Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Convite - Sessão de apresentação da obra "BES - Os Dias do Fim Revelados"


A Chiado Editora gostaria de contar com a sua presença na Sessão de Apresentação da obra "BES - Os dias do fim revelados", de Alexandra Ferreira, que terá lugar na FNAC de Santa Catarina, Porto, no próximo dia 4 de Junho, pelas 18h00, com apresentação de Fátima Campos Ferreira.
Jornalista há dez anos, Alexandra de Almeida Ferreira estreou-se na escrita há cerca de dois anos quando escreveu a biografia do fundador do Império Espírito Santo, José Maria Espírito Santo e Silva. Seguiu-se a biografia do fundador do Banif, Horácio Roque e agora uma extensa conversa com Ricardo Salgado, publicada em livro, onde conta como o banqueiro viveu os últimos dias do Banco a que presidiu quase 30 anos. 

A autora passou pelo jornal Independente, como Editora de Economia, funções que desempenhou também no Rádio Clube Português e, mais tarde no Semanário Económico e Diário Económico. Nos últimos anos integrou a equipa da televisão do Diário Económico, onde assumiu sobretudo os temas políticos, mantendo uma ligação natural à área da Economia.

Passaram dezoito meses desde o desaparecimento do Banco Espírito Santo, no dia 3 de Agosto de 2014. Na casa da Pedra da Nau, Ricardo Salgado ouviu decretado o fim do banco de família pelo Governador do Banco de Portugal. Ao seu lado estava a mulher, Maria João. O dia foi talvez o pior das suas vidas.
O Banco de Portugal e o Governo de então, liderado por Pedro Passos Coelho e Paulo Portas justificaram a decisão de acabar com o banco como a única que não teria custos para os portugueses. Um argumento politicamente astuto mas que hoje se sabe que irrealista.

Entre Julho e Outubro de 2015, Ricardo Salgado esteve impedido de sair de casa. Durante esses meses que viveu com resiliência assinalável, durante muitas horas de conversa, contou os dias do fim do banco que liderou mais de vinte anos. A história está longe de ser financeira. É politica, é familiar, é de pessoas que cometem erros. Não é um livro dobre culpas e responsabilidades. É o enredo de uma história com muitos protagonistas. Desengane-se quem pensa que só existe um.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)