Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

segunda-feira, 16 de abril de 2018

O romance de estreia de Luis Pedro Cabral é a metamorfose do corpo doente em glorioso corpo de ficção

A CIDADE DOS AFLITOS
Luís Pedro Cabral
15x23
248 páginas
15,90 €
Ficção/Romance
Nas livrarias a 17 de Abril
Guerra e Paz Editores

«Transformar doentes em pessoas, não é fácil, e é esse o grande projecto deste livro.» Quem o diz é o escritor Gonçalo M. Tavares, numa breve nota de leitura do romance de estreia de Luís Pedro Cabral, A Cidade dos Aflitos, que chega às livrarias a 17 de Abril. Neste romance que pisa a fina linha que separa a realidade da ficção, emerge como um exército implacável, um dos maiores flagelos do Homem contemporâneo – o cancro. «Terno, inteligente e afectivo, único na forma como conta a história de uma menina que ficou doente… É um livro imperdível», é o que atesta Manuel Sobrinho Simões, professor, médico, talvez a voz científica mais autorizada para falar sobre o cancro em Portugal.

Esta é uma história que se confunde com a ficção porque, durante um ano, Luís Pedro Cabral viveu de perto a realidade do Instituto Português de Oncologia (IPO), acompanhando a sua mulher, forçada a travar esta luta, encontrando-se hoje no estádio IV da doença, o mais grave.

Mas não haja equívocos, A Cidade dos Aflitos é um romance. Uma escrita apaixonada oferece ao leitor a metamorfose do corpo doente em glorioso corpo de ficção: a cidade que conhecemos converte-se num teatro de guerra e as personagens de Luis Pedro Cabral convertem-se em soldados mergulhados numa guerra total. Estas são as vidas de personagens reais, de carne e osso, saídas de um sítio em que ninguém quer entrar, mas onde, apesar de tudo, a esperança ainda existe. Um carteirista que já só pensa em se reformar, um luthier cujos violinos encantaram plateias em todo o mundo, um forcado a enfrentar agora a mais vil besta, uma menina obrigada a crescer, uma mulher indomável e um médico perdido. Todos habitam A Cidade dos Aflitos. O que têm em comum? São soldados e estão em plena frente de batalha. Há quem chame cancro a esta guerra.

A Cidade dos Aflitos é mais do que um romance de estreia. É um romance com uma vocação literária, que o escritor Gonçalo M. Tavares recomenda. É um romance comovente, que sobressaltou o cientista Sobrinho Simões.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)