Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Guerra e Paz assinala 150 anos de «As Pupilas do Senhor Reitor», de Júlio Dinis


As Pupilas do Senhor Reitor
Júlio Dinis
15x23
368 páginas
13,50 €
Ficção/Literatura Portuguesa
Nas livrarias a 4 de Janeiro
Guerra e Paz Editores

José das Dornas era um lavrador abastado, sadio, e de uma tão feliz disposição de génio

É um dos romances mais conhecidos da literatura portuguesa. Escrito por Júlio Dinis em 1866, há 150 anos, este é um romance bucólico, inocente e admirável, que marca a entrada da Guerra e Paz em 2017. As Pupilas do Senhor Reitor, de Júlio Dinis, é um clássico da literatura portuguesa que evoca a transição do romantismo para o realismo. Sem perder o gosto pelos afectos e a visão idílica da vida no campo, Júlio Dinis retrata de forma bastante singular a vida rural de Portugal em meados do séc. XIX. As suas personagens tão características encantam gerações e este romance foi alvo de inúmeras adaptações cinematográficas, de teatro e até de séries de televisão bem recentes, quer em Portugal, quer no Brasil.

A história de Daniel, um jovem médico petulante que regressa à aldeia onde nasceu depois de se ter formado, é o mote de partida para As Pupilas do Senhor Reitor, numa edição a que a Guerra e Paz junta mais de 70 aguarelas do pintor Roque Gameiro, um texto acutilante de Eça de Queirós e um índice de todas as personagens.
Este é um romance de um certo Portugal, um Portugal tal­vez mítico, mas sem dúvida eterno. Todos sonhamos com este país: está em nós. Cantam-se cantigas à desgarrada, fazem-se desfolhadas e encontra-se o milho-rei. Vive-se numa aldeia onde todos se conhecem e todos conhecem a vida de todos. Temos padres bondosos, médicos diligentes e vizinhas de lín­gua viperina. Há uma história de amor, aliás duas, há gente (ligeiramente) matreira, há conflito e espingardas. Mas no fim tudo se resolve com um brinde e um sorriso. Chega às livrarias a 4 de Janeiro.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)