Sobreviventes, de Olinda P. Gil foi publicado pela Coolbooks em Fevereiro deste ano. Se a memória não me falha, ainda não vi nenhuma crítica a este livro nos blogues ou grupos do Facebook que acompanho, o que me faz sentir quase uma "estreante". Mas enfim, avancemos.
Desde que criei o blogue, há cerca de 2 anos e meio, que tento apostar mais em autores nacionais, em especial novos autores que estejam a dar os primeiros passos no mundo literário. E tenho feito boas descobertas, é certo! Foi assim que, um pouco por acaso, descobri a Olinda. Penso que terá sido pela altura da publicação do Sudoeste e deste então já tenho alguns contos da sua autoria aqui comentados.
Não me canso de dizer que adoro a escrita da autora, que é sempre tão cuidada e bonita. Mesmo em contos que tratem assuntos mais sérios (como é o caso) as palavras são conjugadas de uma forma harmoniosa e que dão imenso gosto a ler. O livro Sobreviventes não tem este nome por mero acaso. Em cada conto estamos perante uma sociedade caótica, um país em crise, uma guerra, governos tiranos e alheios às necessidades do seu povo. Não é difícil de perceber que a autora se inspirou na sociedade actual e imaginou uns quantos futuros possíveis. Os personagens apresentados são sobreviventes, de facto. Lutam numa sociedade onde há muito deixou de haver trabalho e até coisas para roubar. Lutam para por comida na mesa, para educar as crianças, para sobreviver à guerra, para manter os valores familiares que cada vez mais são inexistentes.
Se me perguntarem de que conto gostei mais, a resposta não é fácil mas..... talvez o primeiro, que pode ser considerado um conto distópico. Gostei muito de ver a autora a aventurar-se por este género de histórias, foi uma novidade. A tal escrita harmoniosa e cuidada que refiro lá atrás, está sempre presente, mesmo quando a história é triste e o desespero dos personagens é evidente. Foi um livro da Olinda bem diferente do que estou habituada, mas sem dúvida uma excelente leitura.
Há mais alguém por aqui que já tenha lido este livro? O que acharam?
Já agora, aproveito para agradecer à Olinda a oferta do e-book (obrigado!! E desculpa ter demorado tanto a escrever a review!)
Ois,
ResponderEliminarComo já aqui comentei nunca li mas tenho visto bons comentarios em relação ao trabalho da escritora, mas nunca arranjo tempo para os ler.
Parabens por divulgares o que é nacional ;)
Bjs e boas leituras
Olá!
EliminarÉ sempre o problema das parcerias... Um dia que te apeteça um livro leve e rápido de ler lembra-te da Olinda. Tenho a certeza que vais gostar de conhecer o trabalho dela.
Já sabes, gosto muito de conhecer os autores nacionais. E a Olinda também é muito simpática :)
beijinhos, boas leituras!
Viva!!
ResponderEliminarOpinião muito boa, em relação ao livro, fiquei curioso. :D
Beijinho e boas leituras
Olá Nuno!
EliminarObrigado, penso que consegui explicar bem o que senti ao ler este livro. Não sei se já conheces a escrita da Olinda, mas tens que experimentar. É uma leitura mais leve do que deves estar habituado, mas às vezes sabe bem.
beijinhos!
Olá, Spi,
ResponderEliminarQuero lê-lo **
beijnho!
Hello Su!
EliminarEste é mais difícil emprestar-to porque está na biblioteca da wook :S
beijinhos
Olá Sofia!
ResponderEliminarJá li alguns dos contos da Olinda e gosto bastante da escrita! Ainda não li os publicados pela aplicação da wook mas tenho muita curiosidade.
Beijinhos
Olá Tita!
EliminarEu comecei por conhecer a escrita da Olinda através do Sudoeste e fiquei encantada. Este é um livro um pouco mais sério, mas também muito bom. E em breve vai haver mais novidades da autora :)
beijinhos
Olá Sofia,
ResponderEliminarJá há algum tempo que tenho curiosidade em ler contos desta autora.
Pode ser que seja brevemente.
Beijinhos e boas leituras
Olá Isaura!
EliminarTens que experimentar, em especial quando precisares de uma leitura mais leve :)
beijinhos e boas leituras
Ainda não tinha passado por aqui para agradecer as vossas maravilhosas palavras! :D
ResponderEliminar