Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 30 de abril de 2018



"Este não é um livro de memórias. A vida ainda tem algo mais para me dar. Quero acreditar nisso. Mas tenho tanto para contar sobre os bastidores de trabalhos que me marcaram enquanto profissional e ser humano. São, pois, lembranças de vivências que fazem de mim a mulher que sou. São pessoas que se cruzaram na minha vida e que me marcaram. São simplesmente pensamentos que refletem o meu entendimento sobre a vida. Um livro sobre a vida nos bons momentos, nos maus, nas dúvidas, nas incertezas. Aqui ficam 'duas ou três coisas sobre mim'. Sem filtros."

O director de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, apresenta Duas ou Três Coisas sobre Mim, o oitavo livro da jornalista Judite Sousa - uma edição Oficina do Livro à venda esta sexta-feira, dia 27, no dia 3 de maio, às 18h30, na Livraria Leya na Buchholz, em Lisboa.

Esta é uma viagem pelos bastidores de uma profissão que apaixona Judite Sousa há cerca de 30 anos. E é também uma viagem pela sua vida para lá do jornalismo. Em Duas ou Três Coisas Sobre Mim, Judite Sousa relembra os momentos mais marcantes da sua carreira, como as reportagens em cenários dramáticos pelo mundo fora, e revela um conjunto de situações pessoais que viveu ao longo de anos. Neste relato intimista e sem filtros, fala de si própria, das figuras com quem se foi cruzando e das vivências que a transformaram na pessoa que é. Um livro sobre os bons e maus momentos, as dúvidas e as certezas.

Judite Sousa é uma das mais respeitadas jornalistas portuguesas. Como repórter, entrevistadora e apresentadora de jornais televisivos, tem três décadas de carreira e esteve presente em alguns dos principais acontecimentos da História recente. Cobriu eleições em diversos países, esteve na atual República do Congo logo a seguir ao genocídio do Ruanda, foi enviada especial à Guerra da Bósnia (trabalho que lhe valeu o Prémio Bordalo de Jornalismo) e, entre tantas outras reportagens, esteve no Paquistão após os ataques do 11 de Setembro e, em Madrid, logo depois dos atentados de Atocha.
Os vários anos em que trabalhou na RTP tornaram-na uma referência do jornalismo nacional, em particular nos espaços de debate e opinião. Na televisão pública, conduziu, durante 13 anos, o programa Grande Entrevista e Notas Soltas com António Vitorino, e na TVI, onde está desde 2011 e exerce atualmente as funções de diretora-adjunta de Informação. Foi docente de Jornalismo e Comunicação Televisiva no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM) e, em 2005, recebeu de Jorge Sampaio, então presidente da República, a Comenda da Ordem do Mérito. Há três anos consecutivos que é considerada, pela revista Executiva, uma das mulheres mais influentes de Portugal. Recentemente criou o seu blogue profissional: juditesousa.pt “

“Levei muito tempo a perceber que o amor resiste à dor, ao infortúnio e à morte. Há grandes amores que morrem porque nasceram aprisionados em circunstâncias que a razão não explica."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)