os dois =P
      Mas tu consegues ler os meus pensamentos? ;) é que ontem fiquei a pensar que seria interessante fazer vídeo para divulgar ainda mais o livro =)
      Beijinhos

      Eliminar
    3. Sim, as primeiras cenas em que o Capitão Gualdim aparece parecem mesmo retiradas dos filmes do Zorro. Do Robin já não acho tanto, mas se tu o dizes eu acredito :)

      Eu consegui participar na altura porque aproveitei a pré-venda do livro. Senão também não tinha participado.
      ahahahah telepatia? Mas acho que fazes muito bem, não tens uma rubrica dedicada aos autores portugueses? Porque não aproveitas e falas um pouco do percurso da Isabel? Caso te interesse, tenho algumas curiosidades neste post:

      http://deliciasalareira.blogspot.pt/search/label/Isabel%20Ricardo

      beijinhos

      Eliminar
    4. Do Robin achei parecido porque o Capitão Gualdim obrigada os soldados a devolverem o dinheiro aos mais pobres e lembrei-me logo do "roubar aos ricos para dar aos pobres", foi só por isso.
      Acreditas que nunca vi os filmes do Zorro? =P Só conheço mesmo o aspecto, nada mais =P mas mascarilha e espada e pumbas, lembrei-me do Zorro.
      Pois é, parece mesmo telepatia =) Estava a pensar em fazer apenas um vídeo de opinião do livro, mas acho que vou seguir a tua sugestão e falar também um pouco sobre a Isabel.
      Obrigada.E é óbvio que te vou referir =)
      Beijinhos

      Eliminar
    5. Ah então está explicado. É que a ideia que eu tenho do zorro é de uns desenhos animados que havia quando eu era miúda e lembro-me que o personagem também obrigava a devolver o dinheiro que os policias cobravam ao povo. Daí não associar tanto ao Robin, mas também faz sentido. De filmes acho que só vi um com o Antonio Banderas e a Zeta-Jones.

      Sabes, é que a Isabel tem um percurso muito engraçado. Para além dos romances históricos para o público adulto, tem livros ilustrados infantis e os livros dos cinco para os mais jovens. Acaba por ser um tanto multi-facetada. Na revista que tem saído no Cantinho do Corvo Fiacha há lá uma entrevista dela (julgo que seja a de Outubro ou Novembro). De certeza que encontras lá muitas curiosidades.

      Oh estás à vontade :)
      beijinhos

      Eliminar

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)