Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A propósito da vontade do Salgueiro Maia...

Não sei se viram o post em que divulguei a petição pública a favor da vontade de Salgueiro Maia. Até ontem tinha aqui de lado a app que encaminhava directamente para a petição, mas entretanto retirei. Ainda assim, não deixa de ser importante continuar a divulgar e desta vez não me vou abster de opinar. 

Para quem não sabe, o Capitão Salgueiro Maia encontra-se sepultado em Castelo de Vide, que por sinal é a minha terra natal. Recentemente foi divulgado no Jornal Sol, o testamento do capitão de Abril onde se pode ler a sua última vontade.

"Determino que desejo ser sepultado em Castelo de Vide, em campa rasa, e utilizar o caixão mais barato do mercado, o transporte do mesmo deve fazer-se pelo meio mais económico, de preferência, em viatura militar"


Recentemente, o senhor Manuel Alegre lembrou-se que seria giro transladar o corpo de Salgueiro Maia para o Panteão Nacional, o que tem dado origem a alguma polémica. Não tenho nada contra o Manuel Alegre e suponho que se esta ideia tivesse surgido noutra altura, talvez não fosse tão criticada. Seria uma decisão da família e talvez se ficasse por aí. Mas infelizmente, a ideia surgiu agora. E numa altura em que só se fala de crise, em que há imensas pessoas sem trabalho, há quem passe fome e frio, há quem perca o pouco que tem, há quem conte o mês ao fim dos tostões... Numa altura destas é que se lembraram que não há mais nada para fazer e têm um tempinho para vir cá buscar o Capitão. Nem vou dizer se concordo ou não que ele seja levado para o Panteão Nacional. Se calhar até merece mais do que muitos dos que lá estão sepultados. Mas é melhor nem entrar por aqui... 

A questão aqui prende-se na última vontade de Salgueiro Maia. Há quem defenda que a sua vontade já foi cumprida, o corpo já se degradou, restando apenas os ossos. Pessoalmente, não concordo, tal como muitas das pessoas que assinaram a petição, e acredito que o corpo deve continuar onde está, quanto mais não seja porque há coisas bem mais importantes para fazer em Portugal. 

Depois há ainda a hipocrisia dos senhores que temos no poder. Salgueiro Maia referiu: 

"Não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo. Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir"

Não é precisamente isto que tem acontecido nos últimos anos? Fico com a sensação que com esta ideia peregrina da transladação do corpo, os nossos governantes estão a passar paninhos quentes nas porcarias que têm feito... Talvez a culpa seja nossa. Tanto cantámos a música "Grândola Vila Morena" em manifestações, que eles se lembraram do Capitão. 

Na verdade não sei se a petição vai ter alguma utilidade, nem sei se é preciso algum número mínimo de assinaturas para ter algum efeito. Mesmo assim, não custa tentar. 

E vocês, o que acham deste assunto?




Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)