Este blog não aderiu ao Novo Acordo Ortográfico!

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Plano alimentar - as mudanças

Por vezes o plano alimentar deve ser alterando, tanto para corrigir algum ponto que possa não estar a cumprr o efeito desejado, como para incluir novos alimentos e novos hábitos na nossa rotina. Ao longo destes meses, o meu plano inicial já sofreu algumas mudanças, mas nada de muito significativo. E desta vez também não foi nada do outro mundo, mas sentimos necessidade de reforçar a presença de alguns alimentos na minha alimentação, como o peixe, os legumes e as leguminosas, que eram os mais negligenciados. 

Deixo-vos o novo plano alimentar:

08:00 - Um copo de leite magro com duas fatias de pão de cereais com queijo, fiambre ou manteiga magra;

10:30 - Uma peça de fruta com duas nozes ou quatro amêndoas;

12:30 - Peixe (salmão, dourada, cavala, pescada...) com 2/3 colheres de sopa de arroz ou grão, feijão ou ervilhas e salada;

15:00 - Uma peça de fruta;

17:30 - Um iogurte magro de aroma natural com sementes de Chia e bagas Goji. Uma fatia de pão de cereais com queijo, fiambre ou manteiga;

20:00 - Sopa mais uma peça de fruta;

23:30 - Um copo de leite magro com duas nozes ou quatro amêndoas. 

Não esquecendo, claro, que devo beber 1.5L de água por dia, o que nesta altura não é difícil.
Confesso que estou a ter alguma dificuldade em habituar-me a este novo plano, não que seja muito diferente do anterior, mas eu não gosto nada de leguminosas (a não ser dentro de uma boa feijoada) e com a sopa ao jantar, rapidamente volto a ficar com fome... A fruta ajuda, mas não faz milagres. Quanto ao almoço, devo dar preferência a pratos de peixe, mas posso por vezes alternar por carnes brancas.

E ainda tenho outro problema: se me ponho a fazer sopas, vou comer sempre creme de cenoura (que adoro!) mas não me ajuda a variar as verduras. Sendo assim, hoje andei a ver o livro de receitas da minha Cookii (que já está parada há algum tempo) e fiz uma lista de legumes que vou precisar para diversas sopas. Desta forma vou variando e não tenho muito trabalho a cozinhar. 

Depois vou partilhando as receitas convosco! Mas para já volto a pedir-vos que se souberem receitas de cavala simples e boas, partilhem comigo! Comprei algumas e não sei bem como cozinhá-las, sem ser no forno e como faço com quase todo o peixe... Torna-se aborrecido. Fico à espera!



2 comentários:

Os comentários são sujeitos a moderação. Seja construtivo :)