Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

A vida imita a arte


A Definição do Amor
Jorge Reis-Sá
15x23
272páginas
16,60 €
Ficção/Romance
Nas livrarias a 1 de Abril
Guerra e Paz Editores


Um romance, A definição do Amor, de Jorge Reis-Sá, antecipou o milagre do Hospital de S. José

Ontem aconteceu o que, à falta de outro termo, poderíamos chamar um pequeno milagre. Foi no Hospital S. José, em Lisboa. Os médicos de Obstetrícia e da Unidade de Neurocríticos daquele Hospital realizaram o parto de um bebé, que nasceu de uma mãe há quatro meses em morte cerebral. Nunca em Portugal se tinha conseguido nada semelhante.
Ou melhor, já tinha acontecido, se considerarmos que a arte tem alguma coisa a ver com a vida. Um romance de Jorge Reis-Sá, A Definição do Amor, trata exactamente este tema. Um homem, marido e pai, reflecte, angustia-se, espera e vive, semanas em cima de semanas, à beira de uma cama onde a mulher, que amou e ama, está em coma, grávida. Pensa, sofre, e espera o nascimento de um filho, o mesmo milagre que, agora, na vida real, sempre pronta a imitar a arte, os médicos do Hospital S. José conseguiram realizar.
Um extraordinário romance, A Definição do Amor, foi publicado pela Guerra e Paz em Abril de 2015. Um romance que a editora acaba, agora, de enviar, aos médicos do Hospital de S. José, saudando este triunfo da vida sobre a morte, que não é afinal um exclusivo da arte.


Sinopse
«E, num acaso da noite, vindo eu do hospital, do barulho dos rádios nas enferma­rias junto ao quarto – os homens a acompanharem as esposas na visita semanal aos doentes mas mais interessados no futebol – da Susana continuamente parada, o cilindro azul e o barulho repetido da sua respiração, vindo eu da vida que me escolheram sem uma palavra
– Francisco, importa-se de ficar viúvo? Dava jeito.
sem uma possibilidade de aceitação, sequer, vindo eu, o velho Fidélio pergun­tou está melhor.
Ainda nestes dias não tinha chorado, já se contam quatro. A minha mulher vai morrer, assim se desligue a máquina que a respira. O meu filho vai ficar órfão, o meu outro filho sequer vai nascer, o mais certo. E eu sóbrio e inflexível, a não querer entender. Mas a pergunta do velho Fidélio foi a mais forte dor no coração – a Susana dizia sempre boa noite, Sr. Fidélio, e as pombas, bem?, sacudindo o resto das migalhas para os pardais no andar de cima. Abracei-o. Fraquejaram-me as pernas. Chorei por quatro dias, Susana – quem vai agora perguntar pelas pom­bas ao velho Fidélio?»


Biografia do autor
Jorge Reis-Sá

Nasceu em Vila Nova de Fama­licão em 1977. Licenciado em Biologia, foi fundador e editor das Quasi, de 1999 a 2009, e director editorial na Babel, entre 2010 e 2013. Actualmente, edita a Glaciar e é consultor editorial.

Publicou poesia, narrativa e crónica. Em 2013, reuniu os poemas no volume Ins­tituto de Antropologia. No ano seguinte, assinou, com Henrique Cymerman, Fran­cisco: de Roma a Jerusalém. Na narrativa, além do romance Todos os Dias, publicou a novela Por Ser Preciso, o divertimento O Dom e o livro de contos Terra.
Organizou, com Rui Lage, a mais com­pleta antologia de poesia portuguesa, Poe­mas Portugueses. Colabora frequentemente com a comunicação social, tendo sido cro­nista das revistas Ler e Sábado.
Em 2015, a par da edição do seu novo romance, A Definição do Amor, a Guerra & Paz reedita Todos os Dias, o seu primeiro romance.

WWW.JRS.COM.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)