Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 29 de abril de 2016

A Guerra e Paz vem por este meio exercer o seu exaltado e rotundo protesto

Considerando que:

1.      Todos devíamos ter em casa uma “ave elegante e espantosa” a passear-se pelo corredor, sala e quartos dos nossos apartamentos, ondulando o longo pescoço negro, as eufóricas plumas. 

2.       Todos devíamos ter tido uma infância vivida ao lado de pais que se levantassem da cama a dançar “de formas verdadeiramente incríveis”, o pai a levantar a mãe numa volta, deixando-a suspensa no ar e voltando a apanhá-la depois de uma pirueta.

3.       E, além desses pais dançarinos, todos devíamos ter a casa da nossa infância inundada de riso, os pais a fazer cocktails extravagantes, com pára-sóis de mil cores, azeitonas, flutes e copos bizarros, a casa cheia de convidados, rumor e festa mesmo ao meio-dia.

4.      Todos devíamos ter tido uma mãe que nos deixasse faltar à escola de manhã e que pusesse na ordem a professora que protestasse, dizendo-lhe: “Nesta escola o meu filho não aprende nada. Queria que o mandássemos para a cama quando ele aprende tanto nas nossas festas nocturnas, a ouvir mentes brilhantes, a galantear plebeias e marquesas. O que é que a professora quer, que ele seja um manga de alpaca, não é? O meu filho é um erudito, um pássaro nocturno que já leu três vezes o dicionário e a senhora quer transformá-lo numa gaivota coberta de óleo a debater-se contra uma maré negra de tédio! É para evitar tudo isso que ele só vem às aulas de tarde.

Tomando por base, e dando como verdadeiros, legítimos e revolucionários estes considerandos, a GUERRA E PAZ  ergue bem alto o seu protesto e proclama que a fantasia que já assombra a Europa é a fantasia que vai agora assombrar Portugal. Bem podem unir-se os velhos poderes – o vetusto lugar-comum, a sisuda chatice, a inveja escudeirática – nada impedirá o triunfo desta fantasia cuja musicalidade encantará e apaixonará Portugal. Esta fantasia chega ao som de Nina Simone. Ela canta Mr. Bojangles. E quando menos esperamos começamos a ler – mas é como se ouvíssemos – a voz de um miúdo que nos diz: “Esta é a minha história verdadeira, com uma mentira aqui, outra ali, porque a vida é, muitas vezes, mesmo assim.

Todos sabemos que de vinte em vinte anos há um romance assim. Um desconhecido escreve um livro e o mundo assombra-se. Olivier Bourdeaut é o desconhecido da nossa geração. É o nosso desconhecido. Escreveu uma fantasia. Chamem-lhe romance que a Guerra e Paz Editores continuará a chamar-lhe “a verdade”. Só a fantasia é verdadeira, porque só a fantasia nos faz sonhar. E rir. E chorar.

Essa fantasia, esse romance, essa “verdade”, chama-se À Espera de Bojangles. Entrou de rompante pelas livrarias francesas, a 7 de Janeiro. Conquistou a crítica literária, fez delirar a imprensa especializada, deixando Holande, Sarkozy e a Madame Le Pen espremidos e roídos de inveja. Em Bojangles só há um político e chama-se Monte de Lixo.

Bojangles somou elogios e prémios literários à velocidade de uma valsa rápida. Saudado, à esquerda e à direita, pelo Libèration e pelo Le Point, pelo L’Express e pelo Le Figaro, À Espera de Bonjangles já foi comprado por mais de 15 países, incluindo Estados Unidos, China, Israel e Brasil. Foi galardoado com os prémios Grand Prix RTL/Lire, Le Roman des étudiants France Culture/Télérama e Prix Roman France Télévisions. Está nomeado para o Prémio dos Livreiros Franceses, Prémio Régine Deforges, Prémio Récamier e Prémio Edmée de la Rochefoucauld.


Jornalista, opinionmaker, Manuel Falcão já leu Bojangles. Leu e dançou toda a noite, como se pode ver na sua coluna, no Jornal de Negócios:
«Confesso que muitas vezes desligo de um romance às primeiras páginas - mas não foi o caso desta vez. O romance em causa fez- me ficar acordado uma boa parte da noite em que escrevo estas notas. O título chamou-me logo a atenção: "A Espera de Bojangles", uma evocação da canção Mr. Bojangles, popularizada por Nina Simone. […] É a história de uma família, simples, bela e triste como as histórias simples são muitas vezes. […]  É um livro fantástico - não só pela atracção que exerce como pela fantasia a partir do qual é construído. O primeiro parágrafo do romance é assim: "O meu pai tinha-me dito que, antes de eu nascer, a sua profissão era caçar moscas com um arpão. Tinha-me mostrado o arpão e uma mosca esborrachada". Quando um livro começa desta maneira é impossível não continuar a lê-lo até ao fim.»

À Espera de Bojangles é uma história universal e falsamente ingénua. Traduziu-o Rui Santana Brito. E o que ele traduziu é uma fábula extravagante, extremamente trágica e triste, uma história de loucos e demência, onde o quotidiano é uma festa mais doce que a vida real. Disponível nas livrarias a partir de 4 de Maio.

Acabado de publicar em Itália e na Suécia. 100.000 leitores em França.

Leitores de Portugal uni-vos. A fantasia espera-vos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)