Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Engano

Sinopse:
"No centro de Engano estão dois adúlteros no seu esconderijo. Ele é um escritor americano de meia-idade chamado Philip, que vive em Londres, e ela é uma inglesa culta, inteligente e expressiva, refém de um casamento humilhante ao qual, com trinta e poucos anos, já está nervosamente resignada, ou quase. A acção do livro é feita de diálogos - principalmente conversas entre os amantes antes e depois de fazerem amor. Esses diálogos - acutilantes, ricos, espirituosos, dialécticos - são praticamente tudo o que há neste livro, e não é preciso mais nada."


Não tenho o hábito de colocar sinopses no blog mas hoje achei que se enquadrava no que vou escrever. Tomei conhecimento da existência deste livro quando surgiu em pré-venda na Fnac e ao ler a sinopse pareceu-me bastante apelativo.  Adicionei-o à minha lista de livros "a ler" e há alguns meses atrás consegui adicioná-lo à minha estante. 
Imaginem o tamanho da minha desilusão quando começo a ler e não sinto qualquer entusiasmo em continuar e chego a sentir-me mesmo enganada pela sinopse...
O livro é um pouco confuso uma vez que ao ler os diálogos não sabemos ao certo quem está a falar e quando finalmente conseguimos encontrar uma palavra que defina o género de um dos personagens, percebo que li tudo ao contrário e acabo por ter que reler para fazer algum sentido. Os diálogos entre os amantes são um pouco chatos e, para mim, seriam o suficiente para me fazer perder a vontade de fazer sexo. A conversa é principalmente sobre assuntos do dia a dia de cada um, com os seus respectivos conjugues e sobre trabalho. No inicio do livro a mulher relata situações em que o marido a humilha e a desvaloriza, o que achei interessante mas depois acabei por me aborrecer. Não percebia porque razão não se divorciava do porco do marido... Acabo por perceber mais tarde que ela faz várias visitas a um advogado e é varias vezes informada que perde tudo caso decida divorciar-se. Há uma conversa em que se fala numa gravidez e na hipótese de abortar caso a criança tenha algum problema, mas nunca consegui perceber se falava dela própria ou de outra pessoa, já que nos diálogos seguintes não se volta a falar no assunto... 
Quanto ao Philip, achei-o muito estranho ao inicio porque ela queria saber mais acerca dele e ele dizia que não tinha nada para dizer e que gostava de a ouvir falar sobre ela. Uma pessoa até pode achar isso fofinho mas... OI?? Podem dizer-me desde quando é que um homem é assim? Mais tarde cheguei a desejar que o senhor se limitasse a ouvir, já que me deu umas belas secas. Ao que parece, o personagem é Judeu e revolta-se facilmente com injustiças e preconceitos feitos a Judeus. Até aqui tudo certo, está no seu devido direito! No entanto não precisa de relatar uma discussão que teve com não sei quem acerca do assunto ao longo de umas 5 paginas. Ainda li duas, já meio a fechar os olhos, até que decidi passar à frente. Grande sova que levei... 
Há outra coisa que não consegui perceber. Se o livro é suposto ser sobre os diálogos entre dois amantes antes ou depois de..., porque é que de vez em quando aparece uma checoslovaca a falar sabe-se la com quem? E a história da senhora não lembra a ninguém.... Emigrou para a América, foi enganada e obrigada a prostituir-se, não queria voltar para casa, os serviços secretos americanos queriam contratá-la para ser espia porque era muito bonita, ela tinha medo deles, depois voltou para a terra dela, os serviços secretos checoslovacos queriam-na para espia, era mal tratada pelos homens, era interrogada sabe-se lá porque... Enfim... Não percebo...

Acredito que no final do livro tudo seja explicado e faça sentido mas eu simplesmente fartei-me. Li até à página 122 e há dias que não consigo passar daqui. Não tenho vontade de lhe pegar sequer. Não gosto de desistir de um livro e tento esforçar-me para o acabar de ler, mas simplesmente não tenho paciência para mais. Vai voltar à estante, com o marcador onde fiquei para caso algum dia resolva dar-lhe uma segunda oportunidade. Até lá, não me enganam mais...

Para mais informações acerca do livro podem consultar aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)